O mercado de criptomoedas parece estar longe de esgotar as suas possibilidades de expansão e uma das grandes novidades deste ano certamente são os jogos NFT.

Nos últimos tempos, estão se proliferando cada vez mais games cuja mecânica têm vínculo com a tecnologia blockchain, podendo render dinheiro aos seus jogadores. Dessa forma, a novidade ajudou a criar também uma nova categoria para os jogos: o play-to-earn, isto é, “jogar para ganhar” (e não só nas partidas).

Com a possibilidade de conseguir criptomoedas enquanto se joga, o tema rapidamente ficou em alta. Mas se para você esse universo é novo, então entenda a seguir o que são os jogos NFT e quais são os principais atualmente.

Primeiramente, o que é NFT?

NFT, sigla em inglês para Token Não-Fungível (Non-Fungible Token), se trata de um tipo de certificado digital baseado na tecnologia blockchain com capacidade de representar produtos ou serviços, seja do mundo digital ou até real. Por meio dele, os bens recebem um selo de autenticidade que os tornam únicos.

Para compreender melhor, é importante entender a diferença entre um bem fungível e um não fungível. No caso do primeiro, ele se refere a algo que não tenha distinção entre si e possa ser substituído por outro da mesma espécie. Por exemplo: o dinheiro, móveis, carros, computadores, entre outros. Qualquer um desses objetos possui diversas cópias que não têm distinção entre si e podem ser substituídas sem perder a sua propriedade básica.

No caso de um bem não fungível, ele se trata de um item único. Por exemplo: uma obra de arte, algo único que não pode ser substituído. Com o estabelecimento do NFT, a variedade de bens que podem se tornar não fungíveis se tornou infinita. Afinal, basta que o bem tenha um registro digital para que ele se torne único. E quanto mais raro o item, maior será o seu valor no mercado.

Por conta dessa propriedade, o mercado de games foi uma das áreas que se aproveitou da tecnologia para lançar novos jogos que podem revolucionar o segmento.

O que são os jogos NFT?

Baseado na tecnologia NFT, os jogos dessa categoria se destacam pela criação de itens com a autenticação por NFT. Ao mesmo tempo, eles também podem apresentar a sua própria criptomoeda para que as transações sejam feitas dentro do jogo.

Assim, conforme o jogador vai desenvolvendo o seu gameplay, ele pode obter itens que, mais tarde, possar ser vendidos e lhe rendam dinheiro ao fim do processo.

O primeiro grande título a se popularizar com essa tecnologia é o Axie Infinity, jogo de monstros colecionáveis inspirado na franquia Pokémon. Mas ele não está sozinho: Illuvium, CryptoKitties, Monsta Infinite, Chumbi Valley, Micropets e Chimeras são outros games no mesmo estilo.

Além desses, há os jogos inspirados em card games (como nos casos de Splinterlands, Gods Unchained e Sorare), corrida (Cryptocars, Crypto Motorcycle e CryptoPlanes), RPG (Neon District), Moba (Thetan Arena) e mais.

Mas se você pensa que as desenvolvedoras tradicionais de games estão apenas assistindo essa revolução acontecer, está enganado! A Ubisoft e a EA Games, já demonstraram interesse em agregar o NFT em seus lançamentos futuros. Portanto, as novidades são apenas o começo para o mercado de games.

Lista de jogos NFT

Os títulos de jogos NFT estão em franca expansão no momento. Ainda assim, já existem nomes que estão se consolidando entre o público, seja pelo tempo de existência ou pela alta adesão de jogadores.

Jogos de capturar monstros

Jogos estilo “Card Game”

Jogos de corrida

Metaverso: Mundos virtuais

RPG

Moba / Battle Royale

Outros

Texto escrito por Victor Rodrigues

Redator no Guia do Investidor e formado em Economia pela PUC-SP.

Comentários