Powered by Rock Convert

Os servidores públicos são funcionários que seguem um regime de trabalho diferenciado em alguns aspectos. Uma dessas diferenças está relacionada com o pedido de empréstimo, que segue de forma especial em comparação com trabalhadores de outros setores. Ao compararmos as taxas de juros aplicadas em empréstimos para funcionários comuns com o empréstimo para servidores públicos, geralmente o segundo segue com juros mais baixos.

Como é definido o empréstimo para funcionários públicos?

O nome dado para essa modalidade de empréstimo é empréstimo consignado. Esse tipo de empréstimo é muito importante para os funcionários ligados ao setor público municipal, estadual e federal. A melhor definição de empréstimo para funcionários do setor público é o empréstimo consignado. Nesta modalidade de empréstimo o valor das prestações com juros incluídos são descontadas diretamente da folha de pagamento do requerente.

Os prazos e as taxas de juros em contratos de empréstimos consignados fogem da realidade dos juros praticados no Brasil. É claro que isso é devido a segurança da operação, pois um funcionário público tem mais estabilidade no mercado de trabalho do que um trabalhador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) comum.

Mas é importante lembrar que um funcionário público pode tomar empréstimo de outras formas, como movimentar o cheque especial disponível em sua conta ou procurar instituições financeiras para outros tipos de empréstimos. Os juros contidos no empréstimo para servidores públicos é definido pelo Conselho Nacional de Previdência.

Quais são os servidores públicos que podem solicitar empréstimo?

Os funcionários públicos de um modo geral irão encontrar uma linha de crédito disponível com características especiais em comparação com trabalhadores do setor privado. Para ficar bem detalhado, podemos dizer que os Servidores Municipais, Estaduais e Federais, Servidores Civis, funcionários de todos os Órgãos Públicos e membros do Exército, Marinha ou Aeronáutica, são servidores públicos que podem tomar empréstimo com facilidade.

Documentos necessários para o empréstimo

O servidor público interessado em fazer um empréstimo deverá estar munido de CPF, RG, comprovante de renda junto a um extrato bancário recente e comprovante de endereço. É importante lembrar que o valor do empréstimo consignado deverá ser proporcional a pagamentos mensais que não irão exceder 30% do valor do salário líquido do funcionário. Ou seja, cada prestação deste empréstimo não pode ser maior que 30% do salário líquido do requerente.

Respeitando a regra dos 30% do salário líquido, cada servidor público pode fazer mais de um empréstimo consignado em instituições diferentes caso todas as parcelas de cada empréstimo somadas fiquem abaixo deste percentual estipulado. É importante ressaltar que o empréstimo consignado é algo rápido e sem burocracias devido a segurança que a instituição tem no recebimento das parcelas.

Também é muito importante que o CPF da pessoa que irá fazer a solicitação do empréstimo esteja em dia e ativo. Os dados da conta para onde o valor do empréstimo será transferido deverá ser da pessoa que está solicitando o empréstimo. O requerente do empréstimo também deverá passar por uma análise rápida e receber a resposta em minutos se o empréstimo foi ou não aprovado.

Por que um servidor público deve solicitar um empréstimo consignado?

Dentre as diversas linhas de crédito existente no Brasil, o empréstimo consignado é o que oferece as melhores condições de juros do mercado. O empréstimo para servidores públicos vem acompanhado de um serviço de qualidade, rápido, sem a canseira que a burocracia de outros tipos de empréstimo oferecem.

O valor do empréstimo tende a cair na conta do funcionário público logo após ser aprovado, podendo variar de algumas horas até 3 dias. Isso vai depender da instituição financeira onde o solicitante do empréstimo firmou um contrato. Mas de um modo geral, essa acaba sendo uma grande saída em situações de emergência, pois ela fica disponível o mais rápido possível.

Em algumas ocasiões, o pagamento de servidores públicos pode sofrer atrasos que irão prejudicar o orçamento familiar deste funcionário. Uma alternativa mediante a um atraso estendido de pagamento por conta do governo é a tomada de um empréstimo consignado. Assim que o pagamento dos salários atrasados são normalizados, o empréstimo deverá ser descontado respeitando o limite dos 30% do salário líquido do funcionário.

Taxa de juros em empréstimo para servidores públicos

As taxas de juros aplicadas nas diferentes modalidades de empréstimos variam conforme a instituição financeira e a linha de crédito oferecida. De acordo com o Conselho Nacional de Previdência, a taxa de juros aplicada em empréstimos voltados para os servidores públicos passou de 2,20% para 2,08% no final de 2018.

O número de parcelas para este tipo de empréstimo pode chegar até 96 parcelas, mas o prazo é definido por cada instituição financeira. Existem linhas de crédito para funcionários do setor privado que podem alcançar taxas de juros simples de quase 100%. Ou seja, o requerente faz o empréstimo de uma quantia em dinheiro e acaba pagando no final do contrato o dobro do valor emprestado.

Isso sem contar que parcelas atrasadas geram juros compostos que poderão elevar ainda mais o percentual de retorno ao banco ou instituição financeira responsável pelo empréstimo. Fique sempre atento em relação a isso e não deixe de se informar sobre as taxas de juros antes de entrar em um empréstimo.

Pontos positivos do empréstimo para funcionário público

O empréstimo para servidores públicos é acompanhado de diversas vantagens e melhores condições.

Rápido e sem burocracia – Devido ao fato de que as parcelas já são descontada em folha de pagamento, fazer a solicitação de um empréstimo consignado é muito simples e rápido.

Confiança – Mesmo que o requerente do empréstimo tenha alguma restrição atrelada ao seu CPF, o empréstimo tem um grande percentual de chance de ser aprovado;

Sem Consulta – Não são feitas consultas no SPC/Serasa quando o solicitante do empréstimo é um funcionário público. Além disso, não é necessário a presença de um fiador, avalista ou qualquer outra forma de garantia na hora de contratar um empréstimo consignado;

Prático – Os maiores bancos e instituições financeiras em operações no Brasil dispõem de uma linha de crédito especial para servidores públicos;

Prazos estendidos – Os prazos oferecidos para o pagamento das parcelas são maiores e com valor fixado;

Menores taxas de juros – Essa é sem dúvida a maior vantagem de um empréstimo para funcionário público, sendo a modalidade de empréstimo com as menores taxas de juros do mercado.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares