Já percebeu o quanto o mercado financeiro tem passado por transformações e mudanças? Muito disso é reflexo da inserção de novas tecnologias no ramo.

Com o passar do tempo, as pessoas querem soluções mais simples para lidar com seu dinheiro e investimento. É por isso que bancos e financeiras têm investido em soluções digitais e outras tecnologias para seus atendimentos.

A seguir, falamos sobre as transformações e mudanças no mercado financeiro, com exemplos importantes dos últimos tempos. Continue lendo!

Como a tecnologia impacta o mercado financeiro

O desenvolvimento de novas tecnologias, ou mesmo sua inserção no mercado financeiro, traz vários impactos a este setor.

Começando pela preocupação cada vez maior com segurança de dados. Afinal, se as pessoas vão obter crédito e fazer transações online, é importante que seu dinheiro e informações pessoais estejam seguros.

Outro resultado é a maior comodidade para os usuários, uma vez que não é preciso conversar por telefone ou comparecer fisicamente a um espaço.

Além disso, a tecnologia impacta no mercado financeiro barateando vários serviços e transações. Até porque, várias das empresas que utilizam de novas soluções, como contas digitais, não têm espaço comercial para atendimento.

Ou seja, sem espaço comercial, há uma economia de gastos pelo negócio. Então, ele consegue repassar essa economia aos usuários, além de por outros fatores.

Principais tecnologias no cenário financeiro

Com a tecnologia, cada vez mais facilidades estão disponíveis ao consumidor para cuidar do próprio dinheiro. Falamos de algumas delas a seguir.

Contas digitais

As contas digitais são aquelas que o cliente consegue solicitar totalmente pela internet. Basta preencher alguns dados online e solicitar a abertura.

Depois, é possível acessar e fazer movimentações na conta também pela internet. É algo que traz comodidade ao usuário e também pode diminuir taxas. Afinal, os bancos normalmente não têm gastos para manter agências, então conseguem cobrar menos do consumidor.

Vários bancos surgiram com essa proposta, sendo completamente digitais. Ou seja, sem lojas físicas para atendimento ao cliente.

Mas, além desses, os bancos tradicionais também têm aderido a essa proposta. Então, é possível acessar o site dessas instituições e abrir uma conta totalmente online.

Fintechs

As fintechs são startups financeiras que oferecem vários tipos de serviços financeiros, utilizando de tecnologias que facilitam e tornam mais baratos os seus processos.

Entre esses serviços estão contas digitais, maquininhas de cartão, ferramentas para gestão financeira, sistemas de crowdfunding e mais.

Open banking

“Open banking” significa “banco aberto” em português. Assim, é um conceito que prevê o uso de um sistema padronizado pelo mercado financeiro.

Dessa forma, a troca de informações, a portabilidade de dados dos consumidores, se torna mais simples. Assim, o usuário pode levar seus dados para onde quiser, que instituição desejar. 

Internet banking

O internet banco é uma das soluções mais comuns para os usuários. Afinal, ele permite acessar a sua conta no banco de modo online fazer diversas transações.

Transferências, pagamentos, acesso à poupança e mais. É algo que facilita os acessos pelo cliente dos bancos, pois o internet banking pode ser acessado pelo computador ou smartphone.

Pix

O Pix é uma nova solução nas finanças, mas tem movimentado muito dinheiro. Até maio de 2021, apenas seis meses após sua “inauguração”, o sistema já registrou mais R$ 1,1 trilhão.

Esse formato de transação é muito simples. Para enviar dinheiro a outra pessoa, basta usar uma chave pré-cadastrada. Como o CPF ou número de telefone do destinatário. É uma forma mais fácil de transação do que precisar de todos os dados da conta do banco do indivíduo que vai receber o dinheiro.

Como utilizar a tecnologia a favor de sua vida financeira

Na hora de cuidar das finanças, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Especialmente porque ela permite mais controle do orçamento.

Neste caso, não apenas com as ferramentas de planejamento financeiro disponíveis online. Na verdade, uma grande vantagem de usar a tecnologia no dia a dia é que suas movimentações ficam registradas.

Ou seja, você não precisa guardar comprovantes impressos de banco, nem ir ao caixa eletrônico para conferir seu saldo.

Em vez disso, basta conferir os comprovantes online. As transações pelo internet banking, por exemplo, são algumas que ficam registradas dessa forma. Assim como do Pix e outras.

Outro modo de usar a tecnologia ao seu favor é aproveitá-la para otimizar seu tempo. Por exemplo, na hora de obter um empréstimo.

Em vez de precisar entrar em contato com o banco por telefone ou pessoalmente, você pode usar uma solução virtual. Como um simulador de empréstimo.

Um simulador de crédito é um bom exemplo desse uso da tecnologia pois basta informar alguns dados à ferramenta. Em seguida, você, como usuário, poderá visualizar várias ofertas de crédito em uma mesma tela. 

Então, poderá compará-las e escolher a mais atrativa. Em seguida, será preciso apenas selecionar a opção desejada e solicitar o crédito, de modo online mesmo.

Outro recurso parecido é o simulador de cartão de crédito. De novo, basta informar alguns dados para receber ofertas de cartão na tela e escolher a melhor.

São soluções que poupam tempo, pois não é preciso ir ao banco, por exemplo. Sem contar que a análise é mais simples de modo online, facilitando a melhor decisão para sua vida financeira.

Considerações finais

65% dos brasileiros preferem abrir uma conta no banco pela internet. Sabia disso? Esse é apenas um dos dados que mostram as transformações e mudanças pelas quais o mercado financeiro tem passado.

Afinal, há alguns anos, poder ir ao banco fisicamente era o que realmente trazia a sensação de segurança às pessoas. Você pode perguntar a seus pais ou avós sobre isso, e eles poderão confirmar. Ou mesmo, se você tem mais de 30 anos, já teve essa experiência.

Mas, com o passar do tempo, a busca por soluções mais rápidas e cômodas se tornou mais importante. Por isso as contas digitais já se tornaram tão populares, por isso o Pix, uma solução recém-lançada, já acumula um valor tão grande de movimentação no Brasil.

São indicativos de que a tecnologia tem grandes efeitos em todos os mercados, inclusive no financeiro. E que a tendência é que sua presença se intensifique ainda mais ao longo dos anoste

Comentários