Powered by Rock Convert

LCI – Letra de Crédito Imobiliário

Esse investimento é uma boa alternativa para quem quer baixo risco e isenção do IR, entre outras vantagens

Você já ouviu falar em LCI? Essas são as iniciais que compõem a Letra de Crédito Imobiliário, que tem se mostrado uma alternativa de renda fixa interessante para quem busca um investimento de baixo risco, mais rentável que a poupança e isenta do Imposto de Renda (IR), no caso de pessoas físicas, garantindo uma rentabilidade líquida mais atrativa, uma vez que, em geral, a alíquota mínima do IR sobre outros investimentos é de no mínimo 15%, isso quando o investidor permanece com seu dinheiro por 720 dias podendo atingir até 22,5%.

Outra vantagem da LCI é que ela, assim como acontece com a poupança e com a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), entre outras opções de renda fixa, tem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma entidade sem fins lucrativos que administra uma proteção aos correntistas e investidores, que possibilita a recuperação de até R$ 250 mil em depósitos ou créditos em instituições financeiras em caso de falência, intervenção ou liquidação.

Em linhas gerais, o risco de calote para quem investe até este valor é quase nulo. O investidor só deverá ter um pouco de paciência, pois o reembolso não é automático.

Rentabilidade

A pergunta que todo investidor tem na ponta da língua: qual é a rentabilidade da LCI? Ela será determinada pela modalidade escolhida pelo investidor. A renda está atrelada a algum índice, como o CDI, por exemplo (pós-fixado), a uma taxa fixa predeterminada (pré-fixado) ou a partir de uma taxa preestabelecida em conjunto com algum indicador econômico, como o Índice Geral de Preços ao Consumidor (IGP-M) ou o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Aí, como tratamos com um mercado altamente competitivo, entram variáveis como a taxa de rendimento oferecido por cada instituição e o prazo mínimo de aplicação.

Especialistas indicam a LCI como uma boa opção, mesmo em um cenário de juros baixos. Porém para uma tomada de decisão mais acertada, é importante se ater a alguns detalhes dessa modalidade de investimento, antes de disponibilizar seus recursos ao agente bancário de sua confiança.

Inicialmente, vale um esclarecimento: quem investe na LCI ajuda a financiar o setor imobiliário, haja vista que os recursos aplicados nas instituições bancárias são destinados a este segmento estratégico do mercado, seja para construções habitacionais ou mesmo para créditos que utilizam imóveis como forma de garantia de pagamento.

Preocupações

Quem decide investir na LCI deve, entretanto, ter algumas preocupações. Em geral, essa modalidade de investimento apresenta um período de carência, ou seja, não é possível solicitar o resgate durante determinado período de tempo, que varia de banco para banco. Já em relação à liquidez, recomenda-se que se mantenham os recursos até a data de vencimento, para que os rendimentos não sejam afetados. A aplicação mínima também varia de acordo com a instituição bancária.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares