Powered by Rock Convert

Atualmente é comum a que maioria das pessoas tenha pelo menos um carro na garagem. O único problema é que por falta de organização das despesas pessoais, muitas pessoas não conseguem terminar de quitar as prestações, pagar a documentação anual do veículo ou até mesmo realizar a manutenção adequada do mesmo.

Por isso, a primeira coisa que é normal vir em mente de quem está nessas condições é: como vender um carro com dívida. Se as prestações de um carro financiado não forem pagas por três meses consecutivos, a instituição financeira poderá pegar o carro de volta, para recuperar o dinheiro que não foi pago leiloando o veículo.

É indispensável então manter os pagamentos em dia, mas no caso de não conseguir, saber como vender o carro com dívida acaba sendo tão importante quanto. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

Saiba como vender um carro com dívida

Para vender um carro com dívida é necessário fazer um levantamento do valor que precisará pagar, quais são os documentos pendentes e qual o valor do carro na tabela FIPE. Essas informações são indispensáveis antes de qualquer ação.

Depois, basta escolher um dos meios de vender o carro, como por exemplo:

Anúncios em sites de venda

Os sites de venda de automóveis são ótimas opções. Hoje em dia, 90% das pessoas tem acesso à internet e com isso, sempre há muitas pessoas procurando por carros na rede. Além da facilidade e comodidade, outra vantagem dos sites de anúncio é que o vendedor pode negociar diretamente com o comprador.

Concessionária

Nesse caso, a concessionária terá maior vantagem, pois, é comum que a concessionária pague um valor bem abaixo do valor da tabela FIPE. Porém, o valor pode ser recebido em até 24 horas. Algumas concessionárias anunciam também na internet e pedem uma parte do valor da venda, quando o carro é vendido.

Exponha o anúncio do carro

Esse tipo de divulgação costuma dar certo, sendo a maior vantagem ter o veículo divulgado em diversos locais. Outra vantagem é que pagará um pequeno valor para expor o anúncio, lembrando que quanto mais expor, mais chance terá de vender. Saber escolher onde será anunciado também é importante como vans escolares, murais ou táxi.

Anúncio em jornal

Muitos ainda têm o hábito de ler jornal e, geralmente, toda cidade tem o seu próprio jornal. Por isso, expor o anúncio do veículo no jornal da cidade pode ser uma boa opção.

Rede social

O carro pode ser anunciado através do facebook, instagram ou alguma outra rede social, que ofereça o compartilhamento. Essa é uma opção barata, uma das maneiras de vender carros que mais têm sido utilizadas atualmente e uma das melhores maneiras de vender um carro com divida.

Powered by Rock Convert

Tipos de dívidas de um carro

Manter um carro, mesmo sendo um modelo usado, acaba custando caro. Afinal, os gastos com veículos são diversos, como por exemplo:

  • IPVA: é um imposto pago uma vez ao ano e corresponde a 4% do valor do carro. Pode ser pago à vista com desconto ou em três vezes entre janeiro, fevereiro e março;
  • DPVAT: é um seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos. Ele indeniza as vítimas de acidentes de trânsito, cobre morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares;
  • CRLV (Certificado de registro e licenciamento do veículo): é um imposto anual importante, que demonstra que seu carro está licenciado para rodar. Caso o IPVA, DPVAT e multas, se houver, não sejam pagos, o pagamento do CRLV não pode ser pago.
  • Multas: são autuações de pontos na CNH, referente às infrações cometidas que fica vinculada ao carro. O valor da multa varia conforme a gravidade da infração cometida.

Quais são os gastos para manter um carro

Além de ser necessário custear todas essas taxas e impostos, há outros gastos que precisam ser planejados ao se adquirir um veículo:

  • Seguro do carro;
  • Combustível;
  • Manutenções e revisões;
  • Garagem ou estacionamento;
  • Limpeza e conservação.
É preciso planejar as despesas para ter um carro, de modo a não se endividar

Um carro com dívidas de financiamento pode ser vendido?

O carro que foi financiado e está com parcelas ou a documentação em atraso pode ser vendido para um novo comprador e financiado através do banco novamente.

A dívida será adquirida pelo novo proprietário através de um novo registro de transferência de propriedade, e assim será transferida a responsabilidade do pagamento do empréstimo. Mas para que esse processo ocorra em segurança, o vendedor e o comprador precisam ir juntos até o banco para solicitar a transferência do veículo.

Fique atento com todo o processo de transferência, pois, caso todo o processo não seja corretamente feito, problemas futuros poderão ocorrer. Isso mostra a importância de saber como vender um carro com divida.

A documentação do carro também pode ser financiada

Saiba que as documentações atrasadas podem ser financiadas através de um empréstimo pessoal, que um é crédito que o banco ou da financeira, oferecem. O pagamento é feito em parcelas que podem ser de até 48 vezes.

Para fazer esse um empréstimo é necessário comprovar sua renda, além de ter o nome sem nenhuma restrição. As financeiras são uma ótima opção para quem estiver com o CPF restrito, pois são menos exigentes.

Os juros que pagará sobre o empréstimo variam de 0,68% a 21,41% dependendo da instituição financeira, conforme regras do Banco Central do Brasil. Por isso, é importante pesquisar bastante, para não pagar juros abusivos.

Conclusão: entendeu como vender um carro com divida?

Seja qual for o motivo pelo qual precisará vender o carro, analise com calma as opções, faças as contas dos seus gastos e opte pelos métodos que forem mais adequados para a sua situação. Evite vender o carro com muita pressa, pois isso pode fazer com que perca dinheiro.

Lembrando que independentemente de o carro ser novo ou usado, ambos têm gastos, então analisar sua situação financeira antes de comprar um carro é essencial. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender como vender um carro com dívida, mas se houver alguma sugestão ou dúvida, deixe seu comentário aqui.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário