Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar na Guia MEI? Se você é um Micro Empreendedor Individual, com certeza sim. Em resumo, trata-se de um documento utilizado para recolher todos os impostos que o micro empreendedor precisa pagar, em um único boleto, mensalmente.

Mas e se você esquecer de pagá-lo? Pagar mesmo atrasada, é possível? Sim, é possível e vamos te explicar como! Acompanhe o nosso artigo e saiba mais!

A guia MEI é um boleto de recolhimento dos tributos de MEI, que precisa ser pago todo mês.

O que é MEI?

MEI é uma sigla que significa Micro Empreendedor Individual. E Micro Empreendedor Individual são as pessoas que trabalham em seus próprios negócios, que costumam ser negócios pequenos. Esses empreendedores também são popularmente conhecidos como profissionais autônomos, ou seja, pessoas que trabalham “por conta” em seu próprio negócio.

Em 2009 o governo criou o cadastro de MEI para que esses empreendedores de pequeno porte pudessem legalizar as suas atividades através do pagando de pequenas taxas tributárias, e forma que também se tornassem beneficiários da Previdência Social.

Desde a criação do cadastro, mais de 6 milhões de empreendedores informais legalizaram os seus negócios.

O que é guia MEI?

A guia MEI também é conhecida como DAS MEI, e se trata de um documento emitido para pagamento da tributação mensal do Micro Empreendedor Individual. A sigla DAS MEI significa Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual.

O MEI é, portanto, um boleto que é emitido com a taxa certa que o empreendedor precisa pagar, enquanto as empresas que não são MEI precisam calcular os impostos mensalmente para pagá-los. O MEI paga apenas o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços), dependendo de sua atividade.

Guia MEI – Pagar mesmo atrasada

Tem como? Sim! E deve ser paga, mesmo atrasada. Pois, se não pagar, o micro empreendedor não estará em dia com as suas obrigações fiscais.

Para pagar a guia você precisa emiti-la no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/. Informando alguns dados como o número do CNPJ do seu empreendimento, você conseguirá ter acesso à funcionalidade de emissão.

Powered by Rock Convert

Veja um passo a passo para emitir as guias pendentes para pagamento:

  1. Acesse o portal http://www.portaldoempreendedor.gov.br/;
  2. Clique no link “MEI – Micro Empreendedor Individual” ao lado esquerdo da página;
  3. Em seguida clique em “Carnê MEI – DAS”;
  4. Clique em “Emitir guia de pagamento” na nova página que abrir. Você será redirecionado para o site da Receita da Fazenda;
  5. Informe o número do CNPJ da sua empresa e os caracteres solicitados. Clique em “Continuar”;
  6. Abrirá uma tela com os dados da sua empresa e a aba “Emitir guia de pagamento DAS”;
  7. Selecione o ano e clique em “Continuar”.

Todos os boletos que estiverem pendentes aparecerão. Você pode imprimir os boletos individualmente ou gerar todos de uma vez. Depois, é só pagar direto em uma agência bancária ou no internet banking do seu banco.

Não se preocupe quanto aos cálculos de taxas e juros, pois, o sistema já faz tudo isso automaticamente e os valores dos boletos gerados são atualizados.

Por que é importante pagar a guia MEI em dia?

Se não pagar a guia MEI em dia, o empreendedor corre o risco de perder o direito de acesso aos benefícios da Previdência Social, que não são poucos. Esses benefícios são muito importantes para facilitar a vida do empreendedor, e também, para zelar pela qualidade de vida atual e no futuro.

Alguns benefícios são:

  • Os recolhimentos dos impostos através da guia contribuem para a aposentadoria do empreendedor;
  • O empreendedor tem o direito de receber, além da aposentadoria (após a contribuição pelo tempo determinado e também o alcance da idade determinada), auxílio doença e aposentadoria por invalidez. No entanto, para ter direito a esse benefício, é preciso contribuir por no mínimo 12 meses;
  • O salário-maternidade também é um benefício para a mulher legalizada como MEI, ou mesma para a sua funcionária.

Outro ponto importante é que pendências no pagamento da guia podem contar no seu histórico de MEI, e atrapalhar a emissão do seu certificado MEI.

A pendência nos pagamentos da guia MEI podem prejudicar o micro empreendedor.

Fique com as contas em dia!

Sabendo que pagar a guia atrasada é possível, você pode manter as suas contas em dia mesmo que tenha acabado se esquecendo dessa conta. Além disso, é muito importante manter o pagamento regularizado, para que você não perca os seus direitos de MEI.

Por isso, previna-se para não esquecer de pagar a guia MEI mensalmente, colocando lembretes no seu celular ou mesmo no seu computador ou agenda, para que alguns dias antes do vencimento, você se lembre que há esse pagamento nos próximos dias.

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões sobre o que achou do conteúdo. Você já esqueceu de pagar a guia MEI alguma vez? Foi tranquilo para pagá-la depois de vencida? Conte aqui nos comentários!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares