Powered by Rock Convert

Não é raro ver, principalmente na internet, instituições financeiras que oferecem empréstimo pessoal exigindo como garantia um imóvel. A tentação é grande, pois com um empréstimo desse tipo dá para tomar emprestado altos valores – haja vista o valor de um imóvel.

Mas você sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel? Aqui esclarecemos para você!

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Normalmente a empresa disponibiliza uma quantia de dinheiro para o empréstimo, de acordo com o que o cliente pede e de acordo com o valor do imóvel que será usado para garantia.

O imóvel que o cliente oferecerá como garantia para o empréstimo fica à disposição da instituição financeira. Caso o cliente não cumpra com as parcelas do empréstimo, o imóvel entre como garantia, podendo até ser tomado pela instituição.

Saber como funciona o empréstimo com garantia de imóveis e os cuidados que você deve ter é muito importante.

Vantagens do procedimento

  • Prazos longos – de 60 a 180 meses
  • Conseguir valores altos – até 60% do imóvel
  • Juros Baixos: a partir de 1.15% ao mês
  • Pode usufruir do imóvel: pode morar ou alugar, não precisa vender

Os riscos de dar o imóvel como garantia

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel, saiba que muitos especialistas em finanças não recomendam fazer empréstimos usando o imóvel como garantia. Isso porque você pode não conseguir pagar as parcelas da transação e, assim, pode ter seu bem comprometido.

Outro problema de se fazer empréstimo com garantia de imóvel é que o valor do crédito concedido pela instituição financeira pode ser muitas vezes mais alto do que a capacidade de pagamento do devedor. Algumas pessoas que passaram por isso tiveram seu imóvel tomado ou mesmo tiveram que vendê-los para pagar o empréstimo.

Portanto, atenção. O recomendado é que se procure outras formas de fazer um empréstimo, que não exija uma garantia tão importante como um imóvel.

Além desses cuidados que são extremamente importantes, separamos algumas dúvidas recorrentes para te ajudar a não ter erro na hora de realizar esse procedimento.

Vou fazer um empréstimo com garantia de imóvel, como devo proceder?

Se mesmo assim você decidir contrair um empréstimo pessoal que exija um imóvel como garantia, o principal é separar a quantia da parcela e não deixar o pagamento atrasar por mais de 30 dias. Caso você atrase parcelas corre o risco de ter seu imóvel alienado pela instituição.

Você sabe o que significa ter um imóvel alienado? Pois bem a alienação de um bem é a transferência dele para terceiros. Ou seja, o seu imóvel, não caso de não conseguir arcar com o empréstimo ficará sob o domínio da instituição em que você pegou o empréstimo.

Procure o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel: Onde fazer?

Algumas recomendações a serem seguidas

Um cuidado ao fazer um empréstimo que exija o seu imóvel como garantia é prestar atenção em taxas indevidas. Como o valor dessas transações costumam ser altas, podem ser incluídas taxas abusivas no empréstimo.

Outras instituições, mal-intencionadas, ainda exigem um pagamento antecipado dizendo que tal taxa se refere a um seguro inadimplência ou fiador terceirizado. Não faça nenhum depósito antecipado – até mesmo porque esse procedimento é ilegal.

Leia:

Cuidados antes de contrair o empréstimo com garantia de imóvel

Use o empréstimo de moda consciente: Usando o empréstimo com garantia de imóvel de forma consciente

Decidiu mesmo pegar um empréstimo com garantia de imóvel, então tome alguns outros cuidados:

  1. Faça simulações;
  2. Verifique a taxa de juros;
  3. Verifique qual o melhor tipo de empréstimo;
  4. Conheça seus direitos.
Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares