Está pensando em trabalhar sozinho, mas ainda não sabe como começar sem precisar de outras pessoas na equipe? Pois saiba que as franquias oferecem o modelo ideal de operação.

Se você tem vontade de trabalhar por conta própria, mas acha que pode ser complicado começar um empreendimento sozinho, precisa conhecer mais sobre as franquias. 

É por isso que, ao longo do texto, explicamos melhor como é possível ter um bom negócio, sem precisar de toda uma equipe envolvida. Acompanhe a leitura! 

Como é trabalhar com franquia?

Para quem deseja trabalhar sozinho, uma franquia pode ser uma boa opção. Isso porque, estamos falando de um modelo de negócio já testado no mercado, que é reproduzido em novas unidades. 

Dessa forma, ao fazer parte de uma franquia, você não precisa se preocupar em desenvolver um negócio totalmente do zero e realizar testes para que ele funcione. Afinal, você só precisa seguir o modelo de negócios definido pela marca.

Além disso, você terá total suporte da franqueadora, desde treinamentos antes da operação, até apoio quando já estiver trabalhando. Logo, se torna ainda mais seguro começar um negócio e se colocar no mercado frente a outros concorrentes. 

Mas claro, para trabalhar sozinho com uma franquia, você precisa optar por aquelas que funcionam em home office. Ou seja, você poderá operar em casa, com a ajuda de um computador e telefone. 

Isso quer dizer que, para atuar por conta própria, é necessário optar por um modelo mais enxuto. Como é o caso do home office. Em uma loja tradicional, você precisaria de mais de uma pessoa. Por mais que seja uma loja pequena, ela precisaria de mão de obra. 

Por outro lado, no home office, você pode trabalhar sem precisar de uma equipe. Também não precisa manter um espaço extra, como um ponto comercial. Nesse sentido, essa é uma alternativa mais barata, já que é possível economizar ao trabalhar em casa. 

Como trabalhar em casa sozinho?

Foto de uma pessoa fazendo anotações em uma mesa cheia de papéis. Imagem ilustrativa para texto trabalhar sozinho.
Trabalhar em casa exige muita organização e foco.

Pensa em trabalhar sozinho, mas ainda tem dúvidas sobre como é possível? Pois saiba que existem várias opções de franquias com formatos de atuação bem práticos. Esse é o caso de lojas virtuais ou atendimento online. 

Por exemplo: em uma loja virtual, você vai precisar administrar um site, divulgar produtos e conseguir boas vendas. 

Enquanto isso, com o atendimento online, você deve se manter em contato com clientes, usando um computador ou telefone. 

Dessa forma, ao trabalhar em casa, você pode aproveitar as possibilidades que a tecnologia oferece para se manter em contato com clientes e divulgar seus produtos ou serviços. Mas claro, para isso é preciso se organizar. 

Por mais que o home office seja bem prático e econômico, ele exige ainda mais organização e foco por parte do franqueado. Afinal de contas, o ambiente doméstico pode estar cheio de distrações e isso pode atrapalhar no trabalho do dia a dia. 

Nesse sentido, para conseguir um bom desempenho e ter lucros, você precisa ficar atento à sua organização. É essencial ter tudo em ordem e se manter atento às tarefas, com bastante foco para que tudo saia como o esperado. 

Por isso, procure também por um ambiente adequado, aquele espaço em casa em que você poderá trabalhar sem interrupções. Além de um ambiente confortável, ele precisa ser adequado para suas atividades. 

Já que você vai depender diretamente do computador, internet e telefone, procure por bons serviços e equipamentos. E como a unidade dependerá diretamente de você, não deixe de se dedicar ao negócio. Além disso, conte com a franqueadora sempre que precisar!

Qual a melhor franquia para trabalhar em casa?

Até aqui, você pôde entender melhor como é possível trabalhar sozinho por meio de uma franquia home office. No entanto, pode ser normal ter dúvidas sobre qual a melhor franquia para iniciar um negócio. 

Pois saiba que, para escolher a franquia ideal, é necessário avaliar vários detalhes. Isso porque, estamos falando de uma decisão importante. Afinal, ao escolher um negócio, você terá que se dedicar à ele. 

Desse modo, listamos a seguir alguns pontos que você precisa considerar na hora de escolher uma franquia home office. 

Entenda seu perfil empreendedor

Foto de uma mulher usando computador em uma mesa com livro ao lado.
Antes de escolher um negócio, busque conhecer seu próprio perfil e interesses.

O primeiro passo para escolher um negócio na hora de trabalhar sozinho é compreender o seu próprio perfil e buscar por algo com o qual se identifique. Ou seja, optar por um negócio com o qual você terá prazer em atuar. 

Antes de tudo, você precisa ter em mente que trabalhar por conta própria demanda ainda mais esforços da sua parte. Você será o responsável pela unidade e precisa mantê-la funcionando de forma certa. 

Logo, você terá que se dedicar ao negócio e gastar não só em investimento, como o seu próprio tempo. Para conseguir uma boa atuação, você precisa gostar de trabalhar e deve estar envolvido com toda a proposta. 

Nesse sentido, para encontrar uma franquia que se encaixe nos seus gostos, é ideal que você se conheça e saiba qual tipo de segmento e trabalho mais lhe agrada. 

Analise seu mercado local

Outro passo fundamental para encontrar uma boa franquia, que pode trazer resultados positivos, é a análise do mercado no qual você está inserido. Ou seja, na região que você pretende atuar, há espaço para o que vai oferecer? 

Por mais que um negócio seja interessante e tenha sido bem-sucedido em outros locais, ele pode não ter boa saída em uma cidade. Afinal, é preciso considerar o público-alvo e se realmente existe a demanda para o que você vai ofertar. 

Sendo assim, não deixe de considerar o ambiente local e os concorrentes. Procure entender se você teria espaço suficiente para crescer. 

Pesquise bem sobre as franqueadoras

Para trabalhar sozinho com uma franquia e conseguir ter um negócio com bons lucros, também é essencial que você pesquise bem antes de investir em uma marca. Existem muitas opções no mercado e você deve optar por uma empresa de confiança

Dessa forma, não deixe de fazer uma pesquisa completa, consultando a reputação e a opinião de clientes. Busque por uma franquia que seja reconhecida por serviços e atendimentos de qualidade. 

Além disso, não deixe de considerar a própria relação da marca com seus franqueados, pois seu negócio também depende disso. Logo, confira se ela oferece todos os suportes e um apoio adequado ao longo da operação. 

Outra dica é ter a certeza de que você tem dinheiro suficiente para investir no negócio. Se for preciso, você pode inclusive solicitar um empréstimo com juros baixos.

Em resumo, não escolha algo só pelos números de faturamento e afins. Faça uma análise completa para saber se a marca vale a pena e se você gostará de trabalhar com ela. 

Agora que você sabe como trabalhar sozinho, não deixe de conferir nosso artigo: Franquia home office: vale a pena abrir negócio em casa?.

Comentários