Primeiro de tudo: qual a diferença entre empréstimo ou financiamento?

Experimente também nossa nova função, AudioTexto, facilitando o seu dia a dia.

Tanto o financiamento quanto o empréstimo são um contrato entre você e um banco, em que você recebe um valor agora e promete pagar ao banco no futuro, acrescido de juros. O número deparcelas e os juros são combinados logo antes de vocêassinar ocontrato.

A diferença é:

  • empréstimo: o valor obtido não tem destino específico (pode ser usado como você quiser).
  • financiamento: o valor obtido tem destino específico (geralmente a compra de um imóvel, carro, moto, caminhão, barco, trator…).

Como ofinanciamento tem finalidadedefinida (comprar um imóvel ou veículo), isso diminui muito o risco do banco, que no pior dos casos, terá o bem que você comproucomo garantia em caso de não pagamento. Além disso, aosaber a destinação do seu dinheiro, ele terá mais certeza sobre seu perfil de consumo (e assim poderá analisar melhor a suacapacidade de pagar dívidas).

Com isso, os juros para você diminuem muito no financiamento! Dessa forma, quase sempre, o financiamento é a melhor opção (pois apresenta juros mais baixos para você).

O que se dá para fazer com empréstimo?

Como o serviço do empréstimo não tem destino específico, ele pode servir para qualquer coisa como (é pago um juros pelo serviço):

  • Pagar o cartão de crédito
  • Pagar o cheque especial
  • Quitar dívidas
  • Comprar bens
  • Investir

E o financiamento?

A principal diferença é a necessidade de apresentar informações sobre o produto ou serviço para servir de garantia para a instituição.

Ok, mas afinal de contas, como decidir qual o melhor?

A decisão é simples: taxa de juros!

Essa é a principal informação que você tem que verificar para fazer sua decisão.

Segundo os dados dejulho de 2016 do relatório de crédito do Banco Central do Brasil, as taxas de juros médias para financiamento de automóveis e do empréstimo consignado foram:

Aquisição de Veículos (Financiamento): 26%

Crédito pessoal consignado para servidores públicos: 27,3%

Esses são valores médios. Ou seja, como eles variam e são bem próximos, issonão garante que o financiamento seja sempre mais barato que o crédito consignado.

Então é isso:

  1. Confira a Taxa de Juros e o Custo Efetivo Total dentre as opções que você tem.
  2. Escolha a menor!

Pra fechar

Se você quer comprar um veículo, o financiamento quase sempre é mais barato, e uma boa conversa na concessionária pode te ajudar a baratear ainda mais essas taxas.

Mas de qualquer modo, nunca deixe de compararessas quatro opções de créditobarato:

  • empréstimo pessoal com imóvel em garantia (hipoteca)
  • empréstimo pessoal com veículo em garantia (refinanciamento de veículo)
  • empréstimoconsignado
  • financiamento

E para ter uma noção das taxas de juros do mercado (para saber o que é caro e o que é barato), use o nosso simulador de empréstimos:

Clique aqui e acesse o jurosbaixos.com.br

Curtiu a dica de hoje? Curta nossa página no facebook e receba as atualizações:

Clica aqui esegue a gente no facebook!

Um abraço e até a próxima!

Author

Economista pela FGV-RJ e assessor de investimentos certificado pela ANBIMA (CPA-20). Apaixonado por educação financeira e microfinanças, é cofundador do Juros Baixos, site de comparação de crédito e portal de educação financeira.

Escrever comentário