O empréstimo com garantia de imóvel é uma boa opção para quem precisa de valores para manter seu negócio. 

Essa, afinal, é uma das modalidades de crédito empresarial que mais cresceu durante a pandemia e isso não é à toa.

Esse tipo de empréstimo costuma trabalhar com taxas de juros menores. Isso acontece pois a concessora do crédito tem a garantia de um bem que pode cobrir eventuais prejuízos da não quitação correta do valor contratado pelo cliente.

Além disso, hoje existem inúmeras opções no mercado, que vão desde financeiras e bancos tradicionais até startups com serviço de crédito. 

Por isso, não deixe de conhecer mais sobre essa modalidade de empréstimo!

Empréstimo com garantia de imóvel: Opção para o seu negócio

O empréstimo com garantia de imóvel (Home Equity) funciona com uma lógica bastante simples. 

De um lado, há uma empresa que atua no ramo financeiro e que concede crédito a ser pago em parcelas futuras e sob taxas de juros previamente estipuladas.

De outro lado, está quem será beneficiado pelo crédito. Nesse caso, é a empresa que recebe os valores cujo pagamento à concessora será no futuro, em parcela e com juros. Para isso, entretanto, ele precisa oferecer uma garantia à financeira.

Essa garantia, nesse caso, representa-se pela propriedade de um imóvel. O dono dele, que quer o crédito, o oferece como garantia do pagamento do empréstimo. Ou seja, coloca-o sob a alienação fiduciária, que é o oferecimento de bem para garantir o crédito.

Assim, o empréstimo com garantia de imóvel se diferencia pelo fato de que a concessora do valor diminui seu risco. 

Em outras palavras, ela garante que o não pagamento das taxas não irá lhe gerar prejuízos. Nesse caso, basta tomar o imóvel.

Esse risco, aliás, é quem é o responsável pelas altas taxas de juros que se encontram no mercado. Ele se ilustra pelo fato de que quem concede o crédito precisa garantir que receberá os valores. Note que quando um imóvel é dado como garantia, isso se torna possível.

É esse fator, então, que traz o principal e mais atrativo benefício do empréstimo com garantia de imóvel. Ele geralmente tem taxas muito menores que as outras operações de crédito. Dessa forma, torna-se atrativo no mercado e uma opção para salvar seu negócio.

Quais são as taxas e prazos para o empréstimo com garantia de imóvel?

Quando se opta pela contratação de crédito com a contrapartida de concessão de imóvel em garantia, existem inúmeras opções. Elas pertencem a bancos tradicionais, financeiras e outras empresas do ramo, como startups e cooperativas de crédito.

Essa pluralidade, então, reflete-se também em relação às taxas e prazos. Estes não são fixos e dependem do valor que você pretende contratar. Igualmente, do valor do imóvel que se oferece em garantia.

Além disso, outros fatores que influenciam nas taxas de juros e prazos para pagamentos dizem respeito à sua relação com a concessora de crédito. Também, ao tempo que quer levar para pagar (número de parcelas).

Por isso, não existem fatores fixos. Tudo sempre dependerá do cliente, da concessora de crédito, do imóvel que se oferece, do tempo que se quer para pagar a dívida e do valor de contratação. 

Contudo, ainda assim é possível afirmar que esse tipo de empréstimo é mais benéfico e interessante que os demais. Conforme já falamos acima, o fato de ele oferecer um bem em garantia permite que suas taxas sejam inferiores.

Para se ter noção, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros dessa modalidade giram entre 0,7% e 1% ao mês, mais o IPCA (em ambas as possibilidades). Por ano, então, gira em torno de 12% ano.

Por que o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma solução para o seu imóvel?

Segundo dados de divulgação do Banco Central, em 2020 houve aumento de 61% da procura e contratação de empréstimos com imóvel em garantia em relação ao mesmo período em 2019.

Isso se deve principalmente à pandemia e às suspensões e limitações de atividades empresariais. Com isso, os empresários necessitaram buscar opções no mercado. A que exige imóvel em garantia se mostrou uma das mais atrativas e com menores taxas.

Assim, ele pode ser interessante em inúmeras hipóteses, por exemplo:

  • Para giro de caixa;
  • Em caso de suspensão temporária das atividades;
  • Para aumentar seu negócio;
  • Pagamento de dívidas para concentração delas em um credor só.

Outras opções de crédito para seu negócio

Além disso, é claro que os empresários encontram outras opções de crédito além daquele que usa a garantia com imóvel. Por exemplo, você pode optar pelo crédito para capital de giro ou até mesmo da abertura das ações empresariais. 

Veja outras opções:

  • Crédito para capital de giro;
  • Peer to peer (investidores digitais);
  • Antecipação de recebíveis;
  • Cooperativas de crédito;
  • Microcrédito;
  • Crédito para empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Onde comparar as melhores taxas de empréstimo?

Para que você contrate as melhores alternativas para o seu negócio e evite taxas de juros altas, você precisa saber como analisar essas taxas. Assim, não deixe de utilizar as plataformas online que permitem a comparação entre elas.

Note que somente assim você pode saber se está contratando taxas justas. 

No site Juros Baixos, além de empréstimo com garantia de imóvel, você também consegue simular as taxas de juros de outras opções. Confira:

Conclusão

Portanto, agora que você já tem todas as informações importantes sobre o empréstimo com garantia de imóvel, já sabe como contratar o melhor para você. Essa pode, realmente, ser a melhor alternativa para a sua empresa.

Primeiramente, considere que você obtém as menores taxas de juros do mercado com esse tipo de crédito. Dessa forma, gasta o menos possível e ainda mantém o seu negócio em movimento.

Em contrapartida, cabe a você pagar em dia todas as parcelas. É isso, afinal, que garante que você não perderá o seu imóvel. Ao final do pagamento, portanto, a alienação fiduciária é suspensa e você pode reaver a propriedade dele.

Finalmente, lembre-se de sempre pesquisar sobre a empresa concessora e sobre sua imagem no mercado. Com isso, você consegue o melhor empréstimo com garantia de crédito!

Comentários