A pandemia da Covid-19 impactou diretamente o mercado de trabalho. Empresas que ainda não estavam presentes no meio digital identificaram a necessidade de ingressar no ambiente virtual para sobreviverem à crise econômica. Por outro lado, aquelas que já atuavam na internet precisaram se destacar em meio ao aumento da concorrência.

Neste contexto, o mercado criou novas formas de trabalho e abriu espaço para o crescimento da demanda por profissionais específicos, com ênfase para quem trabalha nas áreas de tecnologia, marketing, gestão de pessoas e saúde.

Levantamento realizado pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA) elencou as 15 profissões mais promissoras para a próxima década. Na lista estão: desenvolvedor de softwares, analista de Big Data, segurança da informação, especialista em experiência do usuário, profissional de marketing digital, gestor de inovação, especialista em e-commerce, influenciador digital, assessor de creators, coach, coach de atividade física, engenheiro ambiental, gestor de ecorrelações e bioinformacionistas.

Demanda por profissionais já começou

Para algumas profissões, o mercado tem se mostrado promissor desde já. Este é o caso de quem trabalha com a área de marketing digital. No momento em que cada vez mais empresas e prestadores de serviço iniciam as operações pela internet, destacar-se aos olhos do consumidor em meio a tantas informações requer um trabalho profissional, diferenciado e com qualidade.

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em maio deste ano, 94% das empresas do país investem em ações de comunicação on-line. O marketing digital pode ser compreendido como um conjunto de estratégias para promover uma marca no ambiente virtual. 

Esse trabalho é responsável por levar o conteúdo ao público-alvo por meio de diferentes mídias – sites, redes sociais, plataformas de vídeo, dentre outras – e alcançar o objetivo de torná-lo consumidor. Para aproveitar as oportunidades desse mercado, o profissional deve se especializar através de cursos de marketing digital, a fim de desenvolver as competências necessárias para atuar na área.

Cinco carreiras promissoras na área de marketing digital

Compreendendo o marketing digital como um conjunto de estratégias, o profissional tem a chance de aprofundar os conhecimentos em uma de suas ações específicas. Por isso, é possível destrinchar a área em diferentes oportunidades que já estão em alta no mercado e seguirão promissoras pelos próximos anos.

Uma delas é a do social media, profissional responsável pelo planejamento e pela gestão do conteúdo das redes sociais e, também, do monitoramento das métricas de engajamento.

Já o produtor de conteúdo é aquele que pesquisa temas relevantes para o público-alvo e produz as informações para as diferentes mídias, adaptando de acordo com a linguagem de cada uma delas.

A figura do analista de métricas faz o monitoramento dos resultados e, também, determina os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Já o analista de SEO tem o conhecimento sobre fatores de ranqueamento e, assim, auxilia as empresas a alcançarem um melhor posicionamento no Google.

Outra alternativa dentro da área do marketing digital é atuar como assessor de imprensa, que é o profissional responsável por criar as estratégias para as empresas obterem posicionamentos nos veículos de imprensa.

Comentários