Powered by Rock Convert

Se você está precisando quitar pequenas dívidas, investir, conseguir capital de giro para impulsionar o negócio, renovar o estoque ou aumentar a receita, fazer um empréstimo pode ser uma ótima opção!

Mas por onde começar?! Mas não se preocupe, porque vamos te explicar tudo o que você precisa saber para pedir crédito de maneira descomplicada.

Existem alguns processos chatos e meio burocráticos na hora de fazer um pedido, principalmente com os bancos tradicionais, como o processo de avaliação e o envio da documentação, por exemplo. A parte boa é a que vamos contar agora, afinal, sabemos as necessidades urgentes de quem empreende! E é sobre isso que vamos falar neste post, confira!

Antes de pedir um empréstimo, planeje!

Primeira coisa, defina um objetivo e, em seguida, estabeleça um bom planejamento. Esses são dois pontosfundamentais para que empresas e empreendedores cresçam, mantendo o controle administrativo do negócio, sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Para pedir empréstimo é preciso se organizar! Bons gestores controlam o caixa e mantém a organização da empresa em dia. Quando surge a oportunidade de crédito, sabem que todos os custos estão dentro do esperado e, claro, fazem os investimentos com sabedoria. Sabe aquela coisa de ser pego de surpresa? Então, não acontece.

Fazer um planejamento financeiro sustentável nada mais é que apresentar as finanças da empresa de forma clara, tendo o entendimento de como o dinheiro está sendo gasto e a estimando os recursos necessários para o funcionamento da operação.

Com os números da empresa em mãos, o empreendedor consegue começar a pensar em qual o valor de crédito é necessário para qualquer investimento. Vamos combinar que não há nada pior para a saúde de uma empresa do que levantar um empréstimo desnecessário ou, então, não ter condições de pagá-lo.

Por exemplo, quando uma empresa quer crescer, pedir empréstimo é uma excelente alternativa para o empreendedor, que não precisa tirar do bolso. A ideia é, com tudo planejado, ter a certeza de que vai conseguir honrar os compromissos e, com o lucro gerado pelo crédito, conseguir quitar todos os valores sem nenhuma surpresa desagradável. Saúde financeira é tudo! Todo empreendedor precisa investir para crescer.

Manter o nome da empresa limpo é fundamental

A falta de crédito é, indiscutivelmente, um problema frequente no Brasil. Em março de 2018, o Serasa divulgou o número de CNPJs negativados: 5,4 milhões de empresas brasileiras estão cadastradas nos órgãos de proteção ao crédito, o que corresponde a 25% do total de empresas no país.

Instituições financeiras costumam ter um cadastro de devedores, portanto, é importante estar com o nome sempre livre de restrições, caso precise contar com acesso ao crédito é uma condição essencial para quem planeja crescer. Caso tenha uma restrição em algum banco, não fique com vergonha, é normal na vida de uma empresa ter dívidas não pagas por diversos motivos. Vá até sua agência, converse com o seu gerente e pensem juntos em um plano para resolver a situação. Com sua situação resolvida, você vai poder contar com outras opções de crédito, inclusive realizar a portabilidade para outra instituição financeira.

Fintechs como uma opção para crédito?

Com o surgimento das fintechs de crédito, startups que atuam oferecendo empréstimos, surgiu uma nova e boa opção para os empreendedores. Essas empresas, através da utilização da tecnologia, oferecem maior agilidade e menor burocracia, processos mais transparentes e simples que permitem ao cliente tomar crédito com a agilidade necessária para que possa se concentrar na tarefa mais importante: trabalhar no crescimento de sua empresa.

Além disso, em um ambiente de maior competitividade, quem se beneficia é o cliente. O aumento da oferta de crédito graças às fintechs gera uma maior competição sadia para o mercado. Para conquistar novos clientes, as empresas tendem a baixar as tarifas e os juros cobrados. E para obter uma maior satisfação, é comum que elas busquem possuir um contato mais próximo com seus clientes, olhando mais de perto para as suas necessidades e oferecendo, na maioria dos casos, um relacionamento mais personalizado.

Pedir empréstimo online

Com o surgimento das fintechs de empréstimo surge, também, a seguinte dúvida: opções de crédito online para empresas são confiáveis?

Durante anos, os grandes bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Santander têm sido as principais instituições financeiras procurados pelas pequenas e médias empresas na busca por crédito. Juntos, esses bancos concederam R$ 1,46 trilhões em empréstimos para pessoas jurídicas, em 2018.

Em tempos onde quase tudo acontece online e pensado em facilitar a vida das pessoas, as fintechs de crédito para empresas surgiram com o objetivo de facilitar o processo de empréstimos para pessoa jurídica, realizando todo o processo online, sem precisar sair de casa e sem necessidade de apresentar garantias reais.

Então, o que costumava se uma dor de cabeça para o empreendedor, passou a ser a grande saída para aqueles que precisavam de apoios financeiros rápidos. Geralmente, pequenos e médios empresários eram os que tinham mais dificuldade de conseguir crédito, que precisavam de inúmeras documentações e comprovações e muitas vezes nem eram atendidos.

Crédito é a confiança de uma pessoa em outra. Por isso, não se assuste caso fintechs peçam alguns dados e documentos como CNPJ e Contrato Social. Isso é a maneira que empresas de tecnologia tem de estabelecer essa confiança e avaliar a capacidade de pagamento de um empréstimo que sua empresa solicitou.

Empreendedores devem, no entanto, estar atentos a alguns pontos importantes antes de pedir empréstimos online. Confira algumas dicas que separamos para você tomar cuidado com armadilhas:

  • Não pagar qualquer tipo de taxa de avaliação;
  • Não fazer depósitos adiantados
  • Consultar o CNPJ da empresa no Banco Central para saber sua autenticidade
  • Pesquisar no Google a empresa que está te oferecendo crédito;
  • Consultar as principais reclamações sobre a empresa;
  • Consultar a reputação da empresa em sites de avaliação;
  • Atente-se para o e-mail da empresa, empresas confiáveis, costumam ter domínios privados (ex: nome@bizcapital.com.br) e empresas não confiáveis costumam utilizar domínios públicos (ex: nome@gmail, nome@hotmail.com…).

Peça um empréstimo sem garantias reais

Uma maneira de reduzir a burocracia e o tempo de solicitação de crédito é pegar uma linha sem garantias reais. Garantia real é uma garantia sobre um bem da empresa e/ou sobre um fluxo de caixa. Fornecer uma garantia no empréstimo é normalmente uma condição imprescindível para bancos concederem empréstimos a empresas e pode ajudar a reduzir a taxa de juros.

Por outro lado, a comprovação da propriedade do bem ou a assinatura de um contrato que coloque aquele bem como garantia podem burocratizar o processo e fazer com que demore mais para o dinheiro cair na conta. Além disso, um bem em garantia não pode ser vendido, o que reduz a flexibilidade para o empreendedor lidar com eventuais problemas.

Então, gostou deste artigo sobre como conseguir crédito sem burocracias? Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares