Você pode não entender ainda a importância de oferecer ao cliente meios de pagamento que ele prefira ou se sinta mais confortável utilizando.

O meio de pagamento disponibilizado pelo seu negócio pode impactar diretamente nas estratégias de vendas e marketing do seu produto e interferir na satisfação geral do consumidor.

Por isso, é muito importante acompanhar e garantir que o seu cliente se sinta feliz em todas as etapas da compra, inclusive na hora de pagar.

Estude seus hábitos de compra, se prefere parcelar, quais os prazos são mais interessantes para ele, dentre outros fatores relacionados.

Neste artigo vamos oferecer aqui, segundo dados do Mercado, os 4 meios de pagamento online preferidos por clientes no mercado geral e como um gateway de pagamento pode ajudar sua empresa.

Os meios de pagamento e uma visão geral

Antes de tudo, vale ressaltar que o perfil do consumidor online é muito diferente do convencional. Ele espera, principalmente, desfrutar de uma boa experiência na compra com um atendimento ágil e dinâmico.

Por isso, oferecer mais meios de pagamento é = mais conversão, assim como o contrário é válido.

“70% dos brasileiros disseram desistir das compras por não poder pagar como queriam.” (Fonte: Levantamento Retail Reimagined 2019)

A importância de as empresas estarem atualizadas em relação às novas tecnologias de pagamento

Atualmente, também vemos os consumidores dispostos a adotar novas tecnologias para pagamentos online e até preferir utilizá-las em suas compras online.

Por exemplo, vemos cada vez mais lojas adotando o uso do Pix e pagamento por QR-code, por exemplo, e sendo muito bem aceitas.

Segundo dados da Capterra, o pagamento por QR-Code já é o meio de pagamento preferido por 19% dos consumidores.

Enquanto o pagamento por Pix também só cresce. 64% das pessoas no Brasil dizem já ter utilizado o Pix, segundo dados do Opinion Box sobre os meios de pagamento dos brasileiros.

Comprovando que, além de oferecer os populares meios de pagamento convencionais que mostraremos abaixo, as empresas também devem estar abertas a modernizar suas estratégias – do marketing ao pagamento das compras.

Isso porque, empresas que acompanham as tendências garantem muito mais aceitação por parte do público e, consequentemente, mais vendas, do que aquelas que optam por não modernizar seus serviços.

Os 4 meios de pagamento preferido pelos consumidores

Agora vamos a lista dos 4 meios de pagamento preferidos pelos consumidores atualmente:

Cartão de crédito

Foram contabilizados mais de R$ 291,6 bilhões em pagamentos por cartão de crédito em 2019, segundo dados levantados pela ABECS.

Se contar a população economicamente ativa, temos uma proporção de pelo menos 180 transações feitas com cartões de crédito por pessoa.

Segundo uma pesquisa levantada pela OpinionBox, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento preferido de 67% dos consumidores. Ficando atrás dele o pagamento no cartão de débito, com 66% e o boleto bancário, com 59%.

Boleto bancário

É o segundo meio de pagamento mais utilizado em e-commerces, principalmente.

Segundo dados do Mercado Pago, o boleto é utilizado em pelo menos 20% das compras online realizadas.

Um levantamento feito pela Febraban, também mostra que são emitidos mais de 3,6 bilhões de boletos no país todos os anos.

Isso porque ainda temos no Brasil muitas pessoas que não possuem conta em banco ou não possuem quaisquer vínculos com instituições financeiras.

Segundo dados publicados pela InfoMoney, são mais de 45 milhões de pessoas que se enquadram nesse cenário.

O boleto bancário é um meio de pagamento mais democrático e seguro, no qual não é necessário fornecer dados bancários e é possível fazer o pagamento em qualquer lugar: lotéricas, caixas eletrônicos, farmácias, dentre muitos outros.

Cartão de débito

Também de acordo com dados da ABECS, foram contabilizadas mais de R$ 136,9 bilhões de vendas no débito em 2019.

Isso porque ele é o substituto mais popular para o dinheiro em espécie e é muito mais prático e seguro.

Ele é mais utilizado em estabelecimentos físicos, porém é uma opção que está crescendo nas compras online.

Principalmente após start-ups financeiras oferecerem de forma mais simples e desburocratizada o uso de cartões na versão crédito e débito, inclusive em versões digitais, no qual é possível também cadastrar o pagamento por débito automático.

Pix

O Pix veio para ficar, com uma alternativa aos principais meios de pagamento que substituem o pagamento à vista com dinheiro em espécie: DOC/TED, boleto e cartão de débito.

Dados da OpinionBox mostram que o Pix está, aos poucos, substituindo o dinheiro nas transações financeiras do dia-a-dia.

24% dos consumidores já relatam utilizar o método para fazer pagamentos para prestadores de serviços, como cabeleireiros e manicures.

O papel do gateway de pagamento

Para garantir que o seu negócio online suporte as principais formas de pagamento do Mercado com toda a segurança e agilidade necessária, é importante que você conte com um gateway de pagamento.

Através de um gateway de pagamento, você pode contar com recursos exclusivos para a emissão eficiente de cobranças, gestão de assinaturas, sistema de cobrança recorrente e muito mais!

Vale a pena conferir melhor como um sistema de pagamentos pode auxiliar na gestão financeira e de cobranças da sua empresa.

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