Mais do que uma forma de receber dinheiro, ter diferentes meios de pagamento online é um diferencial competitivo. Ter um sistema de emissão de boletos ou mecanismo para cartão de crédito lhe ajuda a ter um alcance maior de clientes.

Afinal, essa é uma forma de alcançar diferentes realidades de clientes, seja em questão de classe social ou por questões de regionalidade. Ao propor diferentes formas de pagamento para clientes, mais pessoas concluirão uma compra.

E quais são as formas de pagamento mais utilizadas? Prossiga com a leitura do artigo e saiba o que adotar em sua loja virtual!

O que são as formas de pagamento para clientes?

“Trazer diferentes formas de pagamento para loja virtual é permitir uma diversidade saudável para sua situação financeira.”

Formas de pagamento para clientes se tratam de meios disponibilizados por uma loja para pagamento de uma compra. Com grande variedade, o cliente pode escolher um dos meios para concluir a compra de um produto ou serviço.

Antigamente, a forma mais popular era o dinheiro em espécie ou até mesmo os talões de cheque. Contudo, conforme o conceito de compras online foi se tornando mais popular, outras alternativas surgiram e o cartão de crédito se fortificou.

A tendência é que cada vez mais se solidifique os meios de pagamento online e que surjam alternativas como:

  •         Pagamento por aproximação do celular;
  •         Uso de QR Code;
  •         Carteira digital;
  •         Etc.

Quais são as formas de pagamento mais utilizadas?

O pagamento de um produto ou serviço pode ser realizado de maneira online ou offline, ou até mesmo de duas maneiras conjuntas. E quais são as formas de pagamento para loja virtual que podem ser utilizadas nessas situações?

1. Dinheiro em espécie

O dinheiro em espécie ainda é uma opção forte para a população sem conta em banco ou instituição financeira. É mais utilizado para compras menores e para pagamentos que são à vista.

Contudo, vem perdendo cada vez mais força com a presença do pagamento online. Segundo a Febraban, é esperado que a utilização do dinheiro em espécie sofra uma grande queda após a pandemia.

2. Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil, principalmente em lojas virtuais. Segundo Abecs, compras gerais com cartão cresceram 14,1% no primeiro trimestre de 2020.

As vantagens que o tornam uma opção excelente são:

  •         Possibilidade de parcelamento;
  •         É a forma mais aceita no e-commerce;
  •         É fácil de usar no meio digital e físico.

 

3. Cartão de débito

Já a opção de débito é utilizada como uma alternativa mais prática ao dinheiro em espécie. É utilizado para pagamentos à vista de valores mais baixos, o que proporciona vantagens como:

  •         Pagamento imediato;
  •         Mais seguro que o dinheiro em espécie;
  •         Mais fácil de obter descontos em compras.

4. Transferência bancária

A transferência bancária é uma opção menos utilizada, mas ainda comum para pequenas lojas, com poucas transações por dia, ou vendedores avulsos. Basicamente, o vendedor comunica os dados da conta bancária para o cliente transferir o pagamento.

Essa transferência pode ser por TEV (Transferência Eletrônica de Valores), depósito por boleto ou pelo recente Pix. O último é a opção mais recente e mais prática para lojas virtuais.

5. Débito automático

O débito automático é uma conveniência do banco que lhe permite cadastrar o pagamento periódico de boletos e contas. Ao cadastrar, você não precisa manualmente pagar, pois já será pago automaticamente num dia específico.

Ex: o cliente cadastra, junto da empresa, a conta de telefone para débito automático em sua conta corrente. Se a data de vencimento da conta for dia 20, todo dia 20 o valor da conta de telefone será debitado.

É uma opção comum para evitar atrasos e reduzir a inadimplência!

6. Carteira digital

A carteira digital se trata de uma forma de pagamento digital utilizada para transações online, seja em loja virtual ou física. Um exemplo é o PicPay, uma carteira digital para onde pode transferir fundos e realizar compras em lojas físicas e virtuais.

  1. Boleto bancário

Dentre as formas de pagamento para loja virtual, o boleto bancário é a mais democrática, sendo utilizada por quem não possui conta bancária ou cartão. Segundo o Sebrae, apresenta 75% de aceitação entre os consumidores, atrás apenas do cartão de crédito.

Para servir como pagamento, a loja virtual deve emitir um boleto registrado com código de barras e numérico. Com esse documento, ou apenas o código numérico, o cliente pode realizar o pagamento em lotérica, caixa eletrônico ou internet.

Após reconhecimento do pagamento (prazo de compensação), o produto/serviço é liberado!

Conte com um sistema de emissão de boletos.

Para ter automatização na emissão e envio de boletos, é importante contar com um sistema de emissão de boletos completo. Nisso, a melhor opção é a Galax Pay, que traz uma plataforma que oferece:

  •         Pagamento apenas por boleto quitado;
  •         Boleto registrado de maneira imediata;
  •         Notificações automáticas em caso de atraso;
  •         Zero mensalidade ou quantidade mínima de boletos!

Devo escolher um dos meios de pagamento online ou variar?

A melhor opção para pagamento online é ter a maior forma de pagamento disponibilizada em loja. Como dito antes, isso permite um alcance maior de público e maior aceitação dos clientes de seus produtos ou serviços.

Contudo, é importante que saiba gerenciar as cobranças de cada forma. Por essa razão, é importante que se use ferramentas para otimizar o tempo na gestão destes meios de pagamento.

Com quem contar para sistema de emissão de boletos e pagamento online?

As formas de pagamento disponibilizadas na internet só interessarão ao cliente se forem encontradas numa plataforma de pagamento de confiança. Com isso, lhes é garantido que estão pagando de maneira segura, rápida e prática.

Por isso que para sistema de emissão de boletos ou para qualquer outro pagamento online, você pode contar com a Galax Pay. Clique aqui e entenda sobre essas soluções digitais com especialistas!

Comentários