Powered by Rock Convert

Você tem uma grana para investir, mas também possui muitas dúvidas sobre onde aplicar o seu suado dinheirinho? Que tal esquecer algumas opções mais convencionais e apostar em uma alternativa de baixo risco, com rentabilidade de curto ou médio prazo e isenta de Imposto de Renda (IR)?. Se a proposta o agradou e sua resposta é sim para essas questões, pense com carinho em aplicar na LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Ela é emitida por instituições financeiras e, como o próprio nome dá a deixa, tem como objetivo promover a captação de recursos para o setor do Agronegócio, ou seja, na prática, o investidor empresta dinheiro ao banco que, consequentemente, financiar este segmento que é um dos mais promissores do Brasil.

A LCA oferece duas opções ao consumidor: possibilita a ele saber, já na hora da contratação, quanto o seu dinheiro vai render ou, então, acompanhar as taxas de juros do mercado. Como exemplo, a rentabilidade dependerá do modelo de investimento escolhido pelo contratante, uma vez que a LCA permite algumas opções, como os títulos pós-fixados, podendo render, por exemplo, 95% do CDI; pré-fixado (exemplo: 12% ao ano) ou mesmo a modalidade híbrida (5% mais a inflação de determinado período), lembrando que esses índices são usados apenas para que o investidor entenda as variadas opções oferecidas pelas instituições bancárias.

Benefícios da LCA. A LCA está no rol de títulos de renda fixa. Tem, por exemplo, os mesmos benefícios da poupança, principalmente quanto à segurança, haja vista que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), instituição sem fins lucrativos, protege os correntistas até o valor de R$ 250 mil aplicados, porém com valor mínimo para aplicação e prazo para resgate. Assim como a poupança, vale lembrar que a LCA também tem isenção de impostos, ou seja, a rentabilidade líquida é a mesma da bruta.

A grande diferença entre elas está no fato da Letra apresentar um maior rendimento, a partir de juros variados de cada título. Os valores desta renda, entretanto, dependem de alguns fatores, como a instituição financeira escolhida para o investimento, prazo de vencimento do título, período de carência e montante mínimo aplicado. Portanto, é recomendado que o aplicador atente para esses fatores, no intuito de alinhá-los com o seu objetivo.

O contratante precisa, porém, ter em mente que não é possível reinvestir em um mesmo título. Caso ele esteja satisfeito com um determinado resgate no vencimento de sua LCA, recomenda-se aplicar em um título similar.

E aí, tem dúvidas quanto às vantagens da LCA? Há uma série de bancos de investimento que permitem a simulação de investimento na Letra, a fim de esclarecer e dar maior segurança para quem quer estar mais familiarizado com o assunto. Buscar esse conhecimento é essencial, pois evita qualquer frustração ou posterior aborrecimento, não é mesmo? Mas a LCA, certamente, é opção interessante para quem necessita cuidar bem do seu dinheiro.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares