Todo mundo gosta de pagar o mínimo possível com as contas, não é mesmo? O mesmo acontece com a conta de luz. Com os últimos reajustes do governo e com o verão cada vez mais próximo, é bem provável que os valores sofram um aumento. Dessa forma, dicas para economizar no dia a dia tornam-se indispensáveis.

Você sabe quais são as principais? É bom deixar claro que em nenhum momento pediremos para você retirar algum eletrônico que já esteja presente no seu dia a dia e faça bem, como é o caso do ar-condicionado econômico. O fundamental é ficar de olho na voltagem e também no tempo de uso.

Por exemplo: se você possui várias tomadas ligadas na sua casa, cujos eletrodomésticos não possuem uso diário, você está desperdiçando dinheiro — literalmente. Os bons hábitos de economizar energia é bom para o seu bolso e também para o meio ambiente.

Durante a estação verão, temos o costume de utilizar ainda mais eletrodomésticos, principalmente para aliviar o calor. Por mais que não haja nenhum problema, é preciso ter cuidados.

É nesse período também que as crianças e demais familiares estão mais tempo em casa, principalmente por conta das férias e recessos comuns nessa época do ano. A conscientização, então, deve partir de todos.

Quer saber quais são as principais dicas para economizar na sua conta de luz? Abaixo, apresentaremos as 4 principais, e já adiantamos que elas são práticas e geram resultados. Para não perder nada, continue a leitura até o final!

1. Não tome banhos longos

Essa primeira dica pode parecer um pouco clichê, mas ela é fundamental para quem deseja economizar energia. Afinal, mesmo no calor muitos adoram tomar um bom banho quente, passando além do tempo necessário para realizar a higiene pessoal e também aproveitar o momento para pensar na vida.

O fato é que, de acordo com especialistas, um banho regular não pode passar dos 7 minutos. Isso é tempo suficiente para você se ensaboar e enxaguar. No final do mês, perceberá uma diferença considerável na conta de luz, caso você e sua família decidam tomar banhos mais curtos.

2. Compre um ar-condicionado econômico

Muitas pessoas encaram o ar-condicionado como um vilão das contas de luz. Mas não é bem assim. O mais importante é olhar o rótulo de consumo de energia disponibilizado no verso do produto. O ideal é adquirir aqueles que vem com a letra “A”. Ou seja, puxam menos energia para funcionar.

Sabemos o quanto um bom ar-condicionado facilita a nossa vida no verão. Em algumas regiões do país é um item quase indispensável. Assim, se você tiver pensando em comprar um ou substituir o modelo antigo da sua casa, não deixe de priorizar a economia da sua conta de luz.

3. Tire as tomadas extras durante a noite

Durante o período em que estamos dormindo, podemos desligar a tomada de alguns eletrodomésticos sem preocupação. Alguns casos são: TV, aparelho de som, computadores, micro-ondas e muito mais.

Por mais que alguns desses aparelhos estejam em stand-by e consumam menos energia, quando tiramos da tomada durante a noite (ou em um período que não estamos em casa), conseguimos economizar bons Reais quando a conta de energia chegar.

4. Troque suas lâmpadas para a LED

Muitas casas ainda possuem aquele padrão de luz antigo, muito popular no interior do país. Além de durarem menos tempo, consomem mais energia. O apropriado é trocar para o modelo LED. Esse é mais econômico e até clareia os ambientes. Ou seja, dois benefícios em um único aparelho.

Comentários