Powered by Rock Convert

Muito se fala sobre a questão dos juros. Cada vez mais, principalmente em época de crise financeira, é comum ver discussões sobre as variações das taxas de juros. Mas o que isso significa, de maneira simples? Neste artigo, vamos explicar sobre juros e também situações em que vale a pena pagar por eles.

O que são Juros?

Basicamente, juros são as taxas cobradas quando o consumidor pega um empréstimo. A maneira mais famosa de juros são as taxas cobradas pelas lojas em compras parceladas. É muito comum que esse tipo de compra venha acompanhada de algum tipo de juros, seja baixo ou alto.

Por isso, é muito difícil fugir dos juros quando a intenção é comprar algum bem de maior valor ou mesmo fazer um investimento. Pensando nisso, é importante saber em quais situações de fato vale a pena pagar juros.

O pagamento de juros é quase inevitável em compras parceladas

Quando vale a pena pagar juros?

Quando falamos de juros, é importante ressaltar que, sempre que possível, devemos negociar o valor do produto ou serviço com a loja para que o dinheiro possa render. Por isso, separamos algumas dicas rápidas que podem te ajudar nesse processo de negociação.

Pergunte o preço à vista, mesmo se não puder pagar

Assim, o consumidor descobre se há juros no produto e pode calcular qual seria o valor. Dependendo do desconto à vista, pode ser possível até mesmo comprar mais produtos.

Powered by Rock Convert

Negocie o valor parcelado, pois a loja pode ter condições melhores

Mesmo que no ato da compra o consumidor julgue que a oferta está boa pelas condições de parcelamento, vale a pena tentar negociar por condições ainda melhores. Muitas vezes, as lojas não exibem todas as opções de parcelamento possíveis, por isso é importante conversar com o vendedor.

Compare com outras lojas

É importante pesquisar em no mínimo três lojas diferentes antes de efetuar a compra, e negociar as melhores condições à vista e a prazo. Além disso, compare o melhor preço obtido através do parcelamento com o melhor desconto à vista.

Também vale a pena ficar atento nos supermercados que possuem cartões próprios. Nesses casos, é provável que as lojas ofereçam melhores condições de parcelamento, como juros menores ou até mesmo nenhuma taxa de juros.

É importante saber negociar e entender quando vale a pena pagar juros

Outra dica é o fato de que nem sempre o supermercado que oferece as melhores condições de pagamento tem os produtos mais baratos.

Em suma, o que é importante para o consumidor é ter informação. Antes de comprar, busque os melhores produtos e as melhores lojas e não deixe de negociar.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique a vontade para contar suas experiências ou apenas deixar um comentário abaixo. E não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.

Powered by Rock Convert

Comentários