O sistema de venda e aluguel de imóveis no Brasil mudou muito nos últimos tempos. A exemplo daquilo que já acontecia nos Estados Unidos, as unidades de casas agora são vendidas aqui parcialmente mobiliadas, principalmente com os ambientes de cozinha completos. 

Fica a cargo do novo proprietário, então, pensar em alternativas para a personalização do cômodo já pronto de acordo com as suas preferências.

Pode ser a falsa ilusão de que a cozinha, preenchida com tantos armários e eletrodomésticos, não oferece espaço para mais decoração. Mas os exemplos apresentados a seguir, neste texto, prova que sempre podemos deixar a nossa casa mais a nossa cara se conhecemos as opções possíveis. Inspire-se com essas ideias.

Carlos Rossi https://www.vivadecora.com.br/foto/14009/ambiente-com-marcenaria-ripada-e-bancada-branca

#1 Acréscimos de texturas

De costume, os projetistas costumam utilizar uma paleta limitada de cores e texturas para decoração de interiores. Não diferente disso, as cozinhas são quase sempre criadas com revestimentos, móveis e eletrodomésticos em tonalidades neutras. Fica a cargo dos objetos de decoração – acessórios, ornamentos e utensílios -, portanto toque final de personalização desses cenários.

De fato, quando o plano de fundo é neutro, temos mais liberdade para brincar com as soluções de decoração por cima. A primeira opção é escolher todos os complementos em uma cor em intensidade oposta – por exemplo, preto sobre bege claro. Já a segunda é cobrir de cores e estampas áreas estratégicas do ambiente – torno bancada auxiliar e backsplash. É como nos exemplos apresentados a seguir.

RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/71853/ambiente-com-decoracao-rustica-e-banquetas-baixas
Magda Roberto da Silva Santos https://www.vivadecora.com.br/foto/36512/banquetas-metalicas-com-couro-e-bancada-de-madeira

#2 Acessórios de mesa, bancadas e parede

Essa é uma das mais importantes opções de decoração para a cozinha. Também é uma das mais econômicas e fáceis de ser montada ou até trocada. 

Estamos falando daqueles pequenos itens que estão dispostos sobre a mesa, bancadas de cozinha, sem contar as paredes desse ambiente. Por exemplo, faqueiro, porta esponja e sabonete líquido, suporte para concha escumadeira, tábua de carne, frascos de temperos e condimentos, e mais.

Se puder planejar a compra desses itens previamente, será melhor. Por quê? Porque desse jeito podemos escolher os itens, mesmo adquiridos individualmente, com detalhes de design semelhantes que possam parecer o que são um conjunto. 

Tais elementos formarão uma decoração dinâmica, que poderá ser trocada de lugar sempre que necessário e desejado; e, ainda assim, garantir que a cozinha permaneça tão bonita quanto funcional.

Mas aqui vai um lembrete importante: essas peças como decoração só funcionaram bem para esse fim estando sempre em boas condições e bem limpas. Panos encardidos e frutas passadas do tempo devem prejudicar o visual mesmo da cozinha resistida com os materiais mais caros e com os equipamentos mais sofisticados.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/213381/piso-com-ladrilho-hidraulico-e-quadros-decorativos
Estudio Vitor Penha https://www.vivadecora.com.br/foto/25850/cozinha-rustica
Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/234180/revestimento-granilite-balcao-amarelo-e-prateleira

Lamego Mancini Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/87941/cozinha-pequena

#3 Cadeiras e luminárias

Existem algumas peças fixas na lista de elementos layout da cozinha que iremos acrescentar ao conjunto depois da instalação de gabinetes e eletrodomésticos. Porém, é provável que esses itens sejam escolhidos com base em outras ideias de projeto. 

Por exemplo, tornar o ambiente mais acolhedor e alegre; ou criar um ponto focal e destacar um canto específico do ambiente.

Entra nessa lista: cadeiras, bancos e banquetas; nichos e prateleiras; luminárias; mesinhas auxiliares e mais. Observe como alguns desses itens fizeram a diferença no projeto apresentado na imagem a seguir.

GoUp Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/209405/banquetas-metalicas-brancas-e-prateleira-rustica

Fernanda Polizelli Hoffmann https://www.vivadecora.com.br/foto/34530/mesa-de-jantar-de-vidro-e-cadeiras-na-cor-amarela

#5 Arranjos e utensílios

Existem coisas que podem fazer parte da decoração da cozinha, mas que raramente percebemos o impacto que fazem na imagem desse ambiente. 

Pratos e panelas também podem ser considerados objetos de decoração nesse caso. Já citamos indiretamente as fruteiras, mas devemos lembrar também  das mini hortas – com ervas, temperos e hortaliças – e dos arranjos de flores – não aromáticos, de preferência.

Tatiane Hoff https://www.vivadecora.com.br/foto/44013/cozinha-pequena
Tatiana Moreira https://www.vivadecora.com.br/foto/170071/cozinha-pequena-e-atual

#6 Eletrodomésticos coloridos

E para finalizar, devemos lembrar-nos dos mais diferentes utensílios coloridos vendidos em conjunto atualmente no mercado. São exemplos geladeiras, fogões, cooktops, cafeteiras, torradeiras, batedeiras, liquidificadores e mais. Muitos com um formato e mais detalhes que remetem a lindos designs de décadas anteriores – como estilo retrô. Eles estão em alta na moda casa.

Quando temos uma cozinha em cores neutras, podemos criar um contraste interessante e alegrar o cenário com tais eletrodomésticos. A ideia é expô-los sem medo mesmo. Inclusive, já se pode planejar a criação de nichos especiais para isso no momento do projeto de marcenaria. 

Casa Aberta https://www.vivadecora.com.br/foto/21180/geladeira-vintage-colorida-e-gabinete-amadeirado

Viu, com pouco investimento você pode dar uma cara nova à sua cozinha, comece hoje mesmo!

Essas dicas de decoração para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários