Powered by Rock Convert

Você é uma pessoa com perfil de investidor conservador ou mais agressivo na hora de distribuir a sua carteira de investimentos? Com certeza a grande maioria dos brasileiros não saberão responder essa pergunta por não terem tido nenhuma experiência como investidor. Um dos maiores motivos para essa falta de conhecimento sobre o assunto aqui no Brasil é a falta de educação financeira desde os anos de escola.

Mas, partindo do pressuposto de que você está lendo este artigo na busca por conhecimento sobre o mundo dos investimentos, continue com essa leitura até o final e veja as oportunidades de se dar bem na bolsa de valores. Neste post, vamos falar sobre as perspectivas da bolsa em 2019 e como pegar carona rumo ao seu topo histórico.

Investimento na bolsa de valores

Os investimentos na bolsa de valores abrangem principalmente a negociação de ações de empresas. Essa é uma modalidade de investimento de renda variável, um tipo de investimento que pode gerar grandes margens de lucro em menos de um dia ou podem dar grandes prejuízos caso o investidor não saiba o que está fazendo. Além disso, existem outros tipos de investimentos na bolsa de valores, como operar índices, contratos futuros e mini contratos.

Essas formas de investimentos podem gerar muita rentabilidade para o investidor devido a oscilação na operação em que um investidor está posicionado. O investidor na bolsa, mais conhecido como trader, escolhe os melhores investimentos e os melhores momentos para entrar e sair do mercado com lucro na operação.

Levando em conta que as operações na bolsa de valores são arriscadas, pessoas com perfil de investidor mais conservador podem não escolher os mercados de renda variável dando mais ênfase para a renda fixa, respondendo a pergunta do início deste post.

Porém, mesmo com um perfil de investidor conservador ou qualquer que seja o seu perfil de investidor, é possível encontrar muitas oportunidades de se dar bem na bolsa de valores com algo que irá se encaixar no seu modo de operar. As oportunidades de sucesso na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) são abrangentes para todos os perfis de investidores.

Essa importante bolsa de valores é uma fusão da BM&F BOVESPA com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) que ocorreu no dia 22 de março de 2017. Essa fusão foi aprovada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e desde então, o número de contratos negociados vem crescendo muito.

Muitos especialistas em finanças apontam que este é um dos melhores momentos da B3 e quem souber investir poderá se dar bem hoje e no futuro, ainda que as ações sofram queda. O índice Ibovespa é um dos principais índices da B3, e nele você pode acompanhar a cotação diária de diversas opções de ativos para começar a observar.

Resumindo, o Ibovespa é um índice que abrange o desempenho dos principais papéis (ações) com maior liquidez cotados na bolsa. Além deste importantíssimo índice, existem outros de grande importância de serem observados para a escolha do ativo, como o IBOV, IBXX, IBRA, além de outros.

Quais são as melhores oportunidades de se dar bem na bolsa de valores?

Quando estamos falando de oportunidades de investimento na bolsa de valores é necessário tomar um certo cuidado, pois a especulação e a euforia sobre determinado ativo não são os critérios ideais para você investir nele. Esse comportamento de mercado segue um padrão, um modo de agir que pode ser avaliado com muita análise técnica e sim, com muita análise fundamentalista.

Estude o mundo dos investimentos antes de pensar em investir qualquer valor que seja, pois os riscos em certos investimentos poderão ser bem menores quando você souber o que está fazendo. Como já disse Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, “O risco vem de não saber o que você está fazendo”.

A seguir preparamos algumas dicas de opções de investimentos com ótimas perspectivas de crescimento em 2019:

Esteja atento as melhores oportunidades de se dar bem na bolsa de valores este ano.

Ações de empresa estatais

O investimento em ações de empresas é o primeiro pensamento de qualquer pessoa quando se fala em investir na bolsa de valores. Esse sem dúvidas é um dos investimentos mais difundidos e um dos mais vantajosos. Para 2019, diversos especialistas do mercado financeiro estão com boas projeções para o futuro da economia do Brasil. Logo, a compra de ações de empresas estatais é uma opção a médio e longo prazo interessante de investir.

Lembrando que a compra de ações de uma empresa é algo que tende a impulsionar essa empresa, pois quando você compra ações você injeta dinheiro nesta empresa e se torna sócio dela. Então, se você compra ações da Petrobras, por exemplo, você está tornando-se sócio desta empresa. Estude tudo que você puder sobre a empresa estatal que pretende investir, quem são os responsáveis, as perspectivas de mercado para este ano e para os próximos anos, consulte especialistas e só depois disso faça um investimento.

Infraestrutura e bancos

Os bancos no Brasil são os que mais lucram quando comparados a qualquer outro setor de nossa economia. Considerando as perspectivas de crescimento econômico projetadas para 2019, especialistas de mercado apontam a compra de ações de bancos, como Bradesco e Itaú como opção de investimento rentável a médio e longo prazo. Essas instituições privadas possuem linhas de crédito que estimulam diretamente a economia do país com os investimentos em atividade econômica relevantes para o país.

Em relação as empresas de infraestrutura, o pensamento é o mesmo, pois elas são a base da atividade econômica. Considerando as perspectivas positivas e a luz sobre a economia que o novo governo de Bolsonaro lançou em 2019, é possível dizer que a infraestrutura no país seguirá aquecida agora e nos próximos anos. Olhando para isso, nossa dica é: estude as empresas que operam no setor de concessão de transportes e energia elétrica.

Exchange Traded Funds

Os Exchange Traded Funds, mais conhecido por sua sigla ETFs, são os fundos de investimentos em índices. Essa modalidade de investimento é muito difundida nos Estados Unidos e segue de acordo com um conjunto de índices de ações. Seria o mesmo que investir diretamente no Índice Ibovespa ou no Índice Nasdaq (nos Estados Unidos). Portanto, se você optar em investir em ETFs, você estará diversificando muito a sua carteira de investimentos.

Agora que você já sabe mais sobre as grandes oportunidades de se dar bem na bolsa de valores, fique no site e veja mais artigos sobre o mundo dos investimentos e suas oportunidades para começar a investir ainda em 2019.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares