Powered by Rock Convert

Usar o limite do cheque especial algumas vezes se torna um pesadelo. Isso porque os altos juros fazem com que muita gente permaneça no vermelho por meses, sem conseguir cobrir o limite.

E a quantidade de pessoas que já se complicaram com o cheque especial não é pouca. De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), mais de 40% da população brasileira já teve que usar o cheque especial.

Com esses dados, você pode estar se perguntando como fugir do cheque especial? Confira as dicas:

Juros do cheque especial pode chegar a mais de 15% ao mês.

Tente pagar a dívida

É a melhor solução de todas. Tente quitar essa dívida.

Se você tem dinheiro na poupança, vale usá-lo para cobrir o limite, já que o rendimento da poupança é menor do que os juros cobrados pelo cheque especial. Ou então separe um dinheiro todo mês e aos poucos vá quitando a sua dívida.

Converse com o gerente da sua conta-corrente

Ele pode dar opções para você ir quitando a dívida ou mesmo retirar o limite e você ir pagando parcelas mensais até que sane o valor.

Analise suas despesas

Faça um levantamento dos gastos fixos e variáveis que você tem todos os meses. Com isso ficará mais fácil você saber qual a melhor forma de sair do vermelho.

A quantia que eventualmente sobrar você pode usar para parcelar o limite do cheque especial e ir pagando mês a mês.

Corte supérfluos

Se você quer fugir do cheque especial terá de cortar gasto supérfluos. Analise as suas finanças e confira com o que você pode deixar de gastar.

O dinheiro gasto com supérfluos será muito útil para você, finalmente, conseguir aos poucos sair do cheque especial.

Venda

Veja aparelhos ou objetos dos quais quer se desfazer e use o dinheiro para cobrir o limite do cheque especial. Atualmente existem muitos sites na internet que você pode anunciar gratuitamente os produtos. Vale a pena fazer isso para parar de pagar juros tão alto.

Aquele aparelho de celular sem uso, um móvel que não tem mais utilidade ou equipamentos que você não usa são coisas que podem ser vendidas.

Substitua a dívida do cheque especial por outra com juros mais baixos

Você pode optar por um empréstimo pessoal para cobrir o limite do cheque especial. Isso porque os empréstimos pessoais têm taxas menores de juros.

Assim, você paga todo mês uma parcela fixa e fica livre dos altos juros do cheque especial

Só use o cheque especial para emergências

Isso é uma regra importante. Sabemos que muitas vezes a conta do mês não fecha e nos vimos obrigados a usar o limite.

Nesse caso, porém, use com consciência e aproveite os próximos meses para já pensar em uma solução para não permanecer no vermelho.

Use por pouco tempo

Quanto mais tempo você fica no vermelho, mais altos serão os juros e mais altas as taxas cobradas. Assim, evite ficar muito tempo no limite do cheque especial.

Avalie as dicas dadas anteriormente e veja qual a melhor forma de você sair do vermelho.

Não use como complemento

O limite do cheque especial é não complemento do seu saldo – embora alguns bancos incorpore o limite no saldo disponível.

Evite essa tentação de usar o limite do cheque especial como se fizesse parte do seu orçamento, pois com o passar dos meses você certamente terá problemas.

Juros cobrados no cheque especial pelos principais bancos

Confira a taxa de juros cobradas pelos principais bancos:

Caixa Econômica Federal: 13,55%

Banco do Brasil   : 12,84%

Safra: 12,60%

Itaú: 13,07%

Bradesco: 13,33%

Santander: 15,35%

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares