O maior equívoco sobre o investimento é que ele é reservado para os ricos.

Isso pode ter sido verdade no passado. Mas essa barreira de entrada esta bem menor hoje, pois muitas empresas e serviços têm como missão disponibilizar opções de investimento para todos. 

Incluindo iniciantes com pequenas quantias de dinheiro. Na verdade, com tantos investimentos disponíveis para iniciantes, não há desculpa para não investir. Já que investir é uma ótima maneira de aumentar sua riqueza.

Por que investir é importante?

Você já deve ter ouvido alguém relembrar como eram os preços dos alimentos no supermercado no passado, comparado aos dias de hoje. Isso ocorre porque a inflação corrói o valor do dinheiro com o passar dos anos.

Por isso, guardar seu dinheiro debaixo do colchão ou em uma conta poupança, pode não ser a melhor das opções.

 Ao investir, você pode combater melhor a inflação, aumentando suas chances de poder pagar a mesma quantidade de bens e serviços no futuro que pode hoje.

E o melhor, ao investir você começa fazer seu dinheiro trabalhar para você por conta da capitalização. 

Por onde começar

Antes de começar, é necessário traçar os seus objetivos, entender sua tolerância e diversificação de riscos.

Para isso, considere qual meta você deseja alcançar investindo e quanto tempo você tem para investir antes de atingir essa meta. 

Também é importante entender que todos os investimentos tem algum nível de risco e o mercado é volátil, sobe e desce ao longo do tempo. 

Por isso é importante  avaliar o quão confortável você está com o risco ou quanta volatilidade você pode controlar.

Ao investir, uma boa regra é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Em vez disso, diversifique. Ao distribuir seu dinheiro em vários investimentos, ocorre a redução de riscos.

Onde investir?

Para começar investir você deve optar na escolha de um banco ou abrir a conta em uma corretora de investimentos. 

As principais diferenças de um para o outro é a oferta de produtos, o serviço ao cliente, a rentabilidade e os custos.

E para entender melhor sobre qual investimento é ideal para você, existe um profissional que é o assessor de investimentos.

Hora de colocar o dinheiro para render

Para começar, entenda que a forma mais segura é a renda fixa. Basicamente, ela é um título de dívida emitido por uma instituição como, o governo ou bancos. 

De forma bem simples, quem compra um título de renda fixa “empresta” dinheiro para alguém. E como meio troca, espera-se receber o valor aplicado de volta e com juros. 

As rendas fixas são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • Debêntures
  • Fundos de Investimentos de Renda Fixa
  • LC (Letras de Câmbio)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária)
  • Tesouro Direto

O outro lado da moeda é a renda variável, no qual reúne os investimentos onde existem oscilações imprevisíveis determinadas por diversos fatores.

Dito isso, o seu investimento pode atingir resultados absurdos ou ter uma avalanche negativa.

Os investimentos mais populares da renda variável são:

  • COE (Certificado de Operações Estruturadas)
  • Fundos de Ações
  • Fundos Imobiliários 
  • Fundos Multimercado 
  • Mercado de Ações 
  • Mercado de Opções 

Considerações finais

Investir é muito importante para que garanta um futuro melhor. Mas entender os melhores investimentos requer muito estudo ou o auxílio de profissionais qualificados.

Por isso, convido você a conhecer a Vostro Investimentos, um agente autônomo de investimentos credenciado à XP Investimentos desde 2013, que tem como o principal propósito ajudar o brasileiro a investir melhor. 

Seguindo as melhores práticas de mercado, a equipe conta com profissionais habilitados nas principais certificações de mercado financeiro e registrados na CVM tanto na pessoa física quanto na jurídica, dedicados a apresentar as melhores opções em investimentos, câmbio, crédito, entre outros, para os clientes da Vostro. Isso tudo com o suporte da XP, um dos maiores e melhores players da América Latina.

Comentários