Como solicitar 2ª via da CAEMA

Com a correria do dia a dia de muitos brasileiros, é comum que algumas dessas pessoas acabem se enrolando com as contas de sua residência e de sua família, ocasionando na perda ou atraso da quitação de alguns débitos. Apesar de ser comum, esse tipo de débito necessita que o cliente tenha em mãos outra via da conta, tornando necessário saber como solicitar a 2ª via da CAEMA.

Essa empresa é responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico localizada no estado do Maranhão e foi criada em 1966, sendo chamada, inicialmente, de Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão. Em 2010, a instituição passou a ser chamada de CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), sendo responsável pelo abastecimento de 136 municípios do estado.

O que é o CAEMA?

  • A companhia é a maior responsável pela distribuição de água no estado do Maranhão, levando água tratada para mais de 60% das residências maranhenses, além de ser a encarregada do tratamento de esgoto da capital do estado, São Luís, e da segunda cidade mais populosa do estado, Imperatriz, tratando dos dejetos pessoais de mais de 1.3 milhões de habitantes.

Sediada em São Luís, a companhia de tratamento é uma empresa de economia mista, ou seja, ela conta com a colaboração de investidores privados que, juntamente com o Estado, que é o acionista majoritário da empresa, unem recursos em prol do funcionamento da CAEMA. Atualmente, a instituição possui unidades de negócio espalhadas por várias cidades do estado.

Além da sede, as cidades de Chapadinha, Pinheiro, Pedreiras, Santa Inês, São João dos Patos, Presidente Dutra e Itapecuru possuem suas próprias unidades da companhia. Entretanto, por fornecer serviços em mais de 136 municípios, alguns cidadãos maranhenses apresentam dificuldades e dúvidas de como solicitar a 2ª via da CAEMA, achando necessário ir até essas cidades.

Entretanto, mesmo possuindo unidades físicas em algumas cidades, a instituição de tratamento de água fornece aos clientes algumas formas e meios de fazer a solicitação da 2ª via da fatura da conta para pagamento, além da solicitação presencial em uma das unidades da CAEMA. É possível pagar a 2ª via em qualquer casa lotérica, unidade dos Correios com Banco Postal e pelos Bancos.

Como solicitar a 2ª via da CAEMA?

  • O método mais fácil e simples de conseguir a 2ª via da conta da CAEMA é por meio da internet, pelo próprio site da companhia de tratamento de água e esgoto.

Para conseguir imprimir o segundo boleto da conta, o solicitante deve informar o número de matrícula do imóvel, que pode ser visto em uma conta antiga, na área destinada a “serviços” na página da empresa.

Nesse tipo de solicitação, o cliente pode efetuar o envio da fatura por e-mail, além de conseguir ver se existem outras contas em atraso, a data do vencimento, declaração de quitação e certidão negativa e acompanhar o registro de sua residência.

  • Também é possível solicitar a conta pelos canais de atendimento telefônico da empresa.

Geralmente, essa opção é válida para quem não sabe o número da matrícula de sua casa, sendo necessário somente uma ligação ao número de atendimento da companhia (0800-701-0195 ou 3219-5062).

Através da ligação, o cliente consegue que a 2ª via seja encaminhada para seu e-mail ou que a atendente informe os números de pagamento do código de barras do boleto.

É muito importante que os interessados em utilizar esse canal não confundam os números de atendimento com o da ouvidoria (3219-5170) da companhia.

  • Por fim, o outro método de como solicitar a 2ª via da CAEMA é pelo aplicativo da empresa, disponível somente para aparelhos Android, não sendo possível baixar o software em um dispositivo iOS.

Comentários