Powered by Rock Convert

Hoje, aqui no Juros Baixos, falaremos sobre dívidas! Isso mesmo, algo relativamente corriqueiro, mas que ninguém gostaria de ter, certo? De fato, é muito importante não se endividar, mas como já explicamos aqui no blog do Juros Baixos, existem maneiras melhores de entrar nessa “fria”.

Caso você ainda não tenha lido, clique aqui e veja o post, ou aqui, para ver o infográfico.

Números do endividamento das famílias brasileiras

Bom, agora vamos ao endividamento das famílias brasileiras:

Fonte: MSAD e REF

No gráfico acima, pode-se perceber que mais de 40% da população esteve endividada nos períodos mostrados nos gráficos (2016 e 2017). Porém, este número cai para a casa dos 25% quando NÃO contamos famílias que possuem financiamento imobiliário. O que quer dizer que grande parte da população está utilizando seus recursos em prol de um imóvel. Seja ele a casa própria, tão sonhada por tanta gente, ou mesmo outros imóveis, para investimentos e afins. Ou seja, cerca de 20-25% da população só está endividada por conta dos financiamentos imobiliários.

Agora mostraremos um gráfico relacionado ao comprometimento de renda dessas famílias, também em porcentagem:

Números do Comprometimento de Renda:

Fonte: MSAD e REF

Outro dado interessante que podemos avaliar de acordo com o gráfico é que durante esse mesmo período, cerca de 22% da renda dessas famílias estava comprometida com as dívidas, ao passo que as famílias que não mantiveram financiamentos de imóveis comprometeram aproximadamente 20% de suas rendas. De acordo com esta informação, percebe-se que grande parte das famílias que realizam financiamento imobiliário não comprometem muito de sua renda para isso.

Mas as dívidas estão caindo

No entanto, comparando os períodos dos anos de 2016 e 2017, fica claro que a quantidade de famílias endividadas caiu, aproximadamente, 2% (para famílias com e sem financiamento de imóveis). E também nota-se que o comprometimento de renda caiu em torno de 0.8% de um ano para o outro (de janeiro a maio).

Conclusão

Sendo assim, acredita-se que a população está se conscientizando cada vez mais, e utilizando melhor seus recursos. E é justamente para isso que nós, do Juros Baixos, estamos aqui! Queremos que vocês saibam a melhor maneira de utilizar seu dinheiro. Por isso fornecemos um portal de Educação Financeira, e também encontramos opções de empréstimos que são ideais para você. Nós comparamos diversas taxas do mercado, inclusive de Fintechs. Sinta-se à vontade para utilizar nossos serviços e compartilhar as informações encontradas aqui.

Foi um prazer! Até a próxima.

Powered by Rock Convert
Author

Publicitário focado em Marketing formado pelo Mackenzie - SP. Linkbuilder e professor de inglês em horas vagas. Também produz infográficos e conteúdos imagéticos.

Escrever comentário

Shares