Powered by Rock Convert

Sempre que estamos planejando uma viagem, várias dúvidas e preocupações tomam conta de nós, principalmente, quando estamos partindo para fora da nossa nação, muitas vezes não nos sentimos seguros, pois temos pouca informação sobre o destino.

E uma dessas dúvidas está relacionada ao comércio, qual meio de pagamento iremos usar para efetuarmos as nossas compras: cartão de crédito ou dinheiro vivo?

Uma pergunta que se torna muito difícil de responder quando optamos por apenas um dos dois. Mas, afinal nunca dependa de apenas um único meio de pagamento, cedo ou tarde, você terá terríveis complicações. Ambos os meios apresentam as suas vantagens e desvantagens, vamos conferir porque devemos levar os dois.

Pontos positivos para usar o dinheiro em notas

O dinheiro em espécie sai mais em conta para fazer o câmbio de moeda estrangeira. O Imposto sobre Operações Financeiras para compra de moedas estrangeiras é de 0,38%, sendo que o IOF que é pago por qualquer operação financeira feita no cartão de crédito tem o valor de 6,38% sobre o valor final da compra.

Conheça o Click Câmbio e compre a moeda estrangeira no melhor preço possível.

O dinheiro vivo é aceito em quaisquer países praticamente, também vale destacar que com o dinheiro vivo fica mais fácil pechinchar por um desconto no produto ou fazer compras em uma pequena vendinha que não aceita cartão de crédito.

Para situações de risco ou emergenciais, o dinheiro pode salvar a sua vida, quanto a falta dele pode resultar na sua morte ou possíveis complicações na saúde.

Porém, carregar apenas dinheiro é algo muito perigoso e desconfortável. Quanto mais dinheiro você carrega maior é o volume e também o desconforto para transportá-lo discretamente. Vale salientar que você está correndo um constante risco de ser roubado, furtado ou até morto em alguns casos.

Contudo se você tiver condições de evitar criar oportunidades para os ladrões de plantão, esta é a melhor coisa a se fazer.

Cartão de crédito

Vamos conferir alguns pontos relevantes sobre o uso do cartão de crédito no exterior.

Hoje em dia estamos acostumados a comprar de tudo sem sair de casa, a internet tem mudado os nossos hábitos de compra. Muitas vezes você deseja adquirir um certo produto, mas não quer gastar o combustível ou mesmo seu tempo para transportar-se até a loja física.

Muitas vezes você tem poucas informações sobre o país em que você está viajando e isso te causa um certo medo de explorar o local, mas você deseja comprar algumas mercadorias, o cartão de crédito é muito útil para estes momentos.

Outro aspecto importante é a segurança que o cartão nos proporciona. Ele é discreto, pode ser bloqueado a qualquer momento e te permite comprar qualquer coisa sem sair do conforto da sua hospedagem, desde que não ocorra problemas tecnológicos – que são raros de acontecer.

Todavia, como dito anteriormente, vale ressaltar que o IOF do cartão de crédito é 6% mais caro do que as operações sobre dinheiro vivo.

Além do mais, outro ponto desestimulante para usar o cartão em viagens é que todas as suas compras são pagas de uma única vez por meio da fatura. Isso quer dizer que se ocorrer uma alta no preço da moeda, no instante em que você estiver pagando a fatura, o preço dos produtos podem sair bem mais caro que o planejado.

Mas, para driblar essa situação, dado que você viaja frequentemente, é interessante você adicionar o cartão pré-pago, pois ai fica possível você congelar a cotação da moeda no dia em que você carrega o cartão. Ademais, você não sofrerá com faturas vencidas.

Conclusão

Ambas as formas de pagamento são excelentes e úteis para qualquer pessoa.

Podemos perceber que não há sentido para a pergunta: dinheiro ou cartão? Os 2 meios de pagamentos se complementam, então é melhor levar ambos.

Desde que você saiba usar cada um em seu devido momento, não terás nenhuma complicação. Levar dinheiro em excesso é perigoso e usar o cartão de crédito sem um bom planejamento é tremendamente desastroso para as suas finanças.

É importante você entrar em contato com o Emissor do seu cartão antes de partir em viagem. Algumas operadoras bloqueiam o cartão para uso internacional com a intenção de garantir a segurança do portador.

E aí você já está pronto para comprar no exterior agora? Espero que este conteúdo ajude você a economizar de verdade em suas compras e que a sua viagem seja tranquila e prazerosa, assim como tem que ser.

Registre-se na Newsletter para receber conteúdo que vai lhe ajudar a economizar com o seu carro, viagens, casa e tudo mais que estiver relacionado com as suas finanças.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares