Powered by Rock Convert

Muitas vezes nos deparamos com histórias de pessoas que, mesmo com renda mensal baixa, conseguiram valorizar o próprio dinheiro a ponto de ficarem ricas.

Normalmente, acreditamos que essas pessoas conquistaram tudo isso por pura de sorte, sendo que na verdade esse sucesso financeiro se tornou realidade por causa de uma receitinha básica.

Para enriquecer sem ganhar na loteria, é preciso mudar alguns hábitos e adotar novas atitudes. Bateu curiosidade? Confira abaixo 5 passos que todo mundo que quer ficar rico deve seguir:

1) Economizar dinheiro

A primeira coisa que você precisa aprender é economizar dinheiro. Mas, para isso dar certo, você precisa conhecer sua renda e suas despesas. Ou seja, comece a registrar todas as suas movimentações financeiras a partir de agora.

É interessante que você faça o mesmo com suas fontes de renda. Anote todo o dinheiro que recebe e diferencie-os de acordo com a origem, se é renda principal, recebimento de aluguel ou trabalhos freelancer, por exemplo.

Na hora de economizar, é possível fazê-lo de diversas formas, seja negociando descontos em pagamentos à vista, revendo suas prioridades ou repensando os gastos que já tem.

Veja algumas dicas que você pode colocar em prática no dia a dia e que podem te ajudar a economizar dinheiro:

  • Cancele assinaturas de serviços que você não utiliza.
  • Não faça compras por impulso.
  • Deixe o cartão de crédito em casa.
  • Faça uma lista de compras quando for ao supermercado.
  • Fique atento a taxas de bancos e procure por contas gratuitas e cartões sem anuidade.
  • Verifique a possibilidade de pegar uma carona para ir ao trabalho.
  • Faça pesquisas de preços.

Outro ponto interessante para colocar em prática seria limitar um valor máximo para gastar com cada categoria, como lazer, alimentação e vestuário, por exemplo. Desta forma, você não corre o risco de gastar sem critério e pagar mais do que o necessário.

2) Poupar dinheiro

O próximo passo é começar a poupar dinheiro. O ato de poupar tem início a partir do momento que você deixa de gastar uma parte da sua renda. Ou seja, você deve gastar menos do que ganha e reservar um percentual para planos futuros.

Uma dica para começar a poupar dinheiro é estabelecer um valor mensal e depositá-lo todo mês em uma conta diferente da que utiliza para os gastos principais. Desta maneira, você faz desta poupança uma obrigação e evita gastar o dinheiro antes da hora.

Mesmo que guarde um pequeno valor, você estará construindo uma reserva financeira. Essa atitude é muito importante já que, caso haja um imprevisto, você não é pego de surpresa e conseguirá lidar com o problema sem se endividar.

3) Procurar novas fontes de renda

Agora que você já aprendeu a importância de economizar e poupar, chegou o momento de dar mais um passo em sua vida financeira. Em vez de depender apenas do seu salário, procure por novas alternativas de renda.

Para aumentar seus ganhos, escolha algo que você goste e consiga vender ou ensinar outras pessoas.

Veja algumas possibilidades:

  • Fotografar eventos nos finais de semana.
  • Fazer trabalhos freelancer ou dar consultoria para outras empresas ou agências.
  • Vender doces para seus colegas de trabalho.
  • Fazer um bazar com itens que você não usa mais.
  • Ministrar cursos ou aulas particulares sobre um assunto que você tenha domínio.

Só tome cuidado para você não sair gastando este dinheiro extra. Lembre-se que todo o dinheiro adquirido possui um objetivo: ajudá-lo a ficar rico e ter mais qualidade de vida.

4) Substituir maus hábitos

Antes de mais nada, você precisa começar a pensar como pessoas que ficaram ricas. Isto é, começar a valorizar seu dinheiro e buscar meios para multiplicá-lo.

Comece não perdendo tempo com hábitos ruins, como compras sem objetivo e pouca produtividade. Portanto, diminua o tempo nas redes sociais e também na frente da televisão. O tempo que se perde com essas atividades não agrega quase nada ao seu dia a dia. Além disso você acaba perdendo foco com as atividades importantes e que podem te ajudar a ficar rico.

Você não necessariamente precisa passar dia e noite trabalhando, mas vale se dedicar a atividades que tragam benefícios para você. Por isso, utilize seu tempo para desenvolver novas habilidades e aprender sobre temas que ainda não conhece direito, como liderança, empreendedorismo e mercado de investimentos.

5) Investir suas economias

Um hábito que muitos brasileiros ainda não possuem é o de investir. Mais do que economizar e poupar, é importante saber aplicar dinheiro em opções rentáveis do mercado.  É importante destacar: resultados fenomenais não surgirão da noite para o dia, por isso não acredite em receitas milagrosas.  

Outra questão que vale a pena pontuar é que algumas pessoas ainda têm o costume de guardar dinheiro na Caderneta de Poupança, no entanto este pode não ser o melhor caminho.

Quem quer ficar rico, deve buscar modalidades que oferecem segurança aliada a bons retornos. Dessa forma, pesquisar quais possibilidades se enquadram ao seu perfil é uma atitude essencial para ver seu dinheiro render de verdade.

Ficar rico é possível, mesmo para quem ganha pouco. O que vai determinar se essa realidade será alcançada ou não é seu planejamento e disciplina. Seu sucesso só depende de você.

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Comentários

Shares