Powered by Rock Convert

Nos últimos tempos, o conceito de coworking vem ganhando cada vez mais adeptos no atual cenário do país. Essa prática passou a ser muito utilizada nas empresas do país, buscando conciliar uma melhoria no ambiente de trabalho com redução de gastos.

O que é coworking? Como funciona?

O coworking é um local onde várias empresas dividem o ambiente de trabalho entre si. Além de utilizarem o mesmo ambiente, os estabelecimentos que participam da união também dividem o mesmo material, o que proporciona uma grande redução nos gastos, pois a conta é partilhada entre todos os empreendimentos.

Esse método é uma inovação que muitas empresas têm adquirido, se inspirando na forma de trabalhar dos freelancer, e é muito comum de ser vista em startups. A divisão de espaço atualiza a visão que se tinha de ambiente de trabalho, reunindo diversos tipos de empresas em um único local.

A união entre os empresários é ideal para ser aplicada nos empreendimentos que estão no começo, pois além de trazer para o estabelecimento uma grande economia com redução de gastos, o método ajuda o empreendedor a conhecer novas empresas e oportunidades.

Por isso, esse sistema de compartilhamento não serve somente para reduzir os custos da empresa com materiais e local de trabalho. Se o empreendedor souber aproveitar a partilha de escritório ao máximo, ele poderá ter muitos benefícios.

Dicas para aproveitar ao máximo o coworking

Uma das melhores formas de aproveitar o ambiente compartilhado entre as empresas é se aproximando dos outros empreendimentos, criando uma rede de contatos. Essa prática é conhecida como networking e em um local partilhado entre vários estabelecimentos, é mais fácil de se aplicar.

Através do networking, o empreendedor tem a possibilidade de compartilhar e receber conhecimentos e experiências, que podem ser aplicadas, futuramente ou no atual momento do estabelecimento, ajudando a otimizar e atualizar os métodos utilizados.

Além da troca de experiências, também é possível conseguir novos clientes, fornecedores e até mesmo criar laços de amizades por meio deste contato entre os agenciadores. Isso sem contar na ótima oportunidade de aprender a lidar com vários tipos de pessoas, com personalidades distintas.

Antes de escolher o ambiente coworking, é preciso saber identificar o perfil da empresa e onde ela se encaixa melhor

Mas para conseguir aproveitar totalmente o ambiente compartilhado, é necessário saber escolher qual o melhor espaço para sua empresa. Essa etapa é muito importante, pois o empreendedor precisa saber identificar entre vários locais qual melhor se adequa ao seu empreendimento.

Independentemente do tipo de produto ou serviço que a empresa fornece, é muito importante que o empresário saiba escolher sabiamente entre os vários perfis de ambientes coworking que existem no mercado.

Existem desde os locais com decorações e ambientes mais simples até os espaços mais decorados e maiores. Por isso é muito importante o empreendedor saber escolher qual se encaixa melhor a sua empresa, levando sempre em consideração o serviço feito no estabelecimento.

Ou seja, se a empresa recebe muitos clientes, é bom investir em um espaço mais decorado e com um serviço diferenciado. Já os estabelecimentos que não tem contato direto com o cliente, podem se adaptar melhor em espaços mais minimalistas.

É muito importante levar em consideração, antes de escolher o espaço compartilhado, o serviço oferecido. Alguns ambientes têm somente o serviço de limpeza e uma área destinada a cozinha, já outros locais possuem a presença de máquinas de café, mesa de frutas, recepção diferenciada, entre outros.

Independentemente do local que for escolhido, todos possuem praticamente o mesmo sistema de parceria na comunidade formada entre as empresas. Ou seja, é capaz de obter ajuda para solucionar alguns problemas ali mesmo, no próprio ambiente de trabalho, sem ter que procurar externamente.

Por fim, é necessário que o empreendedor esteja aberto para receber vários tipos de opiniões e dicas diferentes. Para trabalhar em um ambiente coworking, é preciso que o empresário esteja disposto a abrir sua cabeça para novas ideias e estratégias.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares