Powered by Rock Convert

Está precisando de dinheiro? prefere optar por um meio seguro e confiável de empréstimo? Saiba mais sobre o crédito consignado oferecido pelo Banco do Brasil.

É importante se informar a respeito das taxas e condições envolvidas antes de contratar um empréstimo consignado.

Diferentes razões podem levar alguém a pegar um empréstimo. Diante de tantas opções disponíveis hoje, o empréstimo consignado é interessante pois é versátil, podendo ser utilizado de acordo com as necessidades. Além disso, suas taxas são descontadas direto do salário ou benefício, o que agiliza e garante sua liberação e quitação.

No Banco do Brasil, o crédito consignado é oferecido a Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais ativos ou inativos, além de Aposentados e Pensionistas do INSS e Trabalhadores com carteira assinada.

Veja neste artigo as vantagens, os requisitos, as condições e outras informações importantes para tirar suas dúvidas sobre o crédito consignado do Banco do Brasil.

Taxa de juros

As baixas taxas de juros são um grande atrativo do crédito consignado. No entanto, é importante estar atento aos valores atuais na hora de contratar. Em novembro de 2018, o empréstimo consignado do Banco do Brasil apresentava as seguintes taxas:

  • Consignado INSS: 1,95% ao mês
  • Consignado Privado: 2,25% ao mês
  • Consignado Público: 1,69% ao mês

Prazo para pagamento

Os prazos flexíveis de pagamento são um diferencial oferecido pelo BB na contratação de empréstimo consignado. São oferecidos os seguintes prazos:

  • Consignado INSS: 72 meses para quitar
  • Consignado Privado: Consultar (Varia de acordo com o convênio)
  • Consignado Público: 96 meses para quitar

Além disso, dependendo do tipo de convênio, é possível começar a pagar as parcelas em até 180 dias.

Tempo para liberação do crédito

Outro diferencial do Banco do Brasil é a rapidez no processo. Comparecer a uma agência ou correspondente bancário autorizado, realizar a simulação de crédito, enviar os documentos, assinar o contrato e ser feita a averbação do mesmo são os passos necessários para a transferência do dinheiro para a conta, o que normalmente não leva mais de 3 dias.

O que é margem consignável?

Essa margem, uma informação necessária para a contratação do crédito, é definida pelo empregador e indica o limite máximo a ser descontado de valores referentes à quitação de empréstimos consignados realizados pelo Banco do Brasil.

Portanto, a análise de crédito é baseada nos dados da margem consignável, pois assim será possível determinar exatamente os efeitos do pagamento de parcelas de empréstimos ou de cartões de crédito na renda mensal.

Como consultar a margem consignável disponível?

Essa informação é fornecida pelo empregador. É possível encontrá-la no contracheque ou por consultar o setor de RH da empresa.

O que é averbação?

A averbação consiste na autorização concedida pelo órgão ou empresa pagadora para o desconto no valor do pagamento do crédito consignado no contracheque ou folha de pagamento. Dessa forma, o valor da parcela mensal passa a ser descontado com a aprovação e o conhecimento das partes envolvidas.

Para que ocorra a averbação, é necessário registrar todas as condições do contrato de empréstimo, como as taxas e prazos acordados – isso garante transparência no processo.

O dinheiro só é liberado na conta depois da averbação. Hoje, isso é facilitado pelos meios eletrônicos, pois o uso de sistemas online permite operações muito mais rápidas. Dessa forma, sendo cumpridos os requisitos anteriores, a averbação ocorre 1 a 2 dias após a assinatura do contrato.

Vantagens

  • O dinheiro entra direto na sua conta
  • Não é necessário informar para que o dinheiro será usado e nem comprovar seu uso
  • Amplo prazo tanto para começar a pagar quanto para quitar o empréstimo

Requisitos

  • Possuir limite de crédito disponível no Banco do Brasil
  • Receber salário ou benefício de empresa ou órgão que possua convênio de consignação em folha com o BB
  • Possuir margem consignável disponível junto ao empregador
  • Ter assinado o Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC (uma vez assinado, permite o acesso a todas as linhas de crédito oferecidas)
  • Caso não seja cliente do BB, é necessário comparecer a uma agência para consultar as condições de contratação específicas para cada convênio

Atenção!

Antes de decidir realizar o empréstimo, é muito importante ler o contrato, tirar todas as dúvidas e se informar a respeito das taxas e valores envolvidos. Por meio do documento de Custo Efetivo Total (CET), é possível acessar essas informações e assim comparar as condições oferecidas por diferentes bancos, se certificando de fazer a melhor escolha.

O crédito consignado pode ser uma ótima solução para quitar pequenas ou grandes dívidas pois suas taxas são descontadas do salário antes mesmo dele cair na conta, excluindo a possibilidade de atrasos e falta de pagamento.

No entanto, dispor de um valor menor do que o habitual para pagar as despesas ao longo de alguns meses ou anos pode exigir planejamento e comprometimento. Então, deve-se analisar cuidadosamente os prós e contras antes de fazer o empréstimo. Dar esse passo de maneira imprudente pode, ao invés de trazer uma solução, trazer muitos problemas.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre empréstimo consignado no Banco do Brasil? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares