Powered by Rock Convert

Para um empreendimento conseguir administrar o seu dinheiro da melhor maneira possível, é necessário que ele tenha um bom serviço de contabilidade. Caso o contrário, ele poderá se afundar em dívidas e gastar menos ou mais que o necessário em novas estratégias.

Por isso, preparamos um texto  explicando qual a importância de uma boa gestão de contabilidade para pequenas empresas. Além disso, você aprenderá a como encontrar o profissional ou agência ideal, ferramentas para auxiliar no controle do seu dinheiro e dicas para organizá-lo da melhor maneira possível.

A importância da contabilidade para pequenas empresas

A primeira e mais importante função de um serviço de contabilidade para pequenas empresas é a segurança de não esquecer algum documento, taxa ou imposto que poderia impedir que o seu negócio seja totalmente legal.

Além disso, é preciso ter em mente que um pequeno empreendedor precisa lidar com diversas funções dentro do seu próprio empreendimento, como criação, produção e até mesmo divulgação dos produtos ou serviços oferecidos. Contar com ajuda profissional na área financeira será uma forma de “tirar um peso das contas” e permitir com que a sua atenção foque apenas na parte produtiva do seu trabalho.

O contador da sua empresa também poderá ajudar a orientar sobre os seus gastos em outras áreas ou novas estratégias de crescimento. Ele lhe indicará o que está dando mais lucro para o seu negócio ou quanto você poderá investir sem que fique endividado posteriormente.

Como encontrar o profissional ideal

Além de adotar um serviço de contabilidade no seu empreendimento, é preciso contratar um bom profissional que realmente auxilie no desenvolvimento da sua empresa. O primeiro ponto que deve ser observado é se o profissional será um funcionário interno do seu empreendimento ou terceirizado.

Para pequenas empresas, o ideal é que se contrate um profissional terceirizado, já que tomará menos custos para o empregador e conta com uma maior versatilidade.

Criar critérios para a escolha do profissional ideal também é uma ótima opção para filtrar os candidatos. Confira se o seu possível futuro contador possui experiência, agilidade, além de ter alinhamento com o seu modelo de negócio.

Caso tenha dúvidas do que averiguar em um contador ou qual contratar, converse com outros microempresários (concorrentes ou não). Pergunte quem cuida do serviço de contabilidade deles. É possível adquirir informações valiosas sobre o valor que você conseguirá pagar, como é a comunicação e serviços que esse profissional recebe e muitas outros dados que podem lhe guiar na escolha do profissional ideal.

Confira também se o contador possui registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Um profissional legalizado possui maior capacidade de realizar os serviços nos quais ele está disposto a fazer, além de mostrar profissionalismo.

Já escolheu quem será o seu contador? Então é hora de preparar a papelada! Com o contrato em mãos, verifique quais as funções você deseja que o contador faça para o seu empreendimento, além de verificar se poderão ser feitos serviços adicionais e seus devidos valores.

É importante que você feche negócio com um valor que seja justo para ambas as partes, e que um profissional mais capacitado provavelmente custará mais, mas as chances do seu negócio evoluir rapidamente graças aos seus serviços podem ser proporcionais.

O contador da sua empresa também poderá ajudar a orientar sobre os seus gastos em outras áreas ou novas estratégias de crescimento.

Ferramentas que podem auxiliar nos serviços de contabilidade

Além da contratação de um contador, utilizar ferramentas de auxiliem as atividades contábeis do seu negócio é uma ótima forma de agilizar processos burocráticos e ficar livre para focar nas áreas de produção e estratégia da empresa.

Uma dessas ferramentas são os softwares de gestão contábil. Com eles, é possível gerar relatórios, planejar e executar orçamentos, controlar os lançamentos contábeis e muito mais. Além disso, você acessa e guarda suas informações de forma muito mais fácil e rápida.

Seu contador precisa trabalhar remotamente ou lhe enviar arquivos? Utilizar uma ferramenta em nuvem permite que você e seu profissional consigam visualizar, transferir e trabalhar na área contábil do seu negócio sem precisarem estar no mesmo local. Além de ser um local seguro para que suas informações possam ficar armazenadas.

O Nuubes é uma plataforma online que auxilia na criação de tarefas e pode ser facilmente customizado de acordo às suas necessidades. E o melhor: ele já vem com tarefas pré-definidas de departamento fiscal, contábil, legal e para todos os tipos de tributações que o seu empreendimento deve pagar.

Outro programa que vale a pena ser instalado no computador da sua empresa é o Quickbooks ZeroPaper. Ele possui várias funcionalidades referentes a escrituração e outros serviços de contabilidade que o seu empreendimento precisa.

É possível fazer o rastreamento de estoque, recibos e despesa, gerenciamento de faturas de fornecedores e vendedores, folha de pagamento, faturamentos e muito mais. Você pode fazer um teste grátis do aplicativo e utilizá-lo de forma completa gastando menos de R$ 20,00 por mês.

Dicas para organizar melhor o dinheiro da sua empresa

Mesmo contratando um profissional contábil e utilizando ferramentas para otimizar o setor, cuidar corretamente do dinheiro é muito importante, pois impede que você gaste além da conta ou faça investimentos errados que podem congelar o crescimento do seu negócio.

A primeira dica para organizar o dinheiro do seu empreendimento é ter anotado todas as transações, seja de compra, seja de venda de produtos, além dos investimentos e despesas. Assim, você terá uma melhor visão de quanto está gastando e recebendo.

A melhor maneira de organizar seus gastos e ganhos é fazendo um fluxo de caixa. É possível encontrar aplicativos para isso ou criar simples planilhas no Excel. O importante é que você consiga acessar essas informações de forma rápida e prática.

Outra dica importante é separar sua conta pessoal da profissional. Com essa simples atitude, você evita gastar mais do que devia e comprometer uma dessas áreas. Para fazer isso, é preciso que você coloque no papel todos os gastos que você tem com a empresa, além de estipular um valor para investimentos e fundo emergencial para o seu negócio. O dinheiro que sobrar será o seu “salário”, que deverá ser dividido para as necessidades do seu lar.

Assim, entendendo a importância da contabilidade para pequenas empresas, como contratar um ótimo profissional dessa área e aprender dicas de como controlar melhor o seu dinheiro, você poderá trabalhar com maior segurança e usar o seu montante para fazer com que o seu negócio alcance o sucesso de forma rápida.

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outros microempresários a alavancarem seus empreendimentos!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares