Powered by Rock Convert

Muitas pessoas não sabem como funciona uma consultoria financeira pessoal. Bem, na verdade muitas pessoas nem sabem que isso existe. Por isso, trouxemos essa matéria explicativa para você!

Estudos apontam que o endividamento da população tem aumentado. Deve ser levado em consideração que infelizmente o desemprego tem sido fator determinante para essa situação, mas não podemos deixar de lado as pesquisas que apontam a quantidade imensa de pessoas que se endividam no cartão de crédito.

Isso demonstra que é de suma importância possuir um planejamento financeiro adequado e controlar seus gastos, de modo a garantir reservas emergenciais, e também investimentos que possibilitem rendas extras no futuro, ou até mesmo a conclusão de projetos pessoais ou da sua família.

O problema, porém, é que muitas vezes é bem difícil conseguir fazer esse planejamento financeiro sozinho, seja por falta de tempo ou principalmente pelo fato de que, finanças se trata de um assunto difícil para a grande maioria das pessoas.

Para assuntos que não dominamos, como finanças, é imprescindível contar com ajuda profissional para tratá-los.

A importância de manter uma gestão financeira

A saúde financeira é determinante para uma vida equilibrada e tranquila. Pois, quando há problemas financeiros, é fato que todo o restante da vida acaba ficando abalado. Por isso, é indispensável ter toda consciência na hora de gastar, e também, sempre estar consciente da importância de economizar para poder gerar saldo para investir no futuro.

Como funciona uma consultoria financeira pessoal

Como finanças costumam ser um tema mais fácil de compreender e aplicar suas técnicas para quem trabalha com o assunto, muitas vezes é indispensável contar com ajuda profissional para dar uma mãozinha nos investimentos e no controle financeiro. As consultorias financeiras trabalham para apoiar a análise, o planejamento e mesmo traçar estratégias financeiras adequadas para finanças empresariais e mesmo pessoais. A consultoria financeira pessoal atua em duas áreas, que são pessoal ou familiar, e de investimentos.

  • Consultoria financeira pessoal ou familiar: nesse caso, o consultor atua para apoiar a organização financeira sua ou da sua família, visando estratégias que favoreçam o equilíbrio financeiro, baseado na situação financeira atual sua ou da sua família. No geral, os consultores trabalham 6 áreas das financeiras, que são:
    • Gestão financeira: o consultor mapeia as finanças para identificar ajustes necessários, e estratégias para serem adotadas. Além disso, os seus objetivos financeiros precisam ser definidos aqui.
    • Gestão de investimento: são analisados as melhores formas de investir o seu dinheiro com sucesso, conforme o momento de vida de suas finanças, e as estratégias de sua preferência.
    • Planejamento de aposentadoria: é indispensável pensar e planejar a sua aposentadoria, para garantir tranquilidade e estabilidade futura. Nesse ponto, o consultor irá apoiá-lo com essa meta.
    • Planejamento sucessório: planejar e organizar a herança da família pode parecer precoce, e até bobagem, mas ao contrário do que pensar, esse ponto é muito importante, e o consultor irá apoiá-lo com esse planejamento.
  • Planejamento tributário: a questão tributária costuma ser uma das mais complicadas de se entender e controlar, por isso, é indispensável a ajuda profissional nesse caso, para que tudo seja feito corretamente e não haja surpresas desagradáveis com a Receita Federal.
  • Gestão de riscos: analisar e gerenciar os riscos aos quais as suas finanças podem estar expostas, também é fundamental. E  para identificá-los, ninguém melhor do que um profissional especialista no assunto.
  • Consultoria financeira de investimentos: essa parte da consultoria financeira determina um aspecto importantíssimo da sua qualidade de vida financeira. Afinal, são os investimentos que proporcionam estabilidade e tranquilidade futura, sendo fatores fundamentais para garantir que no futuro você e sua família tenham uma renda para contar.

Por isso, o consultor atua nessa área, buscando as melhores opções de investimentos, que se enquadrem na sua realidade financeira, traçando objetivos para que cada vez mais você possa direcionar suas finanças para essa estratégia. Além disso, é nesse momento que ele define qual é o seu perfil de investidor, e te ensina como atuar na área de investimentos, de acordo com o seu perfil.

Cuidados necessários

Lembre-se sempre de escolher uma consultoria financeira de confiança, inclusive, procurando por referências de pessoas que já contrataram os serviços da mesma. Pois, quando se trata de nosso dinheiro, todo cuidado é pouco, visto que hoje em dia os golpes têm sido muito comuns.

Portanto, fique atento e confie somente em consultorias sérias e que tenha experiência com esse tipo de trabalho.

A consultoria financeira pessoal poderá te fornecer informações cruciais para apoiar um planejamento adequado à sua necessidade.

Conclusão

Interessante e ao mesmo tempo importantíssimo saber o quanto é indispensável manter uma boa gestão financeira, não é mesmo? Agora que você já sabe como funciona uma consultoria financeira pessoal, fique atento a essa necessidade e tenha a saúde financeira mais adequada para você e sua família.

Não se esqueça de deixar aqui os seus comentários e opiniões sobre o artigo e também, compartilhe conosco sobre como é a sua gestão financeira, e se você já contou com alguma consultoria financeira pessoal.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares