Se você conhece ou fala sobre o mercado financeiro, acredito que já tenha escutado o termo “investidor qualificado”. Mas é provável que você também tenha se perguntado o que é, o que faz e como se tornar um investidor qualificado.
É isso que vamos te explicar nessa matéria, confira com detalhes!
O que é investidor?
O investidor é aquela pessoa que pega seus recursos financeiros e aplica na compra de ativos, sendo renda fixa ou renda variável. Isso não importa, mas quando se trata de renda fixa é comum encontrar três categorias.
- Pós-fixado;
- Pré-fixado;
- Híbrido.
No investimento pós-fixado, você basicamente pega seu dinheiro e calcula com juros futuros, mesmo não sendo um investidor qualificado.
Da mesma maneira, o pré-fixado você faz um processo parecido, mas calcula o juros atual para o futuro. Então, esse investimento permite que você saiba já no momento de aplicação quando o seu dinheiro irá render até a data de vencimento do investimento.
E por último, o híbrido é quando você junta as duas categorias com um pouco de cada categoria.
Do outro lado, quanto ao investidor em renda variável é quando você investe ações, fundos de investimentos, fundos imobiliários e dentre outros.
O que é um investidor qualificado?
Já o investidor qualificado é aquela pessoa física ou jurídica que possui mais de 1 milhão de reais em investimentos no mercado financeiro, seja através da renda fixa ou variável. Entretanto, essa condição precisa ser documentada e atestada por escrito.
Então, de acordo com o título, para se tornar um investidor qualificado é basicamente você ter 1 milhão de reais. Simples, Não?
Estou apenas brincando, há uma outra maneira de se tornar um investidor qualificado por meio de certificações, como:
- Possuindo certificações CEA: Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento;
- Se tornando Investidor Profissional: Categoricamente, estão uma categoria acima do investido qualificado;
- Clubes de Investimentos: normalmente são geridos por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados.
Dessa maneira, é possível ser tornar um investidor qualificado através de vários métodos. E esse requisito serve para garantir que o investidor tenha o entendimento técnico e financeiro para os investimentos restritos do mercado.
E caso queira conferir mais sobre o assunto, como, perfis de investidores, quais vantagens e porque essa qualificação é boa, basta acessar clicando aqui!
Sobre o Autor
Gabriel Tavares
Graduando em Ciências Econômicas, entusiasta sobre o mercado financeiro e tecnologia.
Comentários