Powered by Rock Convert

As contas digitais viraram uma realidade no mercado financeiro. Em janeiro deste ano, o Nubank, uma das principais fintechs do mercado, anunciou que bateu 20 milhões de clientes. Fugir da burocracia e ter uma assistência financeira rápida, 100% on-line, são os dois principais atrativos das contas digitais.

Um estudo recente da consultoria Juniper indica que existem 20 bancos digitais em operação no país, com mais de 28 milhões de clientes. A projeção é que, ainda em 2020, essa marca chegue a 44 milhões. Estes dados mostram como as contas digitais deixaram de ser uma tendência e viraram realidades.

Por que abrir uma conta digital?

A pesquisa A revolução dos bancos digitais 2020, divulgada pela boostLAB, hub de negócios do BTG Pactual, aponta que o número de bancos digitais cresceu 147% no país entre 2017 e 2018. Isso tornou muito mais fácil escolher uma conta virtual. Abaixo, mostraremos os principais motivos para abri-la, confira.

Sem burocracia

Entre as principais reclamações dos clientes de bancos tradicionais, está a burocracia. As contas digitais chegaram no mercado para diminuir essa dificuldade. Nelas, toda e qualquer pendência que apareça pode ser resolvida pelo aplicativo da fintech ou do banco.

O sistema on-line dos aplicativos das contas digitais possui atendimento via chat 24 horas e conta com assistentes inteligentes como a Babi, inteligência artificial do banco Inter, por exemplo.

Não é preciso ir às agências ou lidar com milhões de documentos para resolver uma pendência. Tudo é solucionado on-line pelo próprio aplicativo. Até os documentos necessários podem ser digitalizados. Na maior parte dos casos, o atendimento virtual já soluciona o problema, não sendo preciso nem entrar em contato por telefone.

Isenção de taxas

Outro grande atrativo das contas digitais é a ausência de taxas. Para atraírem a atenção dos consumidores, fintechs, como a Nubank, já se lançaram no mercado anunciando a isenção de taxas para pagamentos, TEDs, depósitos, entre outras operações. Muitos bancos, inclusive, não cobram taxa nem para saques.

Powered by Rock Convert

Deixar de pagar taxas foi um grande atrativo para que as contas digitais se popularizassem no país, e este continua sendo um dos maiores motivos para ter uma conta digital.

Praticidade

Outra grande vantagem das contas digitais é o fato delas serem práticas. Não é preciso ir ao banco para abri-las ou para resolver pendências, tudo é feito pelo aplicativo. A operação leva poucos minutos, desde o envio de documentos até a aprovação.

Com o smartphone na palma da mão, os clientes podem resolver suas demandas financeiras triviais. Realizar pagamentos e transferências sem se deslocar até ao banco ou às casas lotéricas, por exemplo, são duas ações que podem ser feitas quase que instantaneamente pelo aplicativo.

Melhores investimentos

As contas digitais reúnem investimentos melhores do que os bancos tradicionais. Por meio de parcerias, instituições financeiras digitais conseguem oferecer uma carteira de investimentos mais extensa e vantajosa.

Quem abre uma conta digital pode aproveitar de uma ampla gama de investimentos das plataformas on-line. Pelo banco virtual, também é bem mais fácil realizar o primeiro investimento em poucos minutos.

Como abrir uma conta digital?

Essa acaba sendo outra vantagem das contas digitais: para abrir uma, só é preciso acessar o aplicativo e fazer o cadastro na plataforma. Algumas delas aprovam o cliente rapidamente. Em questão de cinco minutos, o usuário envia os documentos e é aprovado.

Os documentos pedidos são de praxe, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda. A análise de crédito é bem rápida, e os bancos digitais não possuem tantas barreiras para aprovar novos clientes no serviço.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares