Powered by Rock Convert

Atualmente, são inúmeros os tipos de fraudes que podem ser cometidos em operações de crédito. Cartões de crédito e empréstimos são as linhas de crédito com mais reclamações de fraudes, isso porque os fraudadores inventam a cada dia uma nova forma de aplicar o golpe contra o consumidor. Para evitar esses problemas, é preciso estar sempre atento aos sinais do que é ou não é um golpe.

Embora alguns sinais sejam característicos de fraude, como é o caso do “empréstimo fácil”, ou ainda do “empréstimo que não consulta o SPC e Serasa”, muitas pessoas ainda caem nesses golpes por não estarem preparadas para enfrentar esse tipo de fraude. Confira a seguir o que você pode fazer para evitar ter uma fraude em um empréstimo pessoal:

Cuidado com informações pessoais

Muitas vezes ao navegar pela internet nos deparamos com algumas abas para “atualizar” ou ainda “confirmar” documentos e informações pessoais. Esse pedido muitas vezes confunde quem deseja adquirir um empréstimo pessoal, fazendo com que a pessoa forneça informações como números de documentos, informações bancárias e outras informações pessoais.

Além disso, algumas vezes os pedidos para atualizar ou confirmar informações são enviados por e-mail utilizando uma falsa imagem de uma empresa especializada em crédito. Esse tipo de fraude ainda se estende e pode chegar ao telefone, onde o fraudador solicita que a pessoa informe número de documentos, conta bancária, entre outras informações.

Para se proteger contra essa fraude, fique sempre atento aos pedidos que você recebe e nunca forneça informações pessoais para sites, e-mails ou telefonemas que você achar suspeito.

Normalmente, empresas sérias que atuam com empréstimo pessoal não solicitam informações pessoais de forma duvidosa, tudo é feito no próprio site ou na agência física. Entenda mais sobre o Empréstimo Pessoal, leia:

Desconfie antes de assinar um contrato

Sabe aquela velha história que diz o seguinte: “é bom demais para ser verdade”? Pois é, na maioria das vezes essa é a realidade. Se você encontrou juros mais baixos que o normal, nenhum tipo de burocracia ou crédito sem consulta, desconfie. Os golpes mais aplicados em empréstimo pessoal são acompanhados de falsas promessas e descontos.

Confira seus extratos bancários e operações de crédito

Mesmo não fornecendo nenhuma informação pessoal em situações suspeitas, ainda há chances de que seu nome tenha sido fraudado em alguma operação de crédito. Isso acontece porque os fraudadores conseguem adquirir informações pessoais através de informações cruzadas, como em sites clonados.

Contudo, esse golpe pode ser observado facilmente caso você mantenha controle sobre suas contas bancárias e suas operações de crédito nos últimos dias. Para isso você só precisará consultar seu extrato bancário cerca de duas vezes por semana, a fim de concluir que nada lhe foi tirado sem que você percebesse.

Já em relação a aquisição de crédito, o melhor é sempre conferir listas com nomes de inadimplentes, como é o caso do SPC e Serasa, e conferir no site da Serasa Experian em que número está o seu Score Credit. Além disso, é importante lembrar que no caso dos pensionistas, aposentados e servidores públicos, é preciso conferir o detalhamento de crédito de sua conta bancária para identificar qualquer tipo de empréstimo que não tenha sido autorizado por você.

A Regularização das Fintechs de Crédito

Lista de fintechs, financeiras e bancos que escrevemos para você perder suas dúvidas e poder escolher com ainda mais confiança! Leia:

No dia 26 de abril de 2018, o Conselho Monetário Nacional anunciou a aprovação de resoluções que permitem que as novas empresas do ramo de tecnologia financeira (as chamadas fintechs) operem de forma mais independente.

O que se espera é que a regulamentação promova um aumento das ofertas de serviços de crédito no âmbito digital e, com a maior competição frente aos bancos e financeiras tradicionais, uma queda nas altas taxas de juros para empréstimos e financiamentos no Brasil.

No entanto, essa medida gera o desafio de fazer a população interagir de forma saudável com as novas tecnologias em finanças. Devemos lembrar o número de fraudes e golpes que acontecem diariamente com os consumidores e uma expansão como essa exige cuidado redobrado.

É muito importante a pesquisa antes de fazer operações de crédito e nunca se esquecer de fazer simulações antes de fechar negócio. E se quiser saber mais e entender mais profundamente todos os fatores e impactos das fintechs, confere esse texto.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares