Powered by Rock Convert

Anda pensando em expandir sua empresa, ou mesmo iniciar uma? Pois uma ótima opção é conseguir um bom sócio investidor! A ideia é simples: você entra com sua expertise, trabalho e, quem sabe, parte do dinheiro. O sócio investidor, por sua vez, insere o capital necessário. Ao fim, vocês dividem o lucro proporcionalmente, como ficar definido em contrato.

Gostou da opção? Para te ajudar a conseguir um bom sócio investidor, listamos algumas dicas. Acompanhe!

Crie um bom plano de negócios

Não importa se você já possui uma empresa, ou se pretende iniciá-la. Sem dúvidas, para conseguir um bom sócio investidor você vai precisar de um excelente plano de negócios.

Um plano de negócios possui todas as informações da companhia. O serviço realizado, como o trabalho é feito, máquinas e profissionais necessários. Oferece também seus objetivos, projetos de expansão e finanças minuciosamente detalhadas. Tanto em relação aos gastos, quanto aos lucros previstos.

Todas essas informações funcionam para mostrar o quanto a empresa será rentável com o investimento. Se você já possui uma companhia, é fundamental mostrar que ela já está dando certo, e que vai melhorar mais com novo capital.

Para isso, você deve conhecer seu empreendimento ao máximo. Dados técnicos e práticos. Quando o indivíduo possui todas as informações, pode transmiti-las com maior confiança aos possíveis investidores. Sua confiança é parte essencial para que seu futuro sócio acredite no negócio.

Para conseguir um bom sócio investidor, você precisa ter mais que uma ótima ideia. Tenha também ótimo planejamento, para “convencer” um possível sócio.

Procure pelo investidor certo

De nada adianta ter um excelente plano de negócios, se você o apresentar a “qualquer um”. Mais do que possuir o capital para investimento, seus sócios deverão atender bem ao que você procura.

No mercado existe, por exemplo, os investidores que vão desejar participar do dia a dia da empresa. Ou seja, mais do que aplicar capital, ele vai querer opinar em cada decisão da companhia. Se você busca algo mais “livre”, em que apenas retorne o lucro ao indivíduo, procure alguém com este perfil específico. Nesse caso, é possível optar pelo chamado crowdfunding. Na alternativa, o investidor não se envolve tanto no dia a dia da companhia.

É igualmente importante procurar um sócio no lugar certo. Experimente tentar indicações de pessoas do ramo, como seus próprios fornecedores. Conversar com seu gerente bancário também é uma boa opção, uma vez que o profissional tem relacionamento com diferentes sujeitos diariamente. Aqui, também é interessante frequentar feiras e eventos do seu ramo. O networking sempre pode render algum interesse em sua companhia.

Esteja sempre preparado

Como citado no tópico anterior, você pode encontrar investidores em diferentes locais. Inclusive em eventos de seu ramo, uma vez que neles haverão interessados naquilo que você trabalha. Por isso, é importante conhecer seu negócio a fundo, e saber fazer sua divulgação a qualquer tempo. Numa conversa informal, ou numa apresentação marcada.

Não perca a oportunidade em falar das suas ideias, mesmo que de modo informal. Para melhorar sua eloquência, experimente treinar sua fala sozinho, ou com um conhecido. Isso vai te tornar mais seguro sobre a companhia.

Invista num cartão de visita bonito e completo. Ele vai ser fundamental para o contato de um interessado em sua empresa.

Lembre-se ainda de ter em mãos, em qualquer ocasião, um material especial. Pode ser um folder ou, principalmente, um cartão de visita. Peças desse tipo facilitam o contato futuro de um interessado.

Seguindo essas dicas, será mais fácil conseguir um investidor para sua empresa!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares