Powered by Rock Convert

Ganhar dinheiro fácil sem ter que vender nenhum produto é uma proposta tentadora para a maioria das pessoas, contudo, essa situação pode se tratar de um golpe. Popularmente conhecido como pirâmide financeira, esse tipo de golpe tem como característica a indicação de novas pessoas a integrarem um grupo que movimenta os ganhos dos participantes.

Esse tipo de golpe é facilmente observado em grupos de redes sociais onde uma pessoa propõe ganhos elevados em troca de novas indicações para o grupo. Embora no início a proposta pareça interessante, é preciso ter em mente que trata-se de um golpe onde os participantes não lucram e ainda perdem o dinheiro investido.

Como funciona esse golpe?

Esse golpe é chamado de pirâmide financeira por uma questão bastante simples, quando o grupo é iniciado por alguém, participantes são adicionados para que outros novos participantes entrem para o grupo, formando uma espécie de pirâmide onde na ponta fica o criador do golpe. A funcionalidade está na dinâmica por trás da entrada de cada novo membro, que precisa pagar uma taxa de adesão para fazer parte da pirâmide.

Conforme cada novo membro entra para o grupo, a taxa de investimento é utilizada para pagar o investimento e o lucro de um membro mais antigo do esquema da pirâmide. Dessa forma, há uma rotatividade onde os novos investidores sempre investirão para que os investidores mais antigos possam receber seus lucros.

Contudo, há um grande problema neste tipo de operação que é o tamanho e a proporção da pirâmide. Cada membro que entra para o grupo tem a responsabilidade de conseguir determinada quantidade de membros novos. Sendo assim, a pirâmide fica tão gigantesca que os próprios membros já não conseguem mais convidar novos integrantes para que os custos com os investimentos sejam pagos com lucro, o que acaba causando perda de dinheiro para muita gente.

Como identificar a pirâmide financeira?

Embora exista muitos investimentos que possuem características semelhantes ao golpe da pirâmide financeira, é preciso ficar atento porque há modalidades de investimentos que seguem critérios sérios e competentes como é o caso do marketing multinível. Confira a seguir algumas dicas para identificar se um investimento vale a pena ou se é apenas um golpe:

Empresa que não oferece informações sobre o investimento

Essa é uma ótima dica tanto para o golpe da pirâmide financeira quanto para qualquer outro investimento financeiro, pois investir em uma empresa duvidosa é o mesmo que depositar um valor sem nenhuma garantia. No caso desse golpe, as empresas geralmente não oferecem muitas informações sobre o investimento ou como funciona o procedimento. Caso você se depare com essa situação, desconfie e procure mais informações a respeito.

Dinheiro rápido sem vender produto ou serviço

A ilusão do dinheiro rápido e fácil muitas vezes ofusca a periculosidade de um investimento, como é o caso desse golpe. A pirâmide tem como maior característica o argumento de que é possível ganhar dinheiro rápido e fácil apenas indicando pessoas. Se a empresa obriga que você convide novos membros para gerar lucro, desconfie, pois pode se tratar de um golpe.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares