Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Hoje em dia qualquer organização que se preze possui um planejamento estratégico. Trata-se de uma visão necessária de autoconhecimento da organização e ao mesmo tempo projeção do perfil institucional de determinada empresa no mercado. São valores e princípios que, reunidos e estruturados, asseguram que a empresa seja sempre norteada por esses ideais, independente do fluxo do negócio envolvido e altos e baixos dos números.

O Planejamento Estratégico como ponto de partida

O empresariado muitas vezes desconhece o valor do planejamento estratégico, mas trata-se de uma etapa essencial para projetar o desenvolvimento e atuação da empresa.

Ao lançar as bases de missão, visão e valores, a empresa consegue criar uma carta de princípios que irá nortear seus negócios e como seus colaboradores enxergam a empresa em suas carreiras e se enxergam dentro da organização.

Para o empreendedor, esses três pilares estratégicos permitem dimensionar os passos que a empresa dará no mercado, além de mostrar aos clientes o perfil da marca.

Entendendo a Missão da organização

Pela missão da empresa podemos entender como a razão de ser da organização. Qual seu papel no mercado e na sociedade? O que se propõe a fazer? Esses questionamentos devem nortear constantemente os funcionários e gestores no entendimento do papel da empresa juntamente com o papel deles mesmos na organização.

É fundamental o estabelecimento de uma missão institucional, pois isso propicia que a empresa tenha foco na sua atuação, permitindo uma convergência nas suas ações integradas. E o mais importante ao se estabelecer uma missão, é dar sentido à ela e cultivar na força de trabalho a importância dessa missão institucional.

Compreendendo a Visão de uma empresa

Embora possa soar semelhante com a missão de uma organização, a Visão compreende uma faceta completamente diferente. Aqui o que se propõe é dar à organização a visão dela do mercado, como ela se vê inserida na sociedade, como se projeta no futuro, como se enxerga a si mesma perante a concorrência.

Powered by Rock Convert

É um papel que também cabe ao corpo de colaboradores manter essa visão estratégica ativa, pois se trata de um injetor motivacional para se alcançar esses objetivos num médio longo prazo.

Projetar a visão do negócio significa acreditar no futuro da organização e seu crescimento constante. Esse atributo de visão permite construir a imagem e papel da organização perante o mercado, concorrência, clientes internos e externos.

Determinando os Valores de uma organização

Elemento complementar aos dois conceitos anteriores, os valores de uma organização devem ser organizados como sendo o conjunto de valores e crenças da empresa. É aqui que deve ser concentrado todo o conjunto de crenças da organização, no que ela acredita como relevante para sua inserção e papel na sociedade e como valoriza essas crenças.

É um elemento motivador também, pois requer o alinhamento dos colaboradores e gestores nesse sistema de crenças, pois senão do nada adianta estruturar crenças que não serão valorizadas.

Empresas que possuem responsabilidade socioambiental, valorizam a inclusão, diversidade, são empresas que agregam ao seu produto ou serviço essas crenças, pois fazem parte do conjunto do que aquela organização acredita enquanto inserida no mercado.

A comunicação como fator crítico para a criação desses pilares

A empresa que define sua missão, visão e valores deve ter um processo de comunicação estruturada muito bem alinhado internamente para poder disseminar essa cultura dentre seus colaboradores.

Na prática todos devem saber qual a missão do negócio, onde se quer chegar e no que acredita. Isso é fundamental para fazer esses conceitos funcionarem, e não simplesmente botá-los num quadro decorativo na entrada da empresa.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares