Powered by Rock Convert

Pensando em fazer uma faculdade, mas não tem condições de arcar todo mês com as altas mensalidades, então participe do Prouni e ganhe bolsas para a faculdade!

Escrevemos sobre cursos de educação financeira! Leia.

O que é o Prouni

  • É um o programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo totais ou parciais de 50% em instituições de ensino privadas de educação superior.

Os cursos contemplados são de graduação e sequenciais de formação específica, para alunos brasileiros ainda sem diploma de nível superior.

Quando abre as inscrições para o Prouni

  • O (Prouni) abre as inscrições duas vezes ao ano, para que os estudantes.

O valor da bolsa varia de acordo com a renda familiar do estudante interessado em se beneficiar com o programa.

Confira as regras para participar do Prouni.

Quais estudantes podem participar das bolsas do Prouni

O estudante, para ter direito a bolsa do Prouni deve preencher alguns requisitos. Veja abaixo quais são as regras do programa:

    • Estudantes com renda menor que um salário mínimo e meio por membro da família podem concorrer à bolsa de 100% do valor do curso;
    • Estudantes com renda familiar inferior a três salários mínimos por membro da família podem concorrer a bolsa de 50% da mensalidade do curso superior;
    • Estudantes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior ao pedido da bolsa. A média mínima obtida deve ser de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e ter obtido nota superior a zero na redação;
  • Estudantes devem de feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular.

Vale ressaltar que há cotas para estudantes portadores de deficiência, negros, pardos e indígenas.

Como participar do Prouni

Como foi informado, as inscrições para o Prouni acontecem duas vezes ao ano, portanto, para não perder o prazo é preciso conferir os períodos de inscrição pelo site oficial do programa (siteprouni.mec.gov.br). O estudante também deve pesquisar quais instituições de ensino tem parceria com o programa – já que existem universidades que não participam do Prouni.

Powered by Rock Convert

A pré-seleção para participar do programa é feita pelo Sistema do Prouni, que classifica os concorrentes, levando em consideração as notas obtidas no Enem.

Em um segundo momento, as faculdades conveniadas conferem as informações passadas pelos interessados no Prouni e, então, faz a abertura de seus processos de seleção. Algumas faculdades podem exigir que o estudante faça uma prova, outras consideram apenas a nota do Enem.

Assim que aprovado, o estudante deve preparar e apresentar toda a documentação do programa para se beneficiar da bolsa.

O que são as vagas remanescentes do Prouni?

São aquelas bolsas que por uma eventualidade não foram preenchidas no processo regular do Prouni.

Quem pode participar das vagas remanescentes do Prouni?

Podem se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni os candidatos que preencham os requisitos a seguir:

1 -Professores da rede pública, que integram o quadro de funcionários permanentes da escola, para cursos de licenciatura;

2 – Estudantes que tenham participado do Enem, a partir do ano de 2010. Que tenha obtido no exame pontos iguais ou superiores a 450 pontos e não tenham zerado na redação;

3 – Estudantes que não tenham sido aprovados no processo do Prouni.

Se você atende aos requisitos do programa, acompanhe o calendário e não perca a chance: participe do Prouni e ganhe bolsas para a faculdade!

Powered by Rock Convert

Comentários