Você sabia que através do planejamento financeiro você consegue manter a saúde do seu negócio em dia e suas contas organizadas? É isso que vamos te explicar agora.

Um bom plano financeiro vai muito além de controlar os gastos da sua empresa, essa estratégia deve permear todas as áreas da organização e não apenas limitar ou liberar recursos.

Neste conteúdo vamos te mostrar qual a importância do planejamento financeiro e de que forma ele pode ajudar no dia a dia do seu negócio. Confira!

O que é planejamento financeiro?

O plano financeiro é um dos principais processos para o bem estar de qualquer corporação. Afinal, é através dele que o empresário consegue analisar as melhores estratégias e traçar o caminho mais rentável para seu negócio.

Para executar o plano financeiro da melhor forma possível, é necessário ter disciplina. Não adianta montar uma estratégia e segui-la apenas por uma semana ou mês. O plano financeiro precisa ser seguido durante todo período de atividade da sua empresa.

Fique atento! É preciso atualizar seu plano financeiro constantemente para que ele esteja sempre alinhado com seus objetivos.

Atualmente, existem metodologias diversas para a realização de um bom planejamento financeiro. Entenda que este processo não se trata de uma receita de bolo que entrega o passo a passo de como gerir toda e qualquer empresa. Lembre-se que cada plano precisa ser único e personalizado para atender apenas o seu negócio.

Importância do plano financeiro

É através dessa metodologia que você irá definir ações que vão determinar como sua empresa irá se encontrar no futuro. 

Não esqueça! O planejamento financeiro irá determinar atos que tornarão possível a administração das finanças de forma sustentável a longo prazo. Assim sendo um processo de suma importância para a saúde organizacional, por isso, trata-se de um procedimento bastante racional e que deve ser conduzido com todo o cuidado, seguindo técnicas específicas.

Como montar meu plano empresarial?

Primeiramente, para montar um plano financeiro, é necessário a análise de todos os quesitos que permeiam o seu negócio para conhecer a realidade atual da sua empresa. 

Depois, é preciso definir suas despesas, receitas e objetivos, só então é possível planejar as metas. Para executar esta parte, é importante que você possua anotações de tudo que você recebe e gasta. Além de separar as despesas em fixas e variáveis.

Tenha sempre uma reserva de emergência, é bom lembrar que mesmo que você tenha um excelente plano financeiro, imprevistos podem acontecer. Por isso, possuir uma reserva de emergência é fundamental para conseguir passar pelos possíveis problemas na sua empresa.

Parece muita coisa? Felizmente a Juros Baixos pode te ajudar! A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que te ajuda a retomar o controle da sua vida financeira.

Através dessa plataforma, é possível ter um acompanhamento com educadores financeiros que irão auxiliar você na montagem do seu planejamento financeiro.

Conclusão

Vimos ao longo deste artigo o quanto o planejamento financeiro é importante para a manutenção do seu negócio e como essa estratégia pode te ajudar no bem estar financeiro da sua empresa.

Vimos também que para montar seu plano é necessário a realização de uma análise interna sobre todas as despesas e receitas para ter noção de como está seu negócio hoje e quais as melhores estratégias utilizar para atingir as metas que serão traçadas.

Para te ajudar nesse processo, lembre-se que você sempre pode contar com os educadores financeiros  da Juros Baixos.

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ter acesso em primeira mão a mais conteúdos como este!

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários