Powered by Rock Convert

Durante a quarentena do COVID-19 – o novo coronavírus – muitas empresas têm adotado o trabalho home office. Por isso, profissionais de todas as áreas têm buscado cursos online gratuitos para continuar se capacitando durante o tempo disponível na rotina.

Várias empresas e plataformas de aprendizado tomaram a iniciativa de liberar gratuitamente materiais que normalmente precisam ser pagos e, para te ajudar, reunimos aqui uma lista de cursos de diversas áreas que você pode fazer durante o isolamento (ou depois!).

Educação financeira, empreendedorismo e produtividade

Juros Baixos

O Juros Baixos possui como um dos seus principais pilares a educação financeira. Nosso objetivo sempre é ajudar nossos usuários a tomarem decisões financeiras mais inteligentes e conscientes.

Por isso, contamos com uma plataforma de educação em nosso site, onde há um passo a passo de como lidar com suas finanças pessoais.

Além disso, temos três cursos totalmente gratuitos na Udemy:

Portal de educação do Juros Baixos
Entenda melhor como cuidar das suas finanças em nosso portal de educação financeira.

Papo de grana

O Papo de grana é um portal que tem como objetivo descomplicar as suas finanças. O curso de educação financeira deles é gratuito e muito útil para quem quer entender melhor como lidar com dinheiro.

Linkedin

Um dos benefícios para usuários premium da plataforma é o acesso aos inúmeros cursos que ela tem. Para ajudar as pessoas a otimizarem o home office, o linkedin liberou uma trilha de conteúdos sobre o tema.

Dobra

O curso premium da Dobra, que trata de empreendedorismo, criação de startups e gestão, também está disponível gratuitamente por tempo indeterminado. Basta acessar: https://querodobra.com.br/curso-free/.

Na Prática

Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar e liberaram 4 cursos da sua plataforma para acesso gratuito:

Perestroika online

A Perestroika é uma escola livre de atividades criativas e conta com diversos cursos em sua plataforma online. Como forma de conscientização, liberaram acesso gratuito para o curso de Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência.

Cursos online de Temas variados

FGV Online

Mais uma opção para estudos em casa, a FGV alimenta uma plataforma de cursos online, que hoje já conta com 60 opções. Basta acessar o link.

Fundação Bradesco

Os cursos online da Fundação Bradesco já são referência no quesito qualificação e certificados. São diversas áreas do conhecimento, como informática, administração, educação e pedagogia, todos totalmente online e gratuitos.

SEBRAE

O Sebrae oferece mais de 85 cursos a distância gratuitamente, voltados para as necessidades do empresário. São diversos temas, como empreendedorismo, negociação, vendas e marketing.

Home da plataforma EAD do Sebrae
A plataforma EAD do Sebrae pode te ajudar a dar mais um passo na sua carreira.

SENAI

Além dos cursos técnicos presenciais, o SENAI conta com uma plataforma online com 12 cursos EAD.

SENAC

Pensando na quarentena e em ajudar as pessoas que estão em casa a continuarem se desenvolvendo, o Senac liberou diversos cursos online para estudo. São duas modalidades: cursos sem certificação e cursos com certificação, com vagas limitadas. Acesse o sitepara ver a lista e mais informações.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) oferece, em diversos portais, aulas gratuitas e conteúdos variados com professores e pesquisadores da instituição.

Harvard (aulas em inglês)

São cursos de diversas áreas, como Artes, Biologia, Computação e História, disponíveis por meio da plataforma edX. As aulas podem ser vistas gratuitamente e, caso o aluno deseje emitir um certificado, é cobrada uma taxa.

Faber Castell

Como a recomendação é ficar em casa, a Faber-Castell liberou o acesso gratuito a todos os cursos da sua plataforma online. São diversos cursos que visam incentivar a criatividade de crianças e adultos e alguns deles visam uma maior interação entre a família. Os cursos podem ser acessados no site da Faber Castell.

Plataformas online de cursos de tecnologia

Brasil Mais Digital

O Brasil Mais Digital é um projeto que oferece mais de 35 diferentes cursos de introdução à Tecnologia da Informação, programação e desenvolvimento de outras competências. Cada curso tem duração média de 20 horas.

Home do Brasil Mais Digital
O Brasil Mais Digital pode te ajudar a aprender mais com seus cursos da área de tecnologia.

Udemy

A Udemy é uma das plataformas de cursos online mais conhecida, com uma lista de conteúdos extensa. Sua principal vantagem é a facilidade de uso e custo benefício, visto que existem promoções de cursos, por até R$30,00. Mas para facilitar o acesso, a plataforma liberou o acesso a diversos cursos de tecnologia.

IBM

A IBM também liberou seus cursos para acesso gratuito durante o isolamento. São conteúdos focados na utilização das ferramentas da própria IBM:

Plataformas online de cursos de marketing, vendas, comunicação e design

Rock content

A Rock University é uma plataforma online de cursos das áreas de Marketing Digital e Vendas que conta com duas modalidades: cursos gratuitos e cursos premium. Mas, diante do cenário atual, de incerteza e impactos nas atividades econômica, a Rock University, juntamente com a Rock.org, irá liberar durante um mês o acesso a 5 dos seus cursos premium, seguindo as datas:

  • 24/03 – Curso de Branding
  • 30/03 – Curso de Gestão de Mídias Sociais
  • 06/04 – Curso de Marketing no Instagram
  • 13/04 – Curso de Customer Sucess
  • 20/04 – Curso de Conversion Rate Optimatizion (CRO)

A inscrição poderá ser feita no site da campanha.

RD University

A RD University é a plataforma de cursos da Resultados Digitais. Algumas capacitações sempre foram gratuitas, como os cursos de introdução ao inbound marketing e customer success, mas dois dos cursos premium mais acessados foram liberados por tempo indeterminado:

RD University
Cursos de Marketing Digital da RD University

Moz Academy

Moz é o principal portal para profissionais de marketing digital e a sua plataforma de estudos, o Moz Academy, liberou seus cursos premium para acesso gratuito até o dia 31 de maio de 2020. Basta usar no momento da compra o código “wegotthis”.

Importante lembrar que os cursos são em inglês e o desconto não é válido apenas para o SEO Essentials Certification.

Hubspot Academy

Também em inglês, os cursos da Hubspot Academy são muito úteis para profissionais de marketing, vendas e comunicação. Alguns deles contam com certificado de conclusão.

Outbound Marketing

São três certificações, totalmente gratuitas: Outbound Marketing & Sales, Sales Engagement e Gestão de Vendas. Os cursos tem em média 4 horas de duração e são voltados para gestores e profissionais de marketing e vendas.

Google Ateliê

O Google Ateliê Digital conta com diversos tutoriais gratuitos do Google para ajudar você e a sua empresa a aprender tudo sobre o mundo online.

Track

A Universidade Track conta com diversos cursos voltados para as áreas de vendas e gestão de experiência do cliente. Além disso, a Certificação em Fundamentos da Experiência do Cliente possui acesso gratuito ilimitado.

ComSchool

Para ajudar empreendedores e profissionais de marketing, a ComSchool, que conta com incontáveis cursos premium das áreas de comunicação, liberou o acesso a 4 dos seus cursos pagos. Os cursos que estão gratuitos são os de Facebook Ads, Marketing no Youtube, Como vender pelo Instagram e Como montar uma loja virtual, que podem ser acessados até o dia 31 de junho de 2020.

Crehana

A Crehana é uma plataforma de cursos online voltados para design, arte, marketing e comunicação. A maioria dos seus cursos são premium, mas alguns deles podem ser feitos sem pagar nada. Além disso, ao longo do mês de março eles têm liberado alguns de seus cursos pagos para acesso gratuito durante 24 horas.

Para se inscrever, basta acessar o site da Crehana.

Hi Academy

A Hi Academy está disponibilizando 100% dos cursos em formato de EAD de forma gratuita. São temas envolvendo Customer Experience, sucesso do cliente, Customer Care etc.

Outra opção: financiamento estudantil

Se você está buscando alternativas para continuar se desenvolvendo esse ano, ou se está buscando graduação ou pós-graduação, mas os preços estão muito elevados, uma alternativa é o financiamento estudantil, que pode ser feito pelo FIES, ou em algumas instituições privadas.

Além disso, caso esteja pensando em fazer um empréstimo para financiar seus estudos, você pode ver algumas opções de empréstimo pessoal em nosso simulador online.

Descanse, cuide da sua mente e, se possível, continue se desenvolvendo

Durante a pandemia, empresas e seus funcionários estão passando por um período de isolamento social. Este é um compromisso com a população para desacelerar o contágio e proteger grupos de risco.

O momento é ideal para rever metas do ano e, ao mesmo tempo, buscar oportunidades de crescimento. Conte com a gente para sugestões e dicas de como contornar essa crise!

É provável que durante a quarentena diversas outras oportunidades de aprendizado apareçam, como cursos e materiais gratuitos, por isso, se você que está acompanhando nosso blog encontrar novas opções, compartilha com a gente nos comentários.

Powered by Rock Convert
Author

Aficionado por economia e educação financeira. Formado em Comunicação Social na ECA-USP e responsável pela produção de conteúdo da Juros Baixos.

Comentários

Shares