Uma feira de negócios pode ser uma ótima injeção de ânimo para seus planos e ajudar você a, finalmente, realizar seu plano de empreender em 2022.

Nesse tipo de evento você vai, por exemplo, conhecer pessoas e opções de investimentos. Também vai poder aproveitar de muito conhecimento disponível e até de momentos de descontração. Afinal, costumam haver confraternizações de encerramento nesses eventos.

A seguir, contamos as vantagens de participar de uma feira de negócios, e como você pode fazer. Acompanhe!

Como participar de uma feira de negócios?

É simples participar de uma feira de negócios. Primeiro, você precisa pesquisar os eventos que estão programados para a sua cidade ou para locais para onde você esteja disposto a se deslocar.

A partir daí, confira as condições para participação. Normalmente, elas são bem simples: você só precisa apresentar seu nome e de que parte do evento deseja participar.

É comum que essas feiras tenham uma programação bem ampla. Você pode precisar indicar se vai participar de reuniões, das palestras, dos dois etc.

Várias dessas feiras também são gratuitas. Então, você só terá despesas como o deslocamento e sua alimentação.

Vale a pena ainda conferir como o evento vai funcionar. Alguns deles têm vários estandes; em outros, o participante agenda uma reunião cara a cara com o expositor.

A feira Franchise B2B é um exemplo dessas feiras de negócios com encontros individuais. Nela, o participante escolhe as marcas que quer conhecer e agenda uma reunião de 30 minutos. Então, pode tirar todas as dúvidas sobre o modelo e conhecer mais de perto a opção de investimento.

Seja qual for a feira de negócios que você escolher, basta acessar o site do evento e se inscrever para participar.

Que tipo de negócio abrir?

Uma feira de negócios é uma ótima oportunidade de conhecer modelos de negócio para abrir e setores que estão em alta.

Por isso elas são tão indicadas para quem está pensando em iniciar a própria empresa. Pode até ser que você não saia da feira com seu negócio decidido. Porém, vai ter mais conhecimento e ferramentas para avaliar o que abrir.

Como citamos, você pode até participar de uma feira de franquias. As franquias são opções de negócios mais seguros, pois você vai investir em um modelo que já deu certo em outras unidades.

Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas em um período de dois anos de atuação. No caso dos negócios abertos do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Isso acontece porque, ao abrir sua franquia, você vai receber um plano de negócio já definido, vai ter treinamentos e suporte para atuar. Logo, o processo será mais simples.

Porém, na hora de investir, você precisa encontrar um negócio que combina com você. Em uma franquia, você terá que seguir os padrões da marca, então é importante estar disposto a isso.

Como escolher o melhor negócio para investir?

Mais do que escolher o modelo ideal, na hora de abrir um negócio, é fundamental gostar da atividade que você vai realizar. Assim, será mais simples manter o entusiasmo e se dedicar no dia a dia.

Outra coisa importante para avaliar é o quanto você pode, realmente, investir. O ideal é fazer um planejamento financeiro detalhado, colocando na ponta do lápis qual a sua renda e quais as suas despesas.

Em seguida, confira o quanto você tem guardado e avalie se você vai precisar de mais crédito. Se for o caso, você poderá, por exemplo, vender seu carro, refinanciar sua casa ou mesmo obter um empréstimo.

Mas, para obter crédito, atenção redobrada. Pegar dinheiro emprestado significa que você vai ter que pagá-lo daqui para a frente. Você precisa se planejar com cuidado, para garantir que essas parcelas não vão afetar nem os ganhos do seu negócio, nem suas finanças pessoais.

Aliás, com sua empresa aberta, passa a ser essencial separar suas finanças. Seu dinheiro é seu dinheiro; o da empresa, é o da empresa. Se houver confusão quanto a isso, você poderá ter problemas nas contas de casa e no caixa do seu negócio.

Vale a pena participar de uma feira de negócios?

Sem dúvidas, participar de uma feira de negócios é uma boa alternativa para vivenciar um pouco do mundo do empreendedorismo e ter maior ideia de como as coisas funcionam.

Mas mais do que isso, esse tipo de evento traz outras vantagens para quem participa. Veja abaixo.

Networking

Fazer networking significa criar relações com outras pessoas, trocando informações que podem ser benéficas aos negócios. 

Assim, um ambiente em que várias pessoas são empreendedoras, ou querem se tornar, é um ótimo local para criar essas relações.

A troca de ideias pode gerar insights, parcerias e até sociedades. Se uma pessoa ali tem a mesma pretensão que você, nada impede que vocês avaliem a possibilidade de se aliar em uma única empresa.

Além disso, quando você precisar de clientes ou fornecedores, poderá entrar em contato com as pessoas que conheceu na feira.

Conhecer novas possibilidades

Pode ser que você já tenha uma boa ideia do tipo de negócio que quer abrir. Porém, uma feira de negócios vai apresentar a você novas alternativas. Pode ser que você nunca tenha avaliado alguma delas, mas perceba que ela é uma opção melhor para o seu caso.

Isso será ainda mais presente se o evento que você participar for uma feira de franquias de sucesso. Nesse caso, será mais simples comparar as marcas disponíveis, pois você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a franqueadora.

Palestras para se especializar

Normalmente, os eventos de negócios também têm na programação palestras e fóruns. Assim, você poderá conferir apresentações de quem já está no mercado e terá dicas para facilitar sua jornada empreendedora.

Vale a pena conferir quais são as exposições agendadas e se organizar para participar da maior quantidade possível delas. 

Junto com as reuniões e estandes, as palestras podem ajudar você a ver as coisas de outra forma. Ou mesmo, reforçar sua ideia de investimento como uma boa opção.

2022 já tem vários eventos de negócios programados pelo Brasil. Pesquise o que vai acontecer na sua cidade e se prepare para aprender mais e tirar sua empresa do papel!

Comentários