As franquias de sucesso nem sempre precisam de um alto investimento. A escolha por um bom negócio e organização na hora de empreender são o que realmente fazem a diferença. 

Afinal, o modelo de franquias é um tipo de negócio mais simples, que já chega para o empreendedor mais estruturado e sólido. É como uma “cópia” de um negócio que já existe, oferecendo os mesmo produtos e serviços.

Inclusive, este modelo de negócio é mais barato. Com isso, mesmo a crise econômica e a falta de dinheiro não são empecilhos para o empreendedor abrir uma franquia. São muitas opções de negócio baratos, como mostraremos mais pra frente.

Entenda como escolher a melhor franquia

São muitas opções no mercado de franchising brasileiro, com várias franquias de sucesso em diferentes nichos de atuação.

Contudo, o empreendedor deve ter bastante cuidado e paciência para escolher em qual rede de franquias investir.

Antes de prosseguir, dê uma olhada no vídeo que separamos para você falando um pouco mais sobre o que é uma franquia e como ela funciona.

Em um primeiro momento, você, empreendedor, deve voltar suas atenções para si mesmo. É preciso conhecer suas características e qualidades e entender como elas podem impactar na escolha da franquia.

Por exemplo: se você possui um perfil mais comunicativo, vale a pena buscar franquias com negócios voltados para vendas e atendimento direto aos clientes. Se não, uma franquia online ou com perfil de execução, em vez de comercial, pode ser a melhor alternativa.

Da mesma forma, escolher uma das franquias de sucesso é entender o modelo de negócio da marca, se ele se encaixa às suas pretensões.

Para quem tem pouco dinheiro para investir, diversas marcas oferecem modelos de franquias em home office. Contudo, este tipo de trabalho exige organização e foco do empreendedor no dia a dia. 

Além disso, para escolher a melhor franquia para investir, o empreendedor deve conhecer bem a reputação da marca.

Nesse sentido, faça uma boa pesquisa na internet, nas redes sociais. Também é interessante conversar com franqueados e ex-franqueados da marca.

Os contatos dos parceiros da franquia devem constar da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento essencial nas tratativas entre empreendedores e franqueadoras.

Tipos de franquias de sucesso para abrir

Conforme falamos, o setor de franchising é amplo, com segmentos voltados para todos os tipos de produtos e serviços.

O mercado de franquias no Brasil é cada vez mais importante para a Economia do país. Em 2019, só nele houve um faturamento aproximado de R$ 187 bilhões. Com isso, o setor representou 2,6% do PIB brasileiro.

Em 2020, com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o mercado teve uma queda no faturamento e número de franquias.

Contudo, diversos setores ainda contam com franquias de sucesso, e do mesmo modo, inúmeros atrativos para os empreendedores.

Por exemplo: o setor de franquias de Casa e Construção teve aumento de 12,8% entre 2019 e 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Da mesma forma, o segmento de Alimentação ainda se manteve no topo de maior faturamento, com mais de R$ 40 bilhões.

Outro setor de destaque é o Saúde, Beleza e Bem-estar. Mesmo com a pandemia, ele teve aumento de 3,1% no faturamento, e se manteve como o segundo segmento de maiores ganhos, com R$ 35 bilhões.

Nestes três segmentos que citamos e nos outros 8 que fazem parte do mercado de franchising, o empreendedor encontra franquias com modelos home office e lojas físicas.

Imagem de uma mesa de home office com um computador e vários livros.
Os modelos de franquias home office podem ser mais simples para o empreendedor trabalhar no dia a dia.

O modelo home office oferece muitas franquias de sucesso baratas, pois não é necessário investir em ponto de venda ou de atendimento.

Nesse sentido, muitos negócios são desenvolvidos com apenas um computador ligado à internet e um celular, além, é claro, à força de vontade do empreendedor.

Já o modelo loja possui a vantagem da visibilidade da fachada, além da maior capacidade de atendimento ao cliente.

Assim, analise o modelo que melhor lhe atende e que se encaixa ao mercado no qual irá atuar.

Vale a pena abrir uma franquia na crise?

Muitos empreendedores enxergam na crise a oportunidade de investir em novos negócios ou na expansão dos que já existem.

Olhando por um lado, com a crise econômica e o fechamento de vários estabelecimentos, abre-se espaço no mercado. Nesse sentido, é uma chance de aproveitar o momento.

Do mesmo modo, na crise, surgem necessidades extraordinárias. Por exemplo: na pandemia, franquias que trabalhavam com delivery tiveram aumento de vendas. Aquelas que não possuíam este serviço, tiveram que acrescentá-lo.

Ou seja, diversas franquias de sucesso tiveram que se adaptar, assim como as empresas normais. 

Em uma franquia, os franqueados da marca contam com diversos suportes da franqueadora. Portanto, puderam agir de maneira mais eficiente para enfrentar a crise.

Este momento de queda também abre espaço para negócios inovadores, franquias voltadas para mercados antes negligenciados ou pouco explorados.

Porém, é necessário muito planejamento para investir em uma franquia de sucesso em meio a crise econômica que vivemos.

Nesse sentido, analise quais mercados terão uma retomada mais rápida ou então um crescimento mais sólido, até mesmo no pós-pandemia.

Além disso, vale a pena buscar negócios que possam suprir o fechamento de estabelecimentos da sua região. Assim, você vai aproveitar o espaço deixado no mercado, com inteligência e eficiência.

Imagem de uma mão fazendo anotações em uma conta e uma calculadora ao lado.
O empreendedor deve analisar bem sua situação financeira antes de investir em uma franquia.

Para alguns casos, o empreendedor também pode obter um empréstimo para financiar a franquia. Várias instituições financeiras possuem esta modalidade de crédito para os empreendedores.

Entretanto, é preciso analisar bem para saber se você terá boas condições para pagar pelo empréstimo, sem desguarnecer o seu negócio. Planeje-se!

9 franquias de sucesso para abrir e ser seu próprio chefe

Falamos muito sobre os cuidados que você, como empreendedor, deve ter para escolher uma boa franquia. Até porque, mesmo na crise, pode ser um bom momento para abrir o próprio negócio.

Agora chegou a hora de apresentar algumas franquias de sucesso para investir em unidades franqueadas na sua região. Acompanhe!

1. Ahoba Viagens

A franquia Ahoba Viagens é uma rede de agências de turismo que atua totalmente online, com a venda de diversos produtos e serviços.

Assim, a franquia realiza a venda de passagens aéreas, pacotes turísticos, hospedagens, entre outros.

O setor de turismo, muito afetado pela pandemia, deve ter boa recuperação, segundo especialistas. Dessa forma, o empreendedor que gosta do setor pode optar por um modelo de negócio no turismo.

Com a Ahoba Viagens, o franqueado realiza o trabalho de vendas junto aos clientes, com um modelo home office de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3.950,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

2. MaxiPay

A franquia MaxiPay oferece soluções de pagamento para os lojistas processarem transações em cartão de débito e crédito.

Nesse sentido, o trabalho do franqueado é prospectar estabelecimentos para vender as maquininhas de cartão, empréstimos e conta digital.

Além disso, por ser uma franquia em home office, o empreendedor diminui os custos de manutenção do negócio.

Assim, poderá agendar visitas aos clientes em potencial e se deslocar apenas quando preciso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6,6 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 4 meses
Imagem de uma máquina de cartão de crédito nas mãos de uma pessoa.
O setor de soluções financeiras possui franquias nas quais o empreendedor precisa investir pouco dinheiro inicialmente.

3. Marketing Bag

Uma franquia que trabalha na área de Comunicação é a Marketing Bag. A rede é especializada em publicidade em sacos de pães.

Nesse sentido, o franqueado trabalha com a captação de clientes que queiram anunciar sua marca neste meio de comunicação.

Além disso, o franqueado busca parcerias com padarias, para que elas utilizem os sacos de pão da Marketing Bag.  

Por fim, a franquia conta com um modelo home office de trabalho, sem a necessidade de ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13,6 mil
  • Prazo de retorno: 4 meses

4. Mr. Fit

No segmento de Alimentação do Franchising, uma das franquias de sucesso é a Mr. Fit, que trabalha com comidas saudáveis.

