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O crowdfunding é uma palavra relativamente nova, mas não sua prática. Muito semelhante à clássica “vaquinha”, a opção é um empréstimo coletivo que funciona para diferentes objetivos, como abrir uma empresa, ou publicar um livro. Tudo é realizado pela internet, tornando o processo bem menos burocrático do que um empréstimo bancário.

Empréstimo coletivo: conheça esse tipo de crowdfunding

Para utilizar da opção, a pessoa que deseja um empréstimo deve procurar um site de crowdfunding. Há dezenas disponíveis no Brasil. Cada um deles solicita, primeiro, que o indivíduo apresente bem sua proposta. Se o plano é uma nova empresa, é necessário apresentar documentos e informações detalhadas sobre o negócio. Isso vai garantir que os projetos do site não são fraudulentos.

Assim que aceito pelo portal, o projeto ganha uma espécie de perfil no site. Como numa rede social. Lá, recebe uma meta de arrecadação, que indica o quanto é necessário para colocar os planos em prática. Os usuários do site podem, então, doar determinada quantia. Quando a meta é atingida, o dinheiro é liberado ao dono do projeto, para que ele o financie. Se a meta não é atingida, o dinheiro é devolvido aos “doadores”.

Empréstimo coletivo é menos burocrático, e barato, do que obter valores no banco.

Para conseguir o empréstimo coletivo, o empresário precisa oferecer garantias. A primeira possível é entregar recompensas, de acordo com o valor emprestado pelo usuário. Uma perfumaria, por exemplo, pode prometer duas fragrâncias de sucesso para cada R$200 oferecidos.

Outra alternativa está em receber empréstimo diretamente de outros empresários. Nesse caso, não é necessário oferecer recompensa. O beneficiário se compromete apenas em devolver os valores ao investidor num futuro próximo. Tudo, claro, fica pré-estabelecido em acordos.

Vantagem do crowdfunding

A principal vantagem do crowdfunding, sem dúvida, é sua pouca burocracia. Todos os processos são realizados online, e dificilmente há um valor mínimo para obter crédito. Os bancos, por outro lado, não costumam emprestar valores muito baixos, pois não seria vantajoso à financeira.

Até mesmo a entrega dos valores de empréstimo é feita online. Nesse caso, por meio da plataforma PayPal. Aqui, também fica destacada outra vantagem da opção: as taxas mais baratas. Isso porque costuma ser cobrado apenas Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Alguns portais também descontam do valor recebido entre 5% a 10%, como forma de remuneração.

Ademais, o empréstimo coletivo por crowdfunding pode divulgar sua marca mais facilmente. Obviamente porque muitos usuários da plataforma vão acessá-la e conhecê-la. No entanto, mesmo aqueles que não contribuírem poderão ajudar. É sempre possível compartilhar a campanha em suas redes sociais, gerando grande visibilidade à empresa e à campanha em si.

De qualquer modo, é necessário refletir antes de optar por esse tipo de empréstimo. Especialmente porque você terá que entregar corretamente as recompensas propostas. Ou então ressarcir no prazo os concessores de crédito.

Acordos feitos online para o obter o crowdfunding devem ser cumpridos para o bem do seu nome e sua marca.

Os acordos feitos nas plataformas de crowdfunding tem valor legal como qualquer outro, e por isso devem ser cumpridos. Além disso, a inadimplência, de qualquer tipo, poderá ser prejudicial à sua marca.

Lembre-se ainda que o dinheiro obtido deve ser exclusivamente utilizado para aplicação na empresa ou outra ideia do negócio. Como o definido no início do processo.

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