A recorrência tem ganhado cada vez mais espaço pela praticidade que promove para o lojista e para o cliente. Ela tem sido encaixada em diversos meios de pagamento online – o que nos leva a receber pagamento por cartão de crédito.
O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais expressivos no Brasil. Segundo dados do Banco Central, ao final de 2019, haviam cerca de 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de débito ativos.
Adotar a recorrência no pagamento por cartão de crédito é combinar a praticidade com um meio de pagamento online bastante usado. Como isso é feito? Veja agora!
Afinal, o que é pagamento recorrente no cartão de crédito?
“O modelo de recorrência é uma opção mais moderna para a sua loja, se encaixando com o perfil do público predominante no meio online.”
A cobrança recorrente se trata de um modelo de pagamento bastante comum no meio digital. Nela, o cliente contrata o serviço por um determinado período de tempo, realizando pagamentos recorrentes para manter esse serviço.
Esses pagamentos podem ser feitos por boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito. Essas duas últimas formas são umas das mais usadas no Brasil, como os dados do Banco Central deixaram bastante claro.
Elas fornecem duas modalidades de recorrência: crédito recorrente e débito recorrente.
O que é o débito recorrente e o crédito recorrente?
A cobrança recorrente é realizada de maneira automática, periódica e dentro de um estilo (plano, mensalidade ou assinatura). Se for um débito recorrente, o valor é debitado da conta do cliente na data escolhida dentro do período.
Ex: o valor anual de uma assinatura é R$ 1200. Todo mês será debitado R$ 100 da conta.
Agora, se for um crédito recorrente, a cobrança é realizada na fatura do cartão, consumindo apenas uma parte do limite.
Ex: o valor anual de uma assinatura é R$ 2000. Todo mês vai cair na fatura o valor de R$ 166,67.
Ambas as opções funcionam muito bem no sistema de cobrança recorrente!
Como receber o pagamento do cartão de crédito como empresa?
Para entender como o pagamento recorrente no cartão de crédito acontece para as empresas, é necessário conhecer os personagens da transação. Os principais são:
- Adquirentes: a adquirente é quem processa a compra realizada pelo cartão de crédito, se responsabilizando por toda a operação
- Bandeiras: a bandeira se trata da marca responsável pelo cartão de crédito. Os principais nomes no mercado são a Visa, MasterCard, Elo, American Express, Diners, entre outros
- Gateway: o gateway de pagamento se trata do provedor de serviço que reúne os meios de pagamento online numa única interface. Isso facilita a integração deles na página do seu site
- ERP ou sistema de gestão: a gestão financeira proporcionada pelo ERP é essencial para gerir todas as cobranças que você gera!
Como adotar o sistema de cobrança recorrente na sua empresa?
Para que possa utilizar do pagamento recorrente no cartão de crédito, é necessário ter um mecanismo de pagamento. Os principais são o gateway de pagamento e o intermediador.
O primeiro é a opção mais indicada, pois traz uma maior liberdade na escolha de adquirentes. Você pode negociar as taxas por venda e os pagamentos caem mais rapidamente na sua conta.
Como é o pagamento recorrente para a sua empresa?
O primeiro passo do pagamento recorrente no cartão de crédito é o cadastro do cliente, com nome, CPF/CNPJ e e-mail. Depois, vem o cadastro da cobrança, com valor, periodicidade, data de vencimento e o número do cartão.
Com apenas esses dois passos, a cobrança será realizada de maneira automática na fatura do cartão de crédito ou na conta do cartão de débito. E através da plataforma de pagamento recorrente, você pode gerir todas as cobranças.
Quais são as vantagens do sistema de cobrança recorrente no cartão de crédito?
O sistema de cobrança recorrente é benéfico para os dois lados da moeda na internet: para o consumidor e para o lojista. Sua principal vantagem é a praticidade que garante, pois se trata de uma cobrança automática.
Mas há ainda muitas outras que podem ser vistas ao receber pagamento por cartão de crédito. Veja a seguir algumas delas!
Quais são as vantagens para a sua empresa?
A primeira vantagem já foi citada: se trata de uma cobrança automática. Com isso, não há a preocupação de enviar cada cobrança para cada cliente. Isso também diminui o risco de inadimplência, pois a cobrança cai direto na fatura do cartão.
Com isso, é gerada a previsibilidade na receita, pois todo mês (ou outro período) o valor é recebido por sua empresa. Dessa forma, é possível ter um melhor controle de estoque e também uma melhor tomada de decisão.
Por fim, a cobrança recorrente é vantajosa no cartão de crédito por ser o meio de pagamento online mais popular!
Quais são as vantagens para o consumidor?
A primeira vantagem é a mesma: a cobrança é automática, o que evita o esquecimento do consumidor. Além disso, a cobrança é por mês, não parcelada, o que compromete menos o limite do cartão de crédito
Por fim, há maior segurança, pois os dados são armazenados com mecanismos de segurança na plataforma de pagamento recorrente.
Com essas funcionalidades, é possível receber pagamento por cartão de crédito da maneira mais confiável. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente.
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