A rede oferece diversos modelos de negócios, passando pelo modelo home office, com entrega delivery das comidas, até a loja tradicional.

No modelo home office, o franqueado recebe os produtos prontos, fazendo somente a venda deles. Já nos outros negócios, a comida é preparada no local.

Em seu cardápio, o franqueado oferece opções de açaí, sucos, grelhados, burguers, saladas, omeletes, tapiocas e sobremesas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6.250,00
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 mil a R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 36 meses

5. Bellaza

A franquia Bellaza faz parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar do franchising, oferecendo produtos de maquiagem variados.

A rede conta com mais de 50 marcas em seu portfólio e itens como acessórios, maquiagens, produtos para pele, entre outros.

Do mesmo modo, a franquia trabalha com um modelo home office, onde o franqueado realiza as vendas online, por meio de uma loja virtual.

Assim, quem faz a entrega dos produtos e o gerenciamento de estoque é a própria franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses
O mercado de Beleza é um segmento que atrai os olhares dos empreendedores.

6. Sapatilha na Sacola

Outro dos setores que o empreendedor pode investir com pouco dinheiro é o de Moda. Uma das franquias baratas do segmento é a Sapatilha na Sacola.

A franquia, especializada neste tipo de calçado feminino, conta com um modelo de negócio enxuto, em home office. A rede conta com mais de 580 modelos de sapatos em seu portfólio.

Nesse sentido, o franqueado faz a venda direta para os clientes, mas não precisa manter estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

7. Acquazero

A franquia Acquazero é especialista em serviços automotivos diversos, tendo como principal atendimento a higienização veicular.

A rede de franquias oferece também tratamentos especiais para o carro, como polimento de pintura, vitrificação, entre outros.

Nesse sentido, a Acquazero possui seis modelos de negócios, sendo três deles em home office. Assim, com este negócio, o franqueado realiza o serviço na casa do cliente.

Além disso, a rede possui dois modelos de loja física e um modelo de Desenvolvedor de Área.

Fazendo parte da rede, o franqueado também pode realizar serviços residenciais. Como a limpeza e impermeabilização de sofá.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

8. Rede Vistorias

A Rede Vistorias é uma empresa de vistorias de imóveis. Fundada em 2011, ela atualmente trabalha em mais de 100 cidades brasileiras.

A franquia oferece serviços para os envolvidos nas transações de locação, compra e venda de imóveis. Assim, permite que os contratos sejam fechados de maneira mais segura.

Além disso, a franquia possui dois modelos de negócios: modelo Vistoriador, em home office, e o tipo Office, que necessita de um escritório.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 7 e 14 meses

9. Quisto

No ramo de Seguros, a franquia Quisto Corretora de Seguros oferece diversos tipos de contratos para os clientes, totalizando mais de 90 serviços disponíveis.

A franquia possui parcerias com as maiores seguradoras do Brasil. Por isso, pode oferecer um leque tão grande de opções para os franqueados venderem.

Nesse sentido, a Quisto trabalha com dois modelos de negócios, um em home office e outro em loja física. O franqueado realiza as vendas e recebe comissões por elas, com valor variando com o tipo de contrato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Abrir uma franquia pode ser um negócio seguro e cômodo, uma vez que existem modelos home office no mercado. Ou seja, se quiser, você pode até trabalhar de casa, inclusive conciliando outro trabalho fixo que você tiver.

Pode ser uma oportunidade para se tornar seu próprio chefe de uma forma barata. Isso porque, abrir um negócio do zero tem altos custos, mas iniciar uma franquia tem valores previstos. Logo, é possível investir pouco para começar a empresa.

Se você não tiver valores disponíveis no momento, pode optar por simular um empréstimo. Com as várias opções de crédito no mercado, será mais simples encontrar opções para financiar sua própria empresa.

Lembre-se apenas de se planejar para investir. Assim, você não terá problemas financeiros em casa, e vai conseguir desenvolver sua franquia de sucesso com segurança.

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