Powered by Rock Convert

Você ou seu filho ainda não completou 18 anos, mas já quer tirar o CPF? Saiba que isso é perfeitamente possível. Aqui explicaremos como tirar o CPF para menores de idade.

Quais pessoas podem tirar o CPF?

Conforme acontece com o RG (Registro Geral), qualquer pessoa pode tirar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A solicitação do CPF para pessoas com idade entre 16 e 18 anos pode ser feita pelo titular. Já para pessoas abaixo de 16 anos, essa solicitação deve ser feita pelos pais ou responsáveis, através de uma procuração registrada em cartório.

Vale lembrar também que existe uma taxa para solicitar o CPF, que é de 7 reais.

Como tirar CPF para maiores de 16 a 18 anos?

Se a pessoa tem mais de 16 anos, mas menos de 18, ela pode fazer o requerimento do CPF sem a necessidade da autorização por escrito de seus responsáveis.

Para quem mora em São Paulo, esse pedido pode ser feito em um dos postos do Poupatempo.Em outras cidades, se informe na Receita Federal, pelo telefone 146 sobre onde tirar o CPF.

Leve com você o RG em perfeito estado de conservação para que a emissão possa ser feita.

Powered by Rock Convert

Como tirar CPF para menores de idade?

As pessoas quem tem menos de 16 anos, para tirar o CPF devem ter uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis, mediante a uma procuração legal registrada em cartório, já que não podem assinar por si mesmos.

Nesses casos, o menor de 16 anos também deve comparecer levando um documento que comprove a sua filiação, naturalidade e data de nascimentos. Os mesmos documentos devem ser apresentados pelos pais, além de um comprovante que indique que é o responsável por aquele menor que está solicitando a registro do CPF.

Pessoas Estrangeiras podem solicitar o CPF? Como fazer?

Pode sim, desde que essa pessoa estrangeira seja naturalizada brasileira. Os documentos que o estrangeiro naturalizado deve apresentar para solicitar o CPF são: passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE ou o protocolo deste documento (que pode ser obtido por meio de uma consulta imprensa no sistema SINCRE – Sistema Nacional de Estrangeiros).

Para que eu preciso de um CPF?

O número do CPF é essencial para diversas funções. Por exemplo, você não consegue tirar o título de eleitor (que é obrigatório para maiores de 18 anos) se não possuir o documento. O CPF também é essencial para abrir uma conta corrente ou poupança no banco e passaporte – além de outros serviços.

O CPF é praticamente um documento obrigatório para maiores de idade no território brasileiro – dificilmente você conseguirá fazer qualquer tipo de transação sem esse documento.

Já no caso de menores de 18 anos ou mesmo crianças, o CPF não tem tanta importância, mas ele é solicitado por exemplo, para fazer parte de um plano de saúde.

Vale ressaltar que o número do Cadastro de Pessoa Física é intransferível, emitido pela Receita Federal e será o mesmo número para o resto da vida do cidadão.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares