Powered by Rock Convert

É inegável a crescente influência da internet em diversas áreas da vida e cada vez mais pessoas estão tirando proveito disso. Há diferentes caminhos e métodos para ser um empreendedor digital de sucesso, mas quais dicas são realmente úteis?

As variadas possibilidades do mundo digital atraem em grande escala tanto prestadores de serviços quanto consumidores. Nesse cenário, há toda uma estrutura de ferramentas, opções, dicas, métodos e informações para auxiliar novos empreendedores.

A praticidade, a visibilidade e as oportunidades possibilitadas pela internet não são meras ilusões – existem sim chances reais de sucesso; começar a empreender também não é um desafio tão grande. Mas diante de tantas “receitas milagrosas”, o que realmente funciona? O que você precisa saber antes de se tornar um empreendedor digital?

Ser empreendedor digital: o que é?

Primeiramente, quem decide empreender na internet tenta ganhar um dinheiro extra ou obter sustento a partir de meios digitais, sendo os sites, os anúncios, as vendas e a prestação de serviços alguns dos métodos mais populares.

Uma breve pesquisa mostrará a grande quantidade de empresas e empreendedores se aproveitando da grande procura e tentando vender suas soluções, às vezes fazendo uso de informações e promessas falsas.

Então, é importante logo deixar claro que começar na carreira digital é relativamente fácil – mas ter sucesso e destaque é outra história. Empreender e enriquecer não são sinônimos e quanto mais cedo aceitar isso, melhor.

Para ganhar dinheiro na internet e usufruir dos verdadeiros benefícios, como maior grau de liberdade e independência, é necessário, entre outros aspectos:

  • conhecimento teórico e prático;
  • paciência;
  • disposição;
  • maturidade;
  • equilíbrio.

Essas características são importantes para ajudar o empreendedor a encarar e lidar com a realidade – trabalhar pela internet não é garantia de dinheiro fácil nem rápido, exige tempo e esforços reais e, como tudo na vida, pode dar muito errado.

A seguir, vamos abordar 5 dicas práticas para empreender na internet com maior preparo e segurança.

Aprenda

Antes de tomar decisões ou fazer qualquer investimento, busque informações confiáveis sobre as perspectivas e fatos do negócio que pretende iniciar, conheça os riscos e casos reais de sucesso e fracasso.

Como provavelmente começará a cuidar da própria carreira digital sozinho, você precisa entender um pouco de tudo envolvido na área desejada – mercado, tendências, perfis de consumidor, concorrência, ferramentas usadas, entre outros. Passe algumas horas pesquisando e assimilando esses conhecimentos.

Prepare-se

Quanto mais bem preparado você for, melhor será a qualidade do seu serviço ou negócio desde o início. Você não precisa ser uma enciclopédia ambulante: ter uma boa base de conhecimento e acesso a fontes de pesquisa confiáveis para se manter atualizado é mais que suficiente.

Powered by Rock Convert

Por mais singular que seu contexto seja, para seu empreendimento ter a possibilidade de ser competitivo você deve aprender a se adaptar. Numa era de consumidores tão conscientes e cheios de opções, é preciso compreendê-los e conquistá-los.

Portanto, antes de começar a investir, conheça seu nicho, seu público-alvo, seus concorrentes, as estratégias deles, as possíveis oportunidades e riscos capazes de afetar seu negócio. Ter esse conhecimento possibilitará planejamentos realistas e objetivos, ajustes nas perspectivas e preparação para enfrentar possíveis problemas.

Invista

Não caia na história de “ganhar dinheiro fácil trabalhando pela internet”. Se deseja ter sucesso como empreendedor digital, entenda que, apesar de não parecer, esse é um investimento a médio prazo. São raros os casos de lucro (ou ganho financeiro mínimo) em menos de 6 meses.

Então, ao falar de investimentos, devemos considerar o dinheiro, o tempo e as energias. Em maior ou menor proporção, dependendo do que deseja, é necessário aplicar esses recursos continuamente para obter resultados.

O empreendedor deve investir com prudência. Não se deixe levar por qualquer caminho, pois nem tudo que reluz é ouro. Não gaste todo o seu tempo quebrando a cabeça, buscando alternativas, resolvendo problemas – saiba quando parar.

Insista

Não obter os resultados esperados pode ser um tanto frustrante. Tanto se você está empreendendo por necessidade quanto por pura opção, tanto se depende daquele retorno quanto se será apenas um complemento da renda, ter sucesso ou fracasso pode estar além de suas capacidades.

É preciso manter um conceito sensato. Às vezes, só é necessário esperar, estudar e tentar mais um pouco. Outras vezes, será necessário reformular alguns métodos. Mas em algumas situações, há tantos problemas que a melhor opção é encerrar aquelas atividades por completo.

Apesar disso, é possível pensar positivo. Só porque não está dando certo hoje, não significa que não poderá dar certo daqui a alguns meses ou anos. É importante conhecer a situação real para pensar em soluções eficazes e adequadas.

Mude

Depois de todas essas dicas, é importante ressaltar algo: seu empreendimento pode te decepcionar. O que você fará então? Chutará o balde? Desistirá por completo de ser um empreendedor digital? Gastará até o último centavo na tentativa de ter sucesso online?

A decisão é sua. Mas a dica principal é: tenha equilíbrio. Esteja disposto a mudar o foco, mudar os meios e mudar de atitude para chegar ao seu objetivo. A flexibilidade do empreendedor digital proporciona paciência, inteligência e satisfação. Aliado a outras características, esse modo de agir pode levar ao tão desejado sucesso.

Qualquer tipo de empreendimento exige planejamento. Para não se arriscar desnecessariamente, você deve pesquisar e se informar para fazer escolhas sensatas e adequadas ao seu contexto.

Não se engane com o ritmo acelerado e as possibilidades oferecidas pela internet – lembre-se sempre de que suas atitudes online podem influenciar muito sua vida real, portanto invista, tente e arrisque sempre com prudência.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica para novos empreendedores digitais? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares