Para quem está com planos de comprar um novo imóvel, é normal que surjam algumas dúvidas em relação às diferentes modalidades de empréstimo e financiamento imobiliário. Uma das perguntas mais comuns é se é possível utilizar um imóvel como garantia na compra de um novo. 

Saiba que sim, é possível e essa é uma das modalidades de empréstimo mais vantajosas do mercado. Também conhecido como home equity, o empréstimo com garantia de imóvel tem crescido muito no Brasil justamente por seus inúmeros benefícios, utilidades e facilidade de pagamento.

Imóvel como garantia: o que é?

Bastante comum no exterior, o empréstimo com garantia de imóvel, ou home equity, é uma modalidade de empréstimo que permite aos bancos cobrarem taxas mais baixas e possibilitarem um tempo de pagamento maior ao comprador.

Isso acontece justamente por conta do uso de um imóvel como garantia na compra do novo. Os bancos entendem que a garantia diminui os riscos de inadimplência e, com isso, facilitam a concessão de crédito.

Como funciona o uso do imóvel como garantia? 

O empréstimo com garantia de imóvel funciona da seguinte forma: uma pessoa, seja ela física ou jurídica, que precisa de crédito para a compra de um novo imóvel, busca uma instituição financeira para pedir esse dinheiro

Resumidamente, os procedimentos envolvidos na solicitação do empréstimo com garantia são: 

  • solicitação da proposta
  • análise de crédito
  • avaliação da documentação
  • emissão e registro do contrato

Como garantia de que o pagamento do empréstimo será feito, essa pessoa concede um imóvel quitado e em seu nome ao banco. Assim, o banco se torna dono daquele bem até a pessoa terminar de pagar a dívida.

Durante esse período, o imóvel fica no nome do banco, processo conhecido como alienação fiduciária e que é realizado por meio de um contrato entre instituição financeira e contratante. 

Você pode até usufruir do imóvel e o utilizar como seu, mas este permanece no nome da instituição até que todas as parcelas sejam quitadas. Apenas se atente em pagar as parcelas do empréstimo em dia. Caso você deixe de quitar as prestações, o banco tem o direito de reaver o imóvel, assim como vendê-lo para outra pessoa.

Vantagens do empréstimo com garantia

Segundo dados do Banco Central, em 2020 houve aumento de 61% da procura e contratação de empréstimos com garantia de imóvel em relação ao mesmo período em 2019. Essa maior procura não é à toa.

Uma das principais vantagens de se utilizar um imóvel como garantia na compra do novo, conforme já citamos, são as taxas mais baixas em relação a outros empréstimos do mercado. Essas taxas podem variar de 1% a 2% ao mês, o que torna a modalidade mais atraente para os clientes.

Além disso, todas as despesas relativas ao crédito – custos do cartório, avaliação do imóvel e abertura de crédito – são diluídas entre as parcelas. Mas não se preocupe, esses valores são baixos e não se comparam aos juros de outras modalidades de empréstimo.

Prazo maior de pagamento

Além disso, os bancos costumam conceder períodos mais longos para o pagamento da dívida. O período mínimo de contratação é de 36 meses, o que equivale a 3 anos, e o máximo varia conforme o banco, chegando a 240 vezes, ou seja, 20 anos.

Essa facilidade ocorre porque, como você deu um imóvel como garantia, as instituições financeiras têm menos riscos no procedimento e melhoram as condições da concessão do crédito.

Liberdade no uso do crédito

Outra vantagem importante do empréstimo com garantia de imóvel é que, nessa modalidade, você consegue utilizar o dinheiro para qualquer outra finalidade além da compra de um imóvel novo.

Precisa de um recurso extra para pagar a faculdade dos filhos? Vai fazer intercâmbio? Está pensando em trocar de carro? E aquela reforma que não sai nunca? O empréstimo com garantia te ajuda a realizar todos esses projetos. 

Crédito mais vantajoso

Quem usa o imóvel como garantia na compra do novo também consegue um valor mais vantajoso em relação a outras modalidades de crédito, que pode chegar até 60% do valor do imóvel.

Como pedir o empréstimo com garantia de imóvel?

Para conceder o seu imóvel como garantia na compra do novo, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa especializada que te oriente durante todo o processo, como a Credihome.

Você também pode fazer uma simulação do empréstimo de forma gratuita no próprio site da Credihome. Com ela, você terá uma boa noção do valor de empréstimo disponível, conforme o valor do seu imóvel.

A essa altura, você já deve ter entendido que sim, você consegue utilizar um imóvel como garantia na compra de um novo – basta ele ser quitado e em seu nome – e que essa é uma modalidade de empréstimo com inúmeras vantagens.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários