Para quem precisa de dinheiro em um curto período de tempo de maneira ágil e simples, seja para quitar uma dívida ou para uma emergência financeira, quando utilizado adequadamente, o empréstimo pessoal online pode ser uma boa alternativa. Embora seja um meio rápido e efetivo, é necessário redobrar a atenção e os cuidados na hora de realizar esse tipo de  procedimento.

Opções seguras de Empréstimo Online

Todas as opções listadas abaixo, são de sites confiáveis, e nenhum deles pedem taxas adiantadas para liberar um empréstimo. As taxas apresentadas são de juros médios, e podem ser menores ou maiores, dependendo da análise do seu score de crédito:

  • Empréstimo com Veículo em Garantia
  • Empréstimo com Imóvel em Garantia
  • Empréstimo a Juros Baixos, sem garantia, mas necessita de alto score
  • Empréstimo de Emergência, sem garantia, rápido, mas juros são altos
  • Financiamento Imobiliário
  • Crédito para Empresas
Nexoos

Nexoos

2,00 % ao mês

26,82 % ao ano

Empréstimo online agora!
Biva

Biva

2,10 % ao mês

28,32 % ao ano

Empréstimo online agora!
BizCapital

BizCapital

2,91 % ao mês

41,09 % ao ano

Empréstimo online agora!

Afinal, empréstimo online é seguro?

Sim!

Se você estiver em dúvida quanto a legitimidade de alguma instituição de crédito, faça pesquisa e busque referências antes de fechar negócios. Existem sites que além de analisarem a veracidade de tais organizações, também oferecem serviços de comparação de taxas entre bancos. O site Juros Baixos é um ótimo – e seguro – exemplo disso.

Quando você está endividado e precisa de dinheiro rápido, é fácil ficar desesperado e baixar a guarda. Procure ser cético sobre qualquer oferta de empréstimo pessoal que você recebe, independentemente de onde você encontrar o anúncio. Os fraudadores se esforçam para fazer os seus golpes parecem negócios profissionais e legítimos.

Nenhuma empresa séria solicita depósito para liberação de crédito! Nenhuma! Nunca confie em sites que exigem que você deposite “taxas de custeio”, ou que peça dados do cartão de crédito para “ter uma garantia”. São estelionatários.

No entanto, isso não significa que não há credores legítimos e respeitáveis ao redor que estão dispostos a fazer negócios com aqueles que têm um cenário de crédito menos favorável. As empresas sérias e confiáveis não sobrepõem a conveniência dos empréstimos à sua segurança financeira.

Quais os tipos de empréstimo online?

Há vários tipos de empréstimos no mercado, que variam de acordo com a quantia e destino do dinheiro, e com a própria pessoa que está solicitando o crédito (se é empregada, se possui alguma restrição de crédito, bem para deixar de garantia etc). Conheça alguns dos empréstimos online mais utilizados:

Quais os requisitos e documentação necessária para fazer um empréstimo online?

A gente recomenda que, após selecionar a modalidade de empréstimo mais indicada para o seu caso e a instituição que melhor cobre as suas necessidades, você consulte com a empresa as condições, pois pode variar um pouco de empresa para empresa.

Já avisamos que, no geral, os grandes bancos costumam ser mais exigentes em seus requisitos em relação a outras instituições. Os requisitos mais comuns são maioridade civil, documento de identidade e CPF, comprovantes de residência e renda e uma conta em banco.

Mas, então, como fazer empréstimo online?

Você precisa de um empréstimo. E você andou ouvindo que há no mercado a possibilidade de solicitar esse serviço do conforto da sua casa, sem precisar perder tempo em filas de bancos e financeiras.

Tudo que você precisa é de um computador e acesso à internet para fazer um empréstimo online. Veja um passo a passo de como fazer a solicitação do crédito de forma simples e rápida.

1) Simulação

As próprias instituições financeiras já disponibilizam simulações de empréstimos em seus sites para que você tenha uma noção do valor das parcelas de pagamento do crédito. No entanto, ao invés de acessar cada uma delas para saber os valores e decidir qual o mais em conta, você pode contar com sites simuladores, que reúnem diversas opções e as compara para você.

O Juros Baixos é um simulador de empréstimo completo, sem pegadinhas e transparente. Se quiser comparar seu empréstimo conosco, acesse aqui:

Clique aqui e compare taxas de juros entre vários bancos

2) Escolha seu empréstimo: muita atenção!

Se você está passando por uma situação financeira difícil deve agir com certa atenção. Não se esqueça de levar em consideração o custo-benefício do seu crédito a longo prazo, não apenas a agilidade em que o dinheiro entrará na sua conta.

Para ter uma noção real de quanto você estará pagando no empréstimo ou financiamento, não se esqueça de ver o Custo Efetivo Total (C.E.T.) da operação. Nele estão embutidas todas as taxas e tarifas do seu empréstimo.

Além disso, nunca se esqueça de verificar a procedência e confiabilidade da empresa que você está solicitando o crédito. Cuidado com os golpes!

3) Forma de pagamento

Você já escolheu o seu empréstimo, sabe que a empresa é confiável e está disposto(a) a pegar o crédito. Nesse caso, é preciso fazer uma análise do seu orçamento, considerando receitas e despesas, para saber o que você pode economizar sem afetar negativamente suas economias.

Planeje seu orçamento para o empréstimo com antecedência, para escolher a melhor data e quantias de parcelas que pretende pagar para quitar o crédito.

4) Documentação

Nesta etapa, é necessário se cadastrar no site da empresa e enviar os dados e documentos exigidos. Dessa forma, é possível que a instituição faça a avaliação do seu crédito e se o você atende aos requisitos necessários. Lembre-se: os requisitos e exigências podem variar de instituição para instituição.

5) Análise de crédito

Aqui o valor do empréstimo, forma de pagamento e sua documentação é analisada pela instituição. Essa análise pode demorar algumas horas ou semanas, varia de banco para banco. Quer entender como funciona uma análise de crédito? Explicamos neste conteúdo.

6) Dinheiro na conta!

No caso do seu crédito ser aprovado, o dinheiro é depositado em sua conta rapidamente.

Empréstimo online: sinais de alerta

Tudo o que envolve dinheiro causa um pouco de insegurança. Apesar de ser um sentimento natural, não deixe o medo te impedir de realizar um bom negócio. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de realizar um empréstimo.

1 – Credor que não está interessado em seu histórico de crédito: É muito estranho que uma instituição financeira não se preocupe com o seu histórico de crédito. Afinal de contas, ele dependerá justamente dos seus pagamentos futuros.

2 – Taxas antecipadas: Como citamos acima, este é um dos principais golpes. Credores legítimos não solicitarão nenhum pagamento antes de receber o seu empréstimo.

3 – Pressão para agir imediatamente: Seja para empréstimo online ou presencial, desconfie de quem quer que te oferecer o crédito, principalmente se ele estiver com muita pressa para “fechar um ótimo negócio”.

4 – Informação Pessoal: Nunca passe o seu número de cartão de crédito por telefone ou internet, a menos que esteja familiarizado com a empresa e saiba por que a informação está sendo solicitada.

5 – O credor evita dizer onde está: Se o corretor hesitar em te dizer a sua localização física ou demais dados da empresa, caso você solicite, tenha cuidado!

6 – Não tem registro no Banco Central ou não é correspondente bancário de um banco registrado: Antes de fazer negócios com qualquer credor, verifique se o responsável ou a empresa que ele diz representar estão registrados nas autoridades competentes. Consulte o CNPJ da instituição e confira as avaliações feitas pelos usuários no site do Reclame Aqui, assim ´é possível analisar o desempenho dos serviços oferecidos.

Os 2 golpes mais comuns ao fazer um empréstimo online

1 – Pagamento adiantado de taxas
Este é um dos golpes mais aplicados. Tudo gira em torno da tentativa de levá-lo a pagar uma taxa de antecedência, no momento da aprovação do empréstimo. Taxa de seguro, taxa de processamento ou três meses de pagamento antecipado: os nomes mudam, mas o golpe é o mesmo.

2 – Phishing
Essa é a prática usada por fraudadores quando fingem representar um negócio para induzi-lo a dar as suas informações pessoais. Às vezes, essas fraudes são feitas por personificações de sites de instituições financeiras renomadas. Outras vezes, eles gastam mais tempo construindo um site com aparência legítima, oferecendo-lhe um empréstimo. Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: obter a sua informação pessoal para se apropriar do seu dinheiro.

Como eu posso me proteger de golpes ao fazer um empréstimo online?

Seja por impulsividade em uma situação crítica ou por falta de informação, diversos são os relatos de pessoas que caem em golpes de crédito online. Para ter uma noção de como é esse golpe e ver uma lista de empresas fraudulentas disponibilizamos este conteúdo.

Segue uma lista de cuidados a se tomar ao pegar um empréstimo online:

  • NUNCA, em hipótese alguma, deposite valores adiantados para liberar um empréstimo. Esta é uma prática ilegal e certamente trata-se de um golpe
  • Preste atenção em caso de uma oferta muito vantajosa e irreal
  • Verifique a procedência da empresa: acesse o Banco Central para saber se é uma empresa que existe e confiável
  • Cuidado com os sites que acessa: verifique no seu navegador se o site contém o https:// e o cadeado verde de verificação, indicando que é uma página segura
  • Informe-se em sites como Procon e Reclame aqui a reputação da empresa escolhida
  • Analise seu orçamento

Além de prestar muita atenção em todas as informações que a instituição financeira proporcionará e nos conselhos citados acima, vale ressaltar os cuidados com o uso da internet banking um meio bastante utilizado atualmente, e também se proteger de golpes com as dicas a seguir:

1 – Pesquise o CNPJ da empresa e o endereço da sede
2 – Pesquise a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e Juros Baixos
3 – Compare as taxas de juros mensais e condições de pagamento oferecidas pelo credor, com a média do mercado financeiro e outras instituições financeiras.

Quanto mais informação, mais segurança!

Tem alguma dúvida? Fala pra gente nos comentários! E se precisar comparar empréstimos para conseguir os juros mais baixos, use nosso simulador de empréstimo pessoal.

Curtiu a dica de hoje? Curta nossa página no facebook e receba as atualizações:

Clica aqui e siga a gente no facebook!

Vantagens e desvantagens do empréstimo online

As principais vantagens das linhas de crédito online são relacionadas a comodidade, agilidade e menor burocracia que elas trazem. Essas são, inclusive, algumas das principais bandeiras defendidas pelas fintechs: utilizar as tecnologias para oferecer um serviço mais ágil e personalizado para o consumidor.

Além disso, existem empresas que podem oferecer linhas de empréstimo mesmo para negativados. Mas isso não é garantia de que você, que está com restrição de crédito, vai conseguir o empréstimo e sim, que esse não será o único fator avaliado.

Algumas desvantagens relacionam-se a taxas de juros que podem ser um pouco mais altas, dependendo da modalidade e empresa. Além disso, caso não exista um planejamento prévio do empréstimo e seu pagamento, há um grande risco de endividamento.

A regularização das fintechs de crédito: mais segurança e confiabilidade em empréstimos online

O Conselho Monetário Nacional anunciou, em abril de 2018, a aprovação de uma resolução que permite que as fintechs operem de forma mais independente. A regulamentação visa promover um aumento das ofertas de serviços de crédito no âmbito digital e, com a maior competição frente aos bancos e financeiras tradicionais, uma queda nas altas taxas de juros para empréstimos e financiamentos no Brasil.

É muito importante a pesquisa antes de fazer operações de crédito e nunca se esquecer de fazer simulações antes de fechar negócio. E se quiser saber mais e entender mais profundamente todos os fatores e impactos das fintechs, confere esse texto.

Até mais! E não se esqueça: quanto mais informação, mais segurança. Se tiver alguma dúvida fala para a gente nos comentários! E se precisar comparar empréstimos para conseguir os juros mais baixos, use nosso simulador de empréstimo pessoal.

Author

Economista pela FGV-RJ e assessor de investimentos certificado pela ANBIMA (CPA-20). Apaixonado por educação financeira e microfinanças, é cofundador do Juros Baixos, site de comparação de crédito e portal de educação financeira.

40 Comments

  1. eu fiz um empréstimo mais ainda não concluir. pq me pediram pra pagar uma taxa pq não tinha como apresentar um fiador. mais a moça falou que com 4 meses de pago eles repõem o dinheiro. ela falou que e so um garantia pq tem muitas pessoas que não pagam. e por que eles trabalham sem consultar o spc
    sera que e certo se eu fizer o empréstimo. me ajudem não sei o que eu faço. e eles ficaram de manda o contato pra mim assim .

    • Lereno Soares Reply

      Não dê esse dinheiro, é golpe! Nenhuma instituição financeira legítima pede depósitos adiantados. Não existe essa de colocar uma garantia em dinheiro.

      • Lereno Soares Reply

        Oi, Ocimar! Pelo que pesquisei no google, ela não é confiável. Os comentários no google citam que ela cobrou taxa adiantada para liberar empréstimo. Aconteceu com você?

  2. Bom dia! Fiz uma simulação no Just e me pediram a senha do meu internet banking. É confiavel?

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Alcione! É sim. Essa senha é só pra eles poderem entrar na sua conta e visualizar suas informações (como extrato de movimentação, por exemplo). Para realizar transações que poderiam te causar algum dano (como por exemplo uma transferência) eles teriam que ter a sua senha do cartão / assinatura eletrônica (o nome varia de banco para banco).Ou seja, o que eles não podem te pedir é essa senha que autoriza transações.

  3. Alexandre dos Santos Reply

    Eu não fechei negocio, mas acabei enviando RG e Cpf, me pediram uma taxa Q não informaram ainda é disseram que o crédito tava aprovado, consultei o cnpj e tá lá, mas não sei verificar a questão do banco central,

  4. ADRIANA SANTOS DA SILVA Reply

    ola, nao tenho restrição no meu nome mas nao consigo o emprestimo. o que devo fazer.

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Adriana! Onde você pediu o empréstimo? Mesmo não tendo restrição, a empresa pode recusar seu empréstimo, isso é normal. Depende do seu score de crédito e da política da empresa (se empresta só para pessoas com score muito bom ou para scores medianos também).

  5. Maria Elizabeth Reply

    Nossa amei encontrar tantas informações estou precisando urgente de um emprestimo pra negativado e sair de dividas mas achei voces e as dicas foram excelentes se puder me ajude a encontrar um banco seguro mesmo tendo retição gosto de fazer as coisas direito porque o meu salario e bem suado

  6. uma empresa esta me pedindo 500 reais para taxa ao cartorio deviso reconhecimento do contrato e tals, isso e certo ?

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Fernando! Não pague, isso é golpe! Cobrar taxas adiantadas é crime! Esse golpe é super conhecido. Qual o nome da suposta empresa?

  7. Boa tarde,
    solicitei um emprestimo na golden cred e eles falaram para finalizar tem que ter fiador ou taxa. esse site golden cred é confiável? existe esse negócio de fiador tb?

    • Lereno Soares Reply

      Não existe isso, Joyce! Nunca pague nada em adiantado. É golpe!

  8. Edivandro Reply

    No caso da Financeira que oferece empréstimo online ter registro no Banco Central, já seria seguro passar os dados solicitados como nº da conta corrente ?

    • Lereno Soares Reply

      Sim, Edivandro! Com certeza. É lá que vão depositar o dinheiro do seu empréstimo.

  9. Shirlei Alves Reply

    Geru e Just, são opções confiáveis para empréstimo pessoal?

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Shirlei! São sim! Inclusive são nossas paceiras certificadas, estão em nosso simulador e os links estão aí em cima no post. Detalhe: a Just pede a sua senha para ACESSO ao internet banking: não tem problema, é assim mesmo. Essa senha serve para verificar o seu extrato e poder verificar seu risco de crédito. O que ninguém NUNCA pode te pedir é a senha para EFETIVAR OPERAÇÕES (geralmente aquela senha do cartão, de 6 dígitos).

  10. ELLEN ANDRADE Reply

    Boa Tarde
    Tenho nome negativado, não tenho um fiador para apresentar, não tenho condição de pagar um fiador, pelo que eu vi também é golpe, e preciso no momento de R$5.000 para quitar a faculdade. Trabalho de carteira assinada. Como poderia me ajudar?

  11. Paulo Ferreira Reply

    Sou funcionário preciso fazer um empréstimos para quitar divida junto ao BB e negocio
    pois muitas empresas estão no Facebook pedem valores adiantados

  12. JESSICA NEIVA Reply

    Olá, solicitei em varios sites que fazem emprestimos para negativados e dizem não cobrar taxas antecipadas, mas pedem um valor de fiador, pois dizem que meu Score esta baixo pe essa é uma segurança deles que desde 2010 entrou em vigor por ter muitas inadimplencias… isso ta correto? os sites dizem trabalhar para o banco BMG e um deles ter o sistema blindado anti fraude. alguns que busquei foram… BUSINESS CREDITO, VELOZCRED, ID CREDITO, FINANCEIRA MANACÁ E um correspondente JUST.

    • Lereno Soares Reply

      É FRAUDE!!! Isso não existe!!! NUNCA FAÇA DEPÓSITO ADIANTADO PARA LIBERAR EMPRÉSTIMO. Qualquer tipo de seguro é sempre embutido no valor das parcelas.

    • Lereno Soares Reply

      É sim, Maraiana! Inclusive é nossa paceira certificada, está em nosso simulador e o link está ai em cima no post. Detalhe: ela pede a sua senha para ACESSO ao internet banking: não tem problema, é assim mesmo. Essa senha serve para verificar o seu extrato e poder verificar seu risco de crédito. O que ninguém NUNCA pode te pedir é a senha para EFETIVAR OPERAÇÕES (geralmente aquela senha do cartão, de 6 dígitos).

  13. Bom dia!Gostaria de saber se a empresa Rebel é confiável??

    grata;

  14. oi estou sendo vitima disso já paguei 1300,00 reias entre taxas e mais taxas e agora eles querem mais 700,00 reais pra liberarem o empréstimo alegando que o dinheiro foi transferido pelo city bank e o valor do deposito passou do empréstimo contratado agora eles querem que eu devolvo para liberarem o dinheiro alegando que terei ele de volta
    o valor do empréstimo é de 23,000.00. agora vou brigar pra ter o meu dinheiro de volta se alguém sabe como devo fazer isso mim fale por favor

  15. Tive que usar o limite e também acertei umas contas, mas paguei no cartão credito. e tinha a esperança de receber um valor na qual pagaria tudo. Mas agora conto como perdida… Gostaria de saber se O Just avaliando meu extrato eles dariam o valor na qual peço ou o que estaria representado no extrato???

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Mitchel! Se o seu empréstimo for liberado, será sempre dado o valor que você pede: quem decide o quanto precisa é você, e não o banco. O que o Just vai decidir é se te libera ou não o empréstimo: e para decidir isso, ele olha o seu extrato bancário. Após olhar o seu extrato e demais dados pessoais, eles vão analisar se seu risco de crédito é alto demais para eles ou não. Mas para responder isso, só simulando no site deles e tentando pedir esse empréstimo mesmo. O resultado da análise, inclusive, sai na hora.

  16. Karine Garcia Reply

    Bom dia,
    Só uma informação, eu fiz uma simulação em um site e preenchi meus dados, mas pelo que vi esse site não é confiável. Só digitei meus dados, mas nao enviei documentos nem fotos, nem senhas, é possível que els façam algo só com meus dados? (RG, CPF, Endereço e dados bancários)?
    Obrigado!!

    • Lereno Soares Reply

      Oi, Karine! Geralmente não há problema, mas a verdade é que a gente nunca sabe o que um fraudador pode inventar com nossos dados pessoais. Só com esses dados é difícil fazer alguma compra ou te extorquir de algum jeito, mas é bom ficar atenta com qualquer coisa estranha com seu nome nos próximos meses.

Escrever comentário

Shares