Powered by Rock Convert

Entenda melhor a diferença entre esses dois produtos e veja qual é a melhor opção para você!

O consórcio e o financiamento são as duas formas mais conhecidas no mercado para comprar um carro sem dinheiro para o pagamento à vista.É preciso levar em conta seu orçamento pessoal, o valor máximo da parcela que você pode pagar, pensar também se há uma necessidade urgente de compra o veículo e comparar qual é a melhor opção para ter um veículo no seu caso.

Financiamento x Consórcio

Conheça melhor essas operações financeiras antes de optar por uma.

Consórcio x Financiamento: qual é a melhor opção para comprar um carro?

Financiamento de carro

Nessa operação, o banco empresta o valor total do veículo e faz o pagamento à vista para a loja de sua preferência. Depois disso, você deve pagar a instituição o valor do veículo com juros, por meio de parcelas mensais até que consiga quitar toda a dívida.

O financiamento de veículos costumam levar entre dois e cinco anos. Para conseguir comprar um carro por um financiamento, é preciso estar com o nome limpo e ter uma boa renda líquida, já que o banco faz uma análise de crédito para aprovar o negócio e para definir os valores das parcelas.

Em caso de aprovação, o banco cobrará juros mensais, o que torna a dívida mais cara do que valor emprestado. Além disso, a maioria dos bancos e financeiras cobram um valor de entrada para poder financiar o veículo.

Antes de optar por um financiamento, é importante fazer a simulação, tendo uma noção do valor das parcelas e descubra o quanto precisaria dar de entrada e quanto dinheiro você precisa reservar mensalmente para pagar as parcelas e evitar ficar com o nome sujo.

Outro ponto importante: Enquanto o veículo não for 100% quitado, ele ficará em nome do banco, para que a instituição possa recuperar o bem em caso de falta de pagamento.

Procure prestar atenção às taxas cobradas pelos bancos, que inserem custos a mais no valor das parcelas para camuflar os juros. As instituições costumam fazer isso de duas maneiras: pela cobrança de taxa de abertura de crédito ou pela diferença entre a diferença do preço à vista e a prazo.

Vantagens do financiamento

– Você pode sair com o veículo da loja, assim que o financiamento é aprovado;

– O tempo do financiamento varia entre dois e seis anos, dependendo da regra do banco.

Desvantagens do financiamento

– As taxas de juros são bem altas;

– É preciso passar por um processo muito burocrático para aprovar um financiamento.

É preciso levar em conta seu orçamento pessoal, o valor máximo da parcela que você pode pagar, pensar também se há uma necessidade urgente de compra o veículo e comparar qual é a melhor opção para ter um veículo no seu caso.

Consórcio de carro

Um grupo do consórcio é formado por pessoas interessadas em financiar um veículo de um mesmo valor. Todas as pessoas pagam parcelas mensais para a administração do consórcio e tem chances iguais de adquirir o veículo por meio de um sorteio. Quando a soma dos pagamentos das parcelas pagas alcançarem o valor do veículo desejado, um dos participantes é sorteado e pode comprar o veículo.

Powered by Rock Convert

Num consórcio, há também as possibilidades de dar lances, oferecendo um pagamento maior do que o valor das parcelas mensais. Quem der o maior lance fica com a carta de crédito para comprar o veículo e não tem de participar do tradicional sorteio desse tipo de operação. Ao ser contemplado num consórcio antes de quitar o valor de carro desejado, o carro também fica em nome da administradora, assim como no financiamento, para evitar o atraso ou o não pagamento da dívida.

Se um consórcio tiver a duração de 48 meses, por exemplo, a pessoa pode ser sorteada tanto no primeiro ou no último mês.

Vantagens do consórcio

– O valor das taxas são menores, cerca de 20% a mais sobre o valor do veículo escolhido;

– É possível entrar num consórcio já em andamento, nesse caso se reduz o tempo do consórcio;

– É possível utilizar o consórcio como uma forma de aplicar dinheiro ou fazer um planejamento de médio ou longo prazo.

Desvantagens do consórcio

– Não há como ter o veículo de imediato. É preciso ser sorteado ou dar um lance para a compra;

– Desistir de um consórcio não é simples, é preciso passar as cotas para outra pessoa;

– Na hora de receber a carta de crédito para compra do veículo, as exigências são grandes, apesar de não ter tanta cobrança de documentos para entrar num consórcio.

Juros x Taxa de administração

A principal diferença entre financiamento e consórcio é que o primeiro cobra uma juros, já o segundo cobra uma taxa de administração em cada parcela da operação. As duas operações fazem a dívida ser maior do que o valor do carro.

Geralmente, as taxas de administração tem um custo menor do que os juros do financiamento, resumindo, você pagaria menos no valor final em um consórcio. Porém, é importante prestar bastante atenção antes de entrar num consórcio, já que algumas administradoras cobram outros custos nas parcelas, portanto, analise os custos do contrato e antes de assinar tire todas as dúvidas.

Não há uma taxa de adesão cobrada pela administradora de um consórcio, mas a empresa pode cobrar um valor maior na primeira parcela para cobrir certas despesas do grupo e pagar a seus representantes. O valor é descontado de todo o grupo do consórcio, no valor final da taxa de administração.

Mesmo com os problemas citados acima, as taxas do consórcio costumam ser menores do que os juros de um financiamento.

Qual é a melhor opção de negócio?

Como geralmente quem procura comprar um veículo sem dinheiro, tem como um dos principais motivos a urgência em contar com o carro, o financiamento é mais jogo. Nesse modelo é muito mais fácil ter o carro a sua disposição logo após concluir a operação para começar a pagar as parcelas.

Se você pode esperar, o consórcio é a melhor opção, essa forma costuma custar bem mais barato para o seu bolso e ainda o ajudará a criar o costume de guardar dinheiro.

Apesar de ser mais caros para os consumidores, o financiamento de veículos corresponde a quase 80% das compras de carros no Brasil, sendo o modelo mais conhecido e utilizado por cidadãos nacionais.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário