Boa parte das pessoas vive conectada – se comunica, faz compras, realiza transações bancárias e trabalha por meio da internet. Cada vez mais possibilidades são adicionadas ao meio virtual, adicionando também praticidade e economia de tempo à rotina dos usuários.

Há opções variadas e interessantes para quem deseja pegar empréstimo online.

No entanto, a ingenuidade ou a necessidade de alguns pode abrir caminho para golpistas, que se misturam em meio às empresas sérias, atraem clientes, os enganam e podem até causar a eles sérios prejuízos fora da internet.

Empresas transparentes e confiáveis informam devidamente seus clientes, disponibilizando toda a informação de que precisam visando colaborar com escolhas sensatas e conscientes. Então, respondendo à pergunta: é seguro pegar dinheiro emprestado online? sim, pode ser seguro se forem tomados alguns cuidados a partir de nossas dicas.

Cuidado com armadilhas

Algumas pessoas vão em busca de empréstimos quando sua situação financeira está gravemente comprometida. Nesse cenário, propostas disponibilizando altos valores e longos prazos, mostrando uma postura excessivamente “flexível” por parte das empresas, podem parecer atraentes – mas, muitas vezes, são apenas iscas.

Portanto, fuja dos anúncios chamativos, repetitivos e exagerados. Em alguns casos, a empresa em questão pode nem ser fraudulenta, mas as condições de pagamento, a princípio melhores do que as de outras instituições, em algum ponto podem acabar sendo motivo de problema por não funcionarem bem na prática.

Busque por credibilidade

Felizmente, há diferentes meios de constatar a credibilidade de empresas que oferecem empréstimos antes de fechar negócio. Primeiramente, filtre sua busca para encontrar bancos reconhecidos, instituições financeiras sérias e representantes oficiais das mesmas. Isso já irá eliminar golpistas e diminuirá as chances de se deparar com sites maliciosos que roubam os dados das pessoas.

Quando a empresa possui autorização do Banco Central para realizar empréstimos e usa métodos avançados de segurança de dados em suas plataformas, esses são bons indicativos do tipo de serviço prestado.

A popularidade de sites como o Reclame Aqui, onde clientes tentam resolver seus problemas com as empresas de maneira pública, facilita bastante a obtenção de informações verídicas a respeito da reputação das empresas. Por meio das reclamações feitas, é possível analisar o atendimento e a qualidade do serviço prestado antes de fazer qualquer negócio.

Não caia em golpes

Às vezes pode ser simples reconhecer comportamentos fraudulentos. É o caso quando as empresas solicitam (exigem) pagamentos antecipados antes de realizar um empréstimo – uma prática ilegal. Lembre-se de que nenhuma empresa séria funciona dessa forma.

Geralmente, empresas fraudulentas tentam justificar o pagamento antecipado como sendo uma garantia por parte do cliente, que pode ser alguém negativado. A proposta pode ser bem elaborada, chamar a atenção e exigir “apenas” essa condição, induzindo o cliente a cair num golpe e por fim acabar deixando-o numa situação pior do que antes. Portanto, fuja desse tipo de negócio!

Obtenha informações

Reúna o máximo de informações sobre o site com o qual pretende pegar empréstimo – maneiras de contato, perfis dos profissionais envolvidos, páginas em redes sociais, opiniões de clientes – essa busca pode responder suas dúvidas, aliviar suas preocupações ou alertar fortemente contra a empresa.

Caso seja difícil obter informações ou não seja possível encontrar muitas outras páginas úteis a respeito da empresa, desconfie. Os motivos para isso podem variar, mas não é uma boa ideia arriscar fazer negócios, ainda mais empréstimos, com uma empresa que ninguém conhece nem fala sobre.

Ter seriedade e comprometimento na hora de pegar dinheiro emprestado online pode, com toda certeza, aumentar as chances de ser feito um bom negócio e diminuir a possibilidade de problemas. Portanto, se esforce em pesquisar e contatar as instituições para encontrar as melhores opções e o custo benefício ideal para você.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica para pegar empréstimo online? Fale para nós na seção de comentários!

Escrever comentário