Uma franquia virtual é uma forma de ter um negócio próprio, sem precisar sair de casa e usando o ambiente online para ganhar dinheiro. 

Para quem deseja começar um negócio por meio de um modelo mais enxuto, trabalhar apenas com a ajuda de um computador e internet é uma boa alternativa. Por isso, as franquias virtuais são indicadas. 

Por meio delas, você não precisa manter uma loja física e pode trabalhar de casa. Saiba mais a seguir, sobre como esse modelo de franquia funciona. 

Como funciona a franquia virtual?

A franquia virtual pode ser uma boa alternativa para quem busca um negócio enxuto e que ainda pode dar bons retornos. Mas antes de tudo, é preciso que você entenda como uma unidade do tipo pode funcionar. 

No caso de um franquia virtual, pode ser que você encontre dois tipos de formatos. Um com atendimento online ou aquelas que funcionam por meio de uma loja online. Logo, isso vai depender da marca e dos tipos de produtos e serviços oferecidos. 

Por exemplo: em uma franquia de atendimento online, você terá como função manter contato direto com os clientes, oferecendo diversas soluções. Mas claro, em formato home office e com a ajuda de computador e telefone para manter essa conexão. 

Já como uma loja virtual, você vai trabalhar em casa, mas administrando um site de vendas. Por isso, sua função será divulgar os produtos e conseguir alcançar o público certo. 

Ou seja, de qualquer forma você pode operar de casa sem precisar manter um ponto comercial. Essa é uma grande vantagem, uma vez que esse tipo de negócio é mais enxuto e tem custos reduzidos. 

Afinal, uma rede de franquias que funciona em home office não demanda uma loja física. Assim, você não precisa manter um espaço extra e todas as contas relacionadas a ele. 

Além disso, não precisa de uma equipe, já que pode realizar todas as atividades por conta própria. 

O home office é uma opção bem em conta para quem quer começar a trabalhar, mas não possui tanto dinheiro para investir. 

Qual a melhor franquia de loja virtual?

Foto de uma mesa de madeira com computador, caderno e xícara de café ao lado. Imagem ilustrativa para texto franquia virtual.
Para escolher a melhor franquia, analise vários detalhes importantes.

Agora você sabe como as franquias virtuais funcionam! Mas tem dúvidas sobre qual a melhor opção a escolher? Pois saiba que é preciso fazer uma análise cuidadosa. Isso porque, vários fatores podem ser importantes no momento da escolha. 

Por exemplo: antes de tudo, você precisa entender o seu perfil de empreendedor. Assim, poderá buscar um negócio que combine com ele. Na hora de trabalhar, será ideal que você esteja envolvido com algo que goste, para ter um bom desempenho. 

Por isso, vale a pena pesquisar mais sobre os segmentos disponíveis e seus pontos atrativos. Há opções em alimentação, moda, serviços educacionais e afins. 

Da mesma forma, você pode trabalhar com uma franquia automotiva, suplementos alimentares, acessórios e muito mais. É só entender qual tipo de negócio procura e como seria interessante atuar com ele. 

Você também precisa pesquisar sobre o mercado local para saber se o negócio pode ter um bom desempenho na região. Afinal, é preciso que o público tenha demanda pelos seus serviços e produtos, já que isso influenciará as suas vendas. 

Inclusive, você deve conhecer a marca a fundo antes de realizar um investimento. É essencial entender se ela possui uma boa reputação entre o público, e se oferece boa estrutura para seus franqueados. 

Em resumo, não se esqueça de avaliar vários detalhes e fazer uma pesquisa completa para escolher a melhor franquia. 

Como faço para abrir uma franquia virtual?

Depois de entender como uma franquia virtual é uma boa oportunidade de negócio, é interessante que você saiba alguns passos na hora de abrir sua unidade. 

Por isso, reunimos a seguir pontos importantes que merecem a sua atenção. Confira! 

Entenda o melhor negócio para você

Como dissemos, na hora de escolher uma franquia para investir, é essencial que você procure por um negócio com o qual se identifique. Afinal de contas, ser um franqueado vai exigir muita dedicação da sua parte. 

Por isso, procure entender qual o melhor negócio para o seu perfil e que esteja de acordo com os seus objetivos. Lembre-se que você terá que investir tempo e dinheiro na unidade. Logo, precisa fazer algo que goste. 

Foto de um computador em mesa branca, com caderno, luminária e planta ao lado.
Procure por um negócio com o qual você terá prazer em atuar.

Pesquise as marcas de franquia

Além de conhecer o que é atrativo para você, na hora de ter seu próprio negócio, você precisa investir em uma marca que vale a pena. Por isso, pesquise também todas as opções do mercado. 

Além de visitar os sites das marcas, você pode consultar as redes sociais e sites de avaliação, como o Reclame Aqui. Por meio deles, você terá uma noção mais próxima de como a marca é vista no mercado. 

Com tantas opções, você poderá encontrar marcas com valores de investimento diferentes, suportes e estruturas que variam. Portanto, é essencial consultar todas as possibilidades. 

Na hora de investir, você pode inclusive buscar por um empréstimo. A opção de crédito pode facilitar abrir a franquia, pois você terá dinheiro em mãos.

Agora, para entender mais sobre o home office e conhecer dicas de marcas que operam no formato, confira nosso artigo: Franquia home office: vale a pena abrir negócio em casa?.

Entre em contato com a franqueadora

Depois de entender qual tipo de negócio é interessante para você e escolher uma marca que possui boa estrutura, é hora de entrar em contato com a franquia. 

Geralmente, o primeiro contato se dá por formulários nos sites das marcas. Neles, você repassa seus dados e mostra que possui interesse. A partir daí, será o momento em que ambos os lados vão se conhecer melhor. 

Por isso, além de apresentações e a troca de documentos, vocês também poderão se reunir. Será a oportunidade ideal para tirar dúvidas, saber mais sobre a futura parceria, suportes oferecidos e mais.  

Adquira a franquia e comece a trabalhar

O passo seguinte será fazer o pagamento das taxas iniciais. Depois, você vai participar de todos os treinamentos e poderá ficar atento às recomendações da marca. 

Quando todos os processos de preparação estiverem completos, será hora de começar a trabalhar. 

Viu como uma franquia virtual pode ser um bom investimento? Não se esqueça de procurar a marca certa com cuidado e de se dedicar ao seu negócio. Assim, sua chance de sucesso será enorme!

Comentários