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O Seguro desemprego é um benefício de extrema importância prestado ao trabalhador que foi recém desempregado sem justa causa. São parcelas de salário recebidas que servirá de sustento para a pessoa e a família até uma nova admissão empregatícia.

Para receber o benefício o trabalhador deve solicitá-lo em um dos pontos credenciados mais próximos, ou seja, em uma agência de Previdência Social ou em uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável por efetuar o pagamento das parcelas ao trabalhador.

Muitos trabalhadores têm direito ao Seguro Desemprego, veja abaixo uma lista com os principais tipos de trabalho que tem direito a esta remuneração:

  • Trabalhador formal e doméstico que tenha sido dispensado sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal que tenha sido suspenso por motivos de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador com condição semelhante à de escravo;

Como este benefício visa prestar assistência a trabalhadores que realmente necessitam desta mesma, o Seguro Desemprego também possui alguns critérios a serem cumpridos pelos trabalhadores, veja:

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  • Não possui nenhum tipo de renda própria;
  • Para solicitar o beneficio pela primeira vez é preciso ter trabalhado de carteira assinada por, pelo menos, 18 meses;
  • Ao dar entrada no benefício o trabalhador não pode estar em vínculo empregatício com ninguém, ou seja, ele deve estar desempregado;
  • Ele deve estar dentro dos requisitos de trabalhador doméstico ou formal demitido sem uma justa causa;
  • Não ser sócio de nenhum tipo de empresa privada;

O valor pago das parcelas ao trabalhador será calculado em cima do valor de salários dos últimos três meses. Não existe uma quantidade fixa do valor que deve ser pago, mais não pode ser inferior a um salário mínimo.

Como consultar habilitação de seguro desemprego

Para realizar a consulta da solicitação do Seguro Desemprego é muito simples, ela é feita online gerando mais conforto ao trabalhador, que pode fazê-la onde estiver apenas com um sinal estável de internet.

Basta apenas prestar atenção nos dados inseridos na pesquisa pois um dado incorreto acarreta no erro de pesquisa e então o trabalhador não consegue conferir. Veja abaixo um passo a passo que preparamos para você:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal neste link;
  • Preencha o formulário de login. Este formulário, em primeiro lugar, vai lhe pedir o número de inscrição social, conhecido pela sigla NIS. Logo depois a senha internet, que é usada para ter acesso ao portal cidadão da Caixa Econômica Federal (caso não tenha esta senha é possível cadastrá-la na hora clicando em “cadastrar senha”).
  • Confira todas as informações preenchidas para ver se estão corretas e clique no botão “ok”. Logo, você será direcionado para a página que dirá como está sua habilitação para o benefício do Seguro Desemprego;

Após constatar o presente beneficio em sua conta, o trabalhador tem até 90 dias para fazer o saque da parcela, caso contrário, o valor será estornado para os cofres do governo novamente.

Esta consulta de requerimento é diferente da tradicional consulta de habilitação do Seguro Desemprego Consulta, que exibe se o trabalhador possui parcelas a receber, situação do pagamento e datas que o valor estará disponível para saque.

